Podemos chamar-lhe arte urbana, urbanografia ou usar a expressão inglesa street art, para nos referirmos ao uso do espaço público para expressão artística, através do graffiti, colagens, cartazes e até desenhos. Se no início, este era um movimento undergound, hoje em dia começa a ser usado de forma institucional para revitalizar espaços públicos, com artistas como o português Vhils, os brasileiros Os Gémeos  ou o desconhecido Banksy a ser elevados à classe de artistas mundiais.

Street art Paris

arte publica intervenções urbanas

Instagram de @oliviasnaije

  • Porquê visitar Paris? Paris é a cidades das luzes, do amor e também da arte. Nos últimos anos, vários artistas de rua deixaram as suas marcas nos bairros Oberkampf, Belleville, Ménilmontant ou Monmartre em Paris. Se planeia visitar a capital francesa , opte por participar numa street art tour para apreciar a arte de rua em Paris.
  • Como chegar a Paris? Dos principais aeroportos de Portugal, encontrará voos para Paris com facilidade, assim como viagens de autocarro Lisboa Paris ou de outras cidades portuguesas.

Street art Roma

street art roma

Instagram de @nazzarenoventura

  • Porquê visitar Roma? Nos últimos tempos, os turistas deixaram de se limitar a fotografar as atrações de Roma, para se focarem também nos graffitis da capital. A arte urbana em Roma tem nas estações do metro de Roma a sua principal galeria de arte: explore-as!
  • Como chegar a Roma? De Portugal, existem várias ofertas de  voos low cost para Roma. Se já se está no país, aproveite para viajar de comboio em Itália e visitar Florença, Nápoles ou Milão. Se precisa de mais dicas para viajar pela Itália, consulte o nosso guia!

Street art Barcelona

arte Barcelona

Instagram de @mnkpc

  • Porquê visitar Barcelona? Barcelona é um dos destinos mais visitados da Europa e está no topo da nossa lista de escapadinhas para 2017. Na sua próxima viagem para Barcelona, passeie pelas ruas do Raval ou do Bairro Gótico, como quem passeia por uma galeria de arte!
  • Como chegar a Barcelona? Existem autocarros de Portugal com viagens para Barcelona, No entanto, o meio mais rápido e muitas vezes mais barato é o avião – veja aqui as várias opções de voos low cost para Barcelona. Se já estiver de viagem pela Espanha, encontrará facilmente transportes para Barcelona, de qualquer outra cidade espanhola.

Street art Frankfurt

street art Europa

Instagram de @silkesworld

  • Porquê visitar Frankfurt? No que toca a arte urbana na Alemanha, visitar Berlim seria a escolha óbvia para quem quer ver graffiti. Todavia, nós não gostamos do óbvio. A streetart em Frankfurt tem sido usada para passar mensagens políticas. Encontrará pela cidade pequenos detalhes, cheios de poderosas mensagens.
  • Como chegar a Frankfurt? Existem voos TAP diários para Frankfurt. Caso se encontre na Alemanha, opte por viajar nos comboios Deutsch Bahn ou de autocarro, a opção mais económica.

Street art Londres

street art London

Insragram de @ldnbound_streetart

  • Porquê visitar Londres? Na Inglaterra, a cidade de Bristol é para muitos a “queridinha” da arte de arte, devido às obras de street art de Banksy. Todavia, se visitar Londres verá que quer em termos de oferta, quer da expressão da cultura underground, Londres supera a de Bristol ou qualquer outra cidade europeia!
  • Como chegar a Londres? De qualquer aeroporto da Europa, encontrará voos para Londres e diversas opções de low cost. O comboio Eurostar, que liga Londres e Paris,  é um dos meios de transporte mais populares para viajar para Londres.

Street art Porto

graffiti street art

Isntagram de @nuria_coca

  • Porquê visitar o Porto? Quando a arte moderna brasileira d’ Os Gémeos surgiu num edifício da avenida Fontes Pereira de Melo em Lisboa, houve um abanão no reconhecimento da street art em Portugal. No norte, uma nova cor chegou ao melancólico Porto e muitos trabalhos foram mesmo comissionados pela Câmara Municipal da cidade.
  • Como chegar ao Porto? Os voos para o Porto aterram no Aeroporto Sá Carneiro, a poucos km do centro. Se já se encontra em Portugal, encontrará boas conexões rodoviárias e ferroviárias para esta cidade – aliás, não perca a viagem do Porto ao Pinhão, uma das mais belas viagens de comboio do país!

Street art Dublin

street art Europa

Instagram de @kevinbohanart

  • Porquê visitar Dublim? Junte à música, à Guiness e a uma história recente, a arte do graffiti e tem a formula para uma escapadinha em Dublim, a capital da Irlanda. O movimento underground é recente em Dublim, mas tem conseguido cativar os irlandeses.
  • Como chegar a Dublim? A companhia low cost Ryanair, a par da Aer Lingus (ambas irlandesas) possuem voos baratos para Dublim, com viagens de Portugal diárias..

Street art Oslo

graffiti street art

Instagram de @gryen74

  • Porquê visitar Oslo? Pode ser a opção mais surpreendente desta lista de destinos, mas (acredite!) no que toca à arte do graffiti Oslo não desilude! Uma das principais atrações de Oslo, encontra-se na área do clube Blå, a de 10 minutos a pé do centro. Nesta área, encontrará também várias instalações artísticas e até exposições.
  • Como chegar a Oslo? Desde Portugal, os voos para Oslo sofrem várias oscilações e nem sempre há viagens diárias no inverno. Na época alta, há mais opções, especialmente desde Faro.

Street art Glasgow

street art Europa

Instagram de @audreystdiz

  • Porquê visitar Glasgow? Apesar de Edimburgo ser a capital da Escócia, Glasgow é a maior e mais populosa cidade do país. Glasgow apostou na arte urbana para combater a degradação, contribuindo para melhor o aspecto de algumas zonas. Desde 2008, no City Centre Mural Trail, encontram-se obras para todos os gostos, num projeto que não parou de crescer!
  • Como chegar a Glasgow? Para conseguir viagens baratas para Glasgow, considere reservar um dos voos low cost para Londres e daqui viajar para a Escócia. Existem viagens Londres Glasgow desde 2 euros de autocarro ou desde 11 euros, se optar pelo avião.

Street art Zagreb

europa graffiti

Instagram de @onlyforbosses

  • Porquê visitar Zagreb? É aqui que está o Museu da Street Art. O Museu da Street Art de Zagreb não é o típico museu fechado, com horários e filas! É uma parede 450 m2, com enormes murais! Aberto desde 2010, este museu tem crescido e expandido, tendo já enchido de cor os bairros de Dugave e Siget na parte nova da cidade.
  • Como chegar a Zagreb? De Portugal, a maioria dos voos para Zagreb implicam uma escala em Paris ou Frankfurt. Também são poucas as companhias com voos low cost para esta cidade.