Se é bem verdade que por vezes “mais vale só do que mal acompanhado”, também não é menos verdade, que seja por oportunidade, tempo ou dinheiro, nem sempre é possível viajar acompanhado. Nós achamos que viajar sozinho é bom! Viajar sozinho permite-lhe abrir-se mais, conhecer mais pessoas e estar mais atento ao que lhe rodeia e também aos outros.
Por isso, não importa se está a planear uma escapadinha ou um mochilão na Europa, o que importa é IR! Selecionamos 10 lugares para viajar sozinho na Europa – ah, e quem diz viajar sozinho, diz também viajar sozinha! São cada vez mais as mulheres que viajam sozinhas, junte-se ao grupo! Ainda mais a Europa é um continente seguro! Ah, no artigo, vamos usar “sozinho”, a pensar sempre nelas e neles, combinado?

1. Viajar sozinho: BERLIM

visitar Berlim

A maioria não pensaria em incluir uma cidade alemã nesta lista, ainda mais Berlim, uma cidade com uma história recente tão pesada: duas guerras e um muro! Que visita Berlim, sabe que a cidade não esquece, como ainda consegue transformar o menos bom, em algo imperdível! É o caso do Muro de Berlim, convertido numa galeria de arte de céu aberto ou do Memorial do Holocausto, uma imponente instalação arquitetônica perto da Porta de Brandenburgo.

  • Onde fica Berlim? A capital da Alemanha fica do lado este, no norte do país.
  • Como chegar a Berlim? De outras cidades da Europa central, como Praga, Budapeste, Viena ou Zurique, encontra facilmente transporte para Berlim, seja de comboio ou autocarro. Existem também várias opções de voos low cost para Berlim, desde outras cidades da Europa.
  • Porquê viajar para Berlim sozinho? Uma das vantagens de Berlim é que mesmo sem saber falar alemão, poderá facilmente comunicar-se em inglês. Junte a isso, a possibilidade de poder andar de bicicleta por todo o lado, podendo, assim, explorar os vários parques de Berlim (Berlim é a capital mais verde da Europa) ou os muitos mercados das pulgas. Diz-se também que a melhor noite da Europa está aqui! Como vê, ninguém se sente sozinho aqui!

2. Viajar sozinho: COPENHAGACopenhaga pontos de interesse

A capital da Dinamarca é conhecida pelas suas casas coloridas junto do canal. No entanto, os dinamarqueses estão mais empenhados em fazer da capital uma das cidades mais amigas do meio ambiente, tendo começado por limpar a água dos canais e também investido na ampliação da rede de ciclovia, assim como no uso de energia sustentável. Em 2025, Copenhaga quer ser a primeira cidade neutra em carbono.

  • Onde fica Copenhaga? Localizada nas ilhas da Zelândia e Amager, Copenhaga está muito perto da vizinha Suécia.
  • Como chegar a Copenhaga? Se está na Suécia ou na Alemanha, encontra além de voos, autocarros para Copenhaga. Já de Portugal, existe voos Lisboa Copenhaga operados pela TAP
  • Porquê viajar para Copenhaga sozinho? Visitar Copenhaga, é como visitar uma cidade do futuro! E não deixe de visitar a Cidade Livre de Christiania. Esta antiga área militar é agora uma comuna okupa, tendo sido considerada independente em 1989, respondendo apenas ao governo. Esta comuna de cerca de 800 pessoas está aberta a turistas e oferece uma vasta programação cultural! Em Christiania não há contratos de aluguer e há até uma escola!

3. Viajar sozinho: CRACOVIA

cracovia auschwitz distancia
Cracóvia foi a única cidade polaca a não ser destruída na II Guerra Mundial. A cidade é pequena e é, temos mesmo que usar este termo, amorosa! Uma cidade perfeita para turistas, com várias atrações na Praça do Mercado. E se gosta de História, aproveite para visitar o Museu da Fábrica de Schindler (sim, o mesmo do filme de Steven Spielberg) o complexo dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau, a cerca de 70 km da cidade.

  • Onde fica Cracóvia? Situada no sul da Polónia, a cidade de Cracóvia está na margem do rio Vístula.
  • Como chegar a Cracóvia? De Varsóvia para Cracóvia, existem várias opções de transporte. Os autocarros para Cracóvia são a opção mais barata e demoram cerca de quatro horas. Se reservar antecipadamente, poderá encontrar viagens a menos de 3 euros!
  • Porquê viajar para Cracóvia sozinho? A História de Cracóvia não é fácil de digerir, mas nem por isso, deverá ser (re)visitada, merecendo uma profunda reflexão. Os polacos gostam de falar da sua história e no final do dia, poderá sempre descontrair no bairro alternativo de Kazimierz, onde poderá conhecer uma Cracóvia moderna e jovem.

4. Viajar sozinho: DUBLIM

viajar sozinho destinos
Apesar de em irlandês, Dublin a palavra “Dubhlinn” significar Lago Negro, esta cidade é tudo menos isso! Dublim é uma cidade cheia de música e de vida, onde todos são bem recebidos. Dublim é também uma jovem capital, orgulhosa da sua história, com principal destaque para a recém-independência conquistada em 1922. Além disso, aqui pode beber toda a cerveja Guiness que quiser… ou aguentar!

  • Onde fica Dublim? A capital da República da Irlanda está situada no lado leste do país.
  • Como chegar a Dublim? Os voos Ryanair para Dublim são sempre uma opção. No entanto, dos restantes países do Reino Unido pode sempre viajar de comboio ou autocarro até Dublim.
  • Porquê visitar Dublim sozinho? Visitar Dublim é certamente visitar uma das capitais mais musicais da Europa. Nas ruas e nos bares, há imensos músicos e atuações ao vivo. Para conquistar um irlandês só precisa de saber a canção Wonderwall dos Oasis, que irá escutar repetidamente! Depois de a cantarem juntos, acredite, fez um amigo para a vida!

5. Viajar sozinho: LAUSANNE

ferias sozinho onde ir
A Suíça é um dos mais seguros países do mundo e aparece sempre no topo dos rankings de qualidade de vida e de melhores cidades para viver. Lausanne pode não ser tão popular como Zurique ou Genebra, mas é uma excelente opção para quem está a viajar sozinho pela primeira vez. Conhecida pelo imenso lago, esta cidade ficará para sempre ligada ao escritor norteamericano Mark Twain. Há vários tours em Lausanne dedicados ao escritor, assim como caminhadas no Mount Rigi – diz-se que Mark Twain demorou três dias para escalar 1 800 metros. E você?

  • Onde fica Lausanne? Lausanne ou Lausana está a cerca de 60 km de Genebra, situando-se no cantão francófono da Suíça.
  • Como chegar a Lausanne? De Portugal, existem voos para Genebra frequentes, assim como autocarros Lisboa Genebra. Daqui, poderá apanhar um comboio ou viajar para Lausanne de autocarro.
  • Porquê viajar para Lausanne sozinho? Lausanne é uma cidade pequena, que pode facilmente explorar a pé, com pessoas educadas e que sabem respeitar o espaço alheio. Além das atrações da Old Town e do lago, é ideal para aqueles que procuram dias silenciosos e vontade de partir à aventura nas montanhas da região. Um destino ideal para umas férias na neve, a não ser que prefira visitar as montanhas na primavera!

6. Viajar sozinho: LISBOA

viajar sozinho em PortugalLisboa é a capital da luz, do fado, dos bairros com a roupa a secar ao sol; mas também dos cafés e das noites amenas, passadas de copo na mão em pleno Bairro Alto. No entanto, Lisboa é também uma capital jovem e cosmopolita e muitos consideram a capital de Portugal, como a nova capital tecnológica da Europa.Seja inverno ou verão, faça o passeio de comboio da linha de Cascais, o comboio que circula entre Lisboa e Cascais, quase sempre com vista para o Atlântico.

  • Onde fica Lisboa? Lisboa é a capital mais ocidental da Europa, aqui desagua o rio Tejo – sim, Lisboa tem rio!
  • Como chegar a Lisboa? Se está a viajar de avião, existem vários voos para Lisboa de qualquer capital europeia. Quanto a comboios internacionais, poderá viajar no comboio Lusitãnia Trenhotel, que circula entre Lisboa e Madrid.
  • Porquê viajar para Lisboa sozinho? Os portugueses são por norma um povo hospitaleiro e gentil, com gosto em receber. Curiosos, esforçam-se por receber e gostam de saber mais os outros e como se diz aqui, “onde come um português, comem logo dois ou três” – e, acredite, isto é válido para todos!

7. Viajar sozinho: LONDRES

sozinha em Londres
Fazer turismo em Londres é entrar numa cidade com milhentas opções! Ora veja, no que toca a atrações em Londres temos: O Big Ben e o Parlamento inglês; o Palácio de Buckingham; o mercado de Canden Town; os museus (a National Gallery, o Tate, o Museu de História Natural, entre muitos outros), continuamos? Há noite, tem um sem fim de peças de teatro, concertos e, claro, os musicais de Londres! Tanta coisa para ver e para fazer, que mesmo viajando sozinho é impossível aborrecer-se!

  • Onde fica Londres? A capital do Reino Unido e de Inglaterra está no sul do país.
  • Como chegar a Londres? A capital de Inglaterra é um dos mais populares destinos na Europa, ou seja, de quase todos os aeroportos encontrará voos para Londres. Se está de mochilão na Europa, um dos meios mais comuns de chegar a Londres é viajando no comboio Eurostar, o trem Londres Paris.
  • Porquê viajar para Londres sozinho? Além da variedade de atrações turísticas de Londres, esta é também uma cidade cosmopolita e multicultural. Aqui encontrará gente de toda a parte do mundo, assim como outros viajantes.

8. Viajar sozinho: FLORENÇA

Florença pontos turisticos
Sabe todas aquelas coisas boas que já ouviu falar sobre Florença ser uma das mais belas cidades do mundo? Possivelmente é tudo verdade! A beleza da Catedral Santa Maria dei Fiore; o pôr do sol na Ponte Vecchio; a imponência da está tua David, de Michelangelo e muito mais! Florença foi o berço do Renascimento da Europa e é uma das mais belas cidades italianas – e só isso, em Itália, é dizer muito!

  • Onde fica Florença? Florença, Firenze ou Florentia está na região italiana da Toscana, no lado ocidental do país.
  • Como chegar a Florença? Apesar de ter aeroporto, os voos para Florença tendem a ser caros. Uma boa opção é viajar de comboio. Existem vários comboios para Florença, desde Roma, Veneza ou Milão, entre outras cidades italianas.
  • Porquê viajar para Florença sozinho? Sim, é verdade que o turismo em Florença é massivo e que os seus habitantes nem sempre são muito abertos. No entanto, os italianos são cordiais por natureza e orgulhosos da sua história. E numa cidade com tanto que fazer, aprender e absorver é impossível chegar ao fim do dia sem um imenso sentimento de satisfação! E nos momentos mais solitários, um risotto ou uma pizza resolvem tudo!

9 Viajar sozinho: MADRID

viajar sozinha Madrid
A capital de Espanha é conhecida pela sua “movida” e animação noturna. Entregue-se às tapas, com a mesma intensidade com que visita o Museu do Prado ou o Reina Sofia ou outros pontos de interesse do turismo de Madrid. Aos domingos, todos os caminhos vão dar à La Latina, um dos mais castiços bairros de Madrid e onde se realiza o popular Rastro, um enorme mercado de pulgas! Acredite, poderá chegar a Madrid viajando sozinho, mas acabará sempre por sair com muitos amigos!

  • Onde fica Madrid? Madrid é a capital de Espanha e fica no centro do país.
  • Como chegar a Madrid? Existem vários voos para Madrid, das mais variadas cidades europeias. Várias companhias low cost, como a Ryanair, a Vueling, a Air Europa ou a easyJet possuem voos regulares para Madrid. Se está em Lisboa ou em Barcelona, poderá viajar de comboio para Madrid ou de autocarro.
  • Porquê viajar para Madrid sozinho? Talvez porque ninguém seja verdadeiramente de Madrid, a cidade seja tão aberta aos de fora. Em Madrid, não tenha vergonha de ir beber uma cerveja sozinho, nem de ir até ao bar sem companhia. Apostamos consigo que se começar a noite sozinho, irá terminar às seis da manhã, com um grupo de novos amigos!

10. Viajar sozinho: RENNES

viajar sozinho Europa
Em França, a região da Bretanha é conhecida pela sua hospitalidade e gosto em receber! Rennes é a prova disso mesmo! Recomendamos-lhe uma visita pelo centro de Rennes, a catedral, mas sobretudo não perca o Marché des Lices! Em Rennes vale a pena acordar cedo para ir ao mercado da cidade. E não o dizemos apenas pela qualidade dos produtos locais, mas também pela simpatia dos bretões… logo, logo irá sentir-se em casa!

  • Onde fica Rennes? A cidade está no noroeste da França, a cerca de 350 km de Paris.
  • Como chegar a Rennes? De Paris, além de voos ou de autocarros, poderá também viajar no TGV, o comboio de alta velocidade. Quanto a transportes rodoviários, a Eurolines, a Fixbus e a Ouibus possuem viagens de camioneta para Rennes com regularidade.
  • Porquê viajar para Rennes sozinho? Acredite, aqui vai facilmente sentir-se em casa. A Bretanha, a par da Escócia, da Irlanda, da Ilha de Man, do País de Gales e da Cornualha fazem parte da Liga Céltica, uma organização orgulhosa da sua cultura e origens, com muitas histórias para contar! E, acredite, os habitantes têm muito gosto em contar-las!

 

Dicas para viajar sozinho:

– Aproveite que está viajando sozinho, para tomar as suas próprias decisões! Escolha onde quer ir e quando quer ir.
– Lembre-se, o “não” está sempre garantido. Não tenha vergonha de meter conversa ou falar com estranhos!
– Estar sozinho é bom! Recorde-se disso e aproveite momentos como um passeio a sós, um jantar consigo mesmo ou uma ida ao museu sozinho.
– Se está a viajar sozinho pela primeira vez, lembre-se que não é o primeiro, nem será o último a fazê-lo! Aproveite! A Europa é um continente bastante seguro e, no final do dia, todos temos um nariz e dois olhos 😋
– Reserve já a sua viagem!