E incluir num roteiro pela Italia

Quando pensamos em escolher os destinos a visitar num viagem para Italia, pensamos em visitar Roma, Vaticano, Milão, Florença, Veneza e Nápoles, as principais cidades italianas! Além destas cidades da Italia, há as belas paisagens da Toscana, Piamonte ou do Lago Comboio e, claro, as praias de Itália – não é à toa que Itália é um dos países mais visitados da Europa!

Ainda assim, acredite em nós, o país tem muito mais para oferecer aos turistas! Deixe-se inspirar pela Omio e fique a conhecer 15 belas cidades da Italia, que terá de incluir no seu próximo roteiro pela país – a Omio não se responsabiliza se no final ficar com vontade de viajar por Itália. Pelo contrário, incentivamos! Use o nosso site para pesquisar viagens de comboio/trem e de autocarro/onibus pelo país!

1. Cidades italianas a visitar: Siena ITALIA

italia-siena
De estilo medieval, a Catedral de Siena ou Duomo di Siena foi construída entre 1215 e 1263

Na hora de escolher cidades da Italia para visitar, Siena é muitas vezes preterida por Florença. Uma injustiça! O centro histórico é lindíssimo, integrando o Patrimônio da Unesco e aqui encontrará edifícios que remontam ao século XII!

2. Cidades italianas a visitar: Taormina ITALIAitalia-sicilia

Se planeia viajar para a Sicilia, reserve um dia para conhecer Taormina. Vale bem a pena!

Na hora de conhecer a fundo a cultura italiana, é no sul da Italia, que encontrará as mais antigas ruínas! É o caso do bem preservado Teatro Antigo de Taormina, um antigo teatro grego e onde em 2014, a cantora italiana Laura Pausini gravou um dos seus concertos!

3. Cidades italianas a visitar: Bogliasco ITALIABogliasco-viagens

Escavações recentes, mostraram que esta região de Itália foi habitada na era Paleolítico e Mesolítico

Do sul para o note da Italia! Não muito longe de Genova, poderá visitar Bogliasco, uma pequena localidade de pescadores, que tem consegudo manter o seu charme natural! É o destino ideal em Itália para quem procura dias de descanso, junto ao mar!

4. Cidades italianas a visitar: Civita di Bagnoregio ITALIAcidades-da-italia

Aproveite para visitar Civita di Bagnoregio, que está próxima de Roma

Civita di Bagnoregio é uma cidade italiana impressionante, situada num monte de tufo calcário, a 443 metros acima do nível do mar, em Lácio, entre as comunas da Toscana e Umbria. A cidade está cerca de duas horas de Roma.

5. Cidades italianas a visitar: Burano ITALIA

italia-pontos-turisticos-burnao
Para viajar de Veneza para Burano, apanhe um dos barcos vaporetto

Veneza é indiscutivelmente um dos pontos turisticos da Italia mais visitados! Uma pena que muitos viajantes deixem passar Burano, a 7 km de Veneza. Também formada em ilhas, Burano destaca-se pelos seus edifícios coloridos, sendo um dos destinos mais coloridos da Europa!

6. Cidades italianas a visitar: Alghero ITALIA

italia-cidades-Alghero
Sabia que uma das línguas ofciias ide Alghero é o catalão?

Quando pensámos na Sardenha, pensamos em dias longos, cheios sol, com mergulhos nas águas cristalinas da ilha! Em Alghero poderá fazer tudo isto e mais! Alghero é uma das principais cidades universitárias e aqui encontrará um ambiente bem descontraído e cheio de atividades!

7. Cidades italianas a visitar: Spoleto ITALIASpoleto-pontos-turisticos-da-italia

Venha visitar Spoleto no verão, quando se organizar um dos maiores festivais medievais de Itália

Spoleto ou Espoleto fica na Umbria, uma das mais belas comunas de Itália, embelezada pelas montanhas dos Apeninos e pelo rio Tibre, onde se destacam cidades como Gubbio ou Perugia – a capital da Umbria. A razão pela qual destacamos Spoleto é pela Duomo, que remonta ao século XII, apesar do portal renascentista e onde poderá admirar os frescos de Filippo Lippi!

8. Cidades italianas a visitar: Corniglia ITALIA

turismo-cinque-terre
Cinque Terre é um dos pontos turisticos da italia! Por favor, não deixe de ir a Corniglia

Corniglia é uma das Cinque Terre de Itália e apesar da popularidade desta, Corniglia é muitas vezes ignorada. A começar porque é a mais pequena das cinco terras e também porque, porque ao contrário de Riomaggiore, Manarola, Vernazza ou Monterosso, as vistas para o mar são mais tímidas! Mas vá por nós: vale MUITO a pena!

9. Cidades italianas a visitar: Bassano del Grappa ITALIA

pontos-turisticos-italia
Aproveite para visitar o Museu da Grappa nesta cidade medieval italiana

Bassano del Grappa está a cerca de uma hora de comboio de Veneza e é a prova de que na comuna do Vêneto há muita mais para ver do que Veneza e Verona! Situada no sopé do Monte Grappa, é conhecida pelo grappa, um destilado de uva bem típico na região. Uma dica: não saia daqui sem passar na chocolateria Dolce Bassano!

10. Cidades italianas a visitar: Matera ITALIA

comuna-italiana
Matera será a Capital Europeia da Cultura em 2019

Situada no sul da Italia, Matera apareceu durante décadas na lista das cidades mais pobres da Europa! A cidade cresceu e desenvolveu-se: hoje em dia, Sassi di Matera, o centro histórico de pedra de Matera atrai milhares de turistas. Sabia que foi aqui que foi filmado o filme “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson?

11. Cidades italianas a visitar: Alberobello ITALIA

sul-da-italia-Alberobello
Alberobello foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO em 1996

Vamos ao sul da Italia conhecer os trulli! Os trulli são velhas construções de pedra, com telhados em forma de cone, comuns na comuna região italiana da Puglia. Alberobello é o melhor dos destinos de Itália para apreciar os trulli e os símbolos usados na sua decoração. Muitos com significado mágico, dizem os locais!

12. Cidades italianas a visitar: Monteriggioni ITALIA

italia-turismo-Monteriggioni
A muralha de Monteriggioni possui 570 metros de comprimento e 14 torres!

A cerca de uma hora e meia de comboio desde Florença, Monteriggioni é um charme! Durante décadas, foi uma das mais importantes cidades fortificadas da Itália e ainda hoje a cidade se mantém, como que intocada! Razão mais do que suficiente para ser uma das cidades italiana a visitar numa próxima viagem a Italia!

13. Cidades italianas a visitar: Verona ITALIA

italia-verona
Em Verona, aproveite para tirar fotografias junto à estátua de Julieta

Não se pode dizer que Verona seja uma total desconhecida numa viagem a Italia! No entanto, muitos turistas limitam-se a visitar a cada da Julieta em Verona, quando ainda há tanto para ver aqui! Em Verona não perca: o Anfiteatro romano, a catedral gótica (do século X) e o Castel Vecchio!

 14. Cidades italianas a visitar: Ravello ITALIA

italia-pontos-turisticos-Ravello
Os locais dizem que nas estátuas dos miradouros estão representados actores famosos como Greta Garbo, Jacqueline Onassis e Humphrey Bogart!

Quando se pensa nas praias da Italia, a Costa Amalfitana é um dos locais que mais faz suspirar os visitantes, mas nem tudo se resume a praia por aqui! A pequena Ravello tem vistas únicas para o mar Tirreno e é uma vila pacata e cheia de charme!

15. Cidades italianas a visitar: Cefalù ITALIA

sicilia-italia
Cefalù pertence à rede das Aldeias mais bonitas de Itália – I Borghi più belli d’Italia em italiano

Se for visitar Cefale no verão, tente coincidir com um dos festivais da localidade, pois são sempre momentos animados, cheios de cor e, claro, de deliciosas comidas italianas!