Os 10 comboios internacionais mais populares

Já falamos aqui sobre as mais belas viagens de comboio na Europa. Hoje vamos apresentar uma lista das 10 viagens de comboio mais populares na Europa. Se vai fazer um mochilão pela Europa ou está a planear uma Eurotrip, com certeza que fará uma destas viagens!

1. Comboios Lisboa Madrid

comboio-lisbo- madrid

Na Praça Sol, no centro de Madrid – Instagram de @sofiamaced0

502 km separam as duas capitais da Peninsula Ibérica: Lisboa e Madrid. A viagem de comboio é feita durante a noite pelo comboio Trenhotel Lusitânia, operado pela Renfe, a principal companhia ferroviária espanhola. Durante o seu percurso, o comboio Lusitânia  para no Entroncamento, Coimbra, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca, Ávila e outras cidades.

  • Duração da viagem: 10h15
  • Comboio Lisboa Madrid preço mais barato (ida): 24,20 euros
  • Sobre o Trenhotel Renfe: Além dos lugares comuns, os passageiros do Trenhootel podem optar por viajar em quartos individuais, com casas de banho privada. Uma forma cómoda para viajar e visitar Madrid.

2. Comboios Paris Londres

eurostar

Big Ben em Londres – Instagram de @wonguy974

3. Diz-se que há mais comboios Londres Paris, a atravessar o Canal da Mancha do que voos entre as duas cidades. A verdade é que o comboio Eurostar é bastante popular entre os viajantes, quer os que fazem mochilão na Europa; quer para viagens de negócio. 344 km é a distancia entre Paris e Londres.

  • Duração da viagem: Entre 2h17 e 2h26
  • Comboio Paris Londres preço mais barato (ida): 56 euros
  • Sobre o Eurostar: Inaugurado em 1994, o comboio chega a atingir os 300 km/h! E lembre-se, apesar de ir viajar de comboio, mesmo com os bilhetes deverá chegar cerca de 40 minutos antes, pois o processo de embarque no Eurostar é semelhante ao de um aeroporto, tendo de passar pelo detector de metais, por exemplo.

4. Comboios Madrid Barcelona

viagens-Madrid-Barcelona

Barcelona vista de cima – Instagram de @barcelona_barcelona

Madrid é a capital de Espanha. Barcelona é o destino mais visitado no país. Daí não ser de admirar que esta rota ferroviária seja tão procurada. Do AVE, o comboio de alta velocidade em Espanha, aos comboios regionais, o passageiro pode optar por vários tipos de serviço.

  • Duração da viagem: Entre 2h30 e 3h10
  • Comboio Madrid Barcelona preço mais barato (ida): 40,55 euros
  • Vai viajar de AVE? Sabia que na hora de reservar, pode optar pelo “coche en silencio” Renfe? Esta alternativa, permite aos passageiros viajarem num vagão silencioso. Aqui até as luzes são menos intensas e a temperatura mais quente, contribuindo para um ambiente mais acolhedor.

5. Comboios Barcelona Paris

Trem Barcelona Paris

Junto ao Museu do Louvre, em Paris – Instagram de @wonguy974

O Elipsos é o serviço ferroviário que assegura a rota de Barcelona para Paris. Tal como o Lusitânia, o comboio Lisboa Madrid, o comboio Barcelona Madrid funciona em regime de trenhotel, com os passageiros a poderem optar por viajar em quatro classes distintas: os lugares comuns, quartos partilhados com beliches, e até quartos privados com casa de banho.

  • Duração da viagem: 6h33
  • Comboio Barcelona Paris preço mais barato (ida): 99 euros
  • Comer no Elipsos! Se vai visitar Paris e optar por viajar em 1ª Classe, as refeições vêm incluídas. Os restantes viajantes, podem optar por comer no bar/restaurante do comboio – um prato custa cerca de 18 euros. Outra opção, é levar comida consigo.

6. Comboios Paris Bruxelas

euro-trem

Não deixe de visitar a Grand-Place de Bruxelas – Instagram de @rosied7337

Há mais de 30 comboios Paris Bruxelas a circular diariamente. Menos de 300 km separam as duas cidades e graças ao Thalys, o comboio de alta velocidade que circula entre Paris, Bruxelas, Colónia e Amesterdão (França, Bélgica, Alemanha e Holanda respetivamente) chegará em menos de 2 horas ao centro de Bruxelas.

  • Duração da viagem: Entre 1h22 e 1h33
  • Comboio Paris Bruxelas preço mais barato (ida): 25 euros
  • Horários dos comboios e preços: Recorde-se que os preços dos comboios não são fixos. Por um lado, influencia o dia da semana em que viaja. Outro factor a ter em conta é o horários. Por exemplo, os comboios entre o período das 8h00 e das 10h00 e entre as 17h55 e as 20h00 podem chegar a custar três vezes mais do que os comboios entre as 12h00 e as 16h00. Use a Omio para ver todos os horários de comboio em tempo real para obter as melhores ofertas de viagem.

7. Comboios Roma Florença

comboios-italia

Não perca: Santa Maria del Fiore em Florença – Instagram de @mytnikova

Apesar da existência de serviços rodoviários, o comboio é o meio de transporte mais popular para viajar em Itália. Florença é um dos mais populares destinos em Itália, no entanto a oferta de voos é bastante limitado, contribuindo, assim, para a grande popularidade dos comboios Roma Florença entre os turistas. Outros destinos para viajar de comboio em Itália bastante populares são: Nápoles, Bolonha, Turino, Pisa ou Verona.

  • Duração da viagem mais rápida: 1h31
  • Duração da viagem mais lenta: 3h50
  • Comboio Roma Florença preço mais barato (ida): 9,90 euros
  • Comboios em Itália: Durante muitos anos, a Trenitalia deteve o monopólio dos serviços ferroviários em Itália até à entrada da Italo, que começou a operar as principais rotas em Itália. Conclusão? Os preços baixaram consideravelmente e aumentou a oferta de horários. Com a Omio, poderá pesquisar e reservar viagens de comboio com ambas as companhias.

8. Comboios Paris Roma

viagens-de-comboio-pela-europa

A Fontana di Trevi está entre o Top 10 Roma – Instagram de @saaggo

O comboio Paris Roma é uma opção popular entre mochileiros e viajantes de Interrail na Europa. A viagem é feita no comboio Thello e é longa, afinal mais de 10000 km separam as duas cidades. Os comboios para Roma saem todas as noites de Paris, às 19h40 e terminam, no dia seguinte, no Termini às 9h40. Pelo meio, existe um trasbordo, feito em Milão, na estação Milano Centrale às 6h00.

  • Duração da viagem 14h26
  • Comboio Paris Roma preço mais barato (ida): 99,50 euros
  • Vantagens de viajar nos comboios Paris Roma: Mais de 14 horas de comboio, pode parecer uma loucura, ainda mais quando há voos low cost frequentes para esta rota. Todavia, o comboio tem as suas vantagens: viagens baratas, mesmo para viagens de última hora; maior flexibilidade de bagagem e, neste caso, dormindo no comboio, acaba poupando em alojamento. E não é todos os dias que se janta em Paris e se toma o pequeno-almoço em Roma!

9. Comboios Berlim Praga

interrail-europa

Ponte Carlos um dos principais pontos de interesse de Praga – Instagram de @Jacob

Diariamente, a Deutsch Bahn opera as viagens de comboio Berlim Praga. O comboio mais popular é o EuroCity, pois é também o mais rápido. O EuroCity Berlim Praga permite-lhe fazer uma paragem no caminho, sem pagar mais por isso! Deve indicar onde vai fazer a paragem durante a reserva. Sugerimos-lhe visitar Dresden, a capital do estado alemão da Saxónia e um dos mais importante pólos culturais na Alemanha.

  • Duração da viagem: 4h23
  • Comboio Berlim Praga preço mais barato (ida): 19.90 euros
  • O que é o comboio EuroCity? O EuroCity é um comboio que viaja entre, pelo menos, dois países distintos – neste caso a Alemanha e a República Checa. Na Alemanha, existem comboios EuroCity (os EC) com viagens para a Suíça, a Polónia, a Itália, a Dinamarca, entre outros países. Se viajar no EC, o controlo de passaporte é feito dentro do comboio e não à saída.

10. Comboios Praga Viena

comboios-internacionais

Visite a Biblioteca Nacional Austríaca em Viena – Instagram de @pruegl

Há vários tipos de comboios a circular entre Praga e Viena. Apesar da quantidade, tendo em conta que esta viagem na Europa é bastante popular, aconselhamos-lhe a reservar antecipadamente, garantindo assim lugar e um preço mais baixo. Por norma, os bilhetes de comboio são postos à venda entre 90 a 60 dias de antecedência.

  • Duração da viagem: 3h59
  • Comboio Praga Viena preço mais barato (ida):  19,68 euros
  • Estações de comboio em Praga: Ao visitar Praga, verá que existem duas estações ferroviárias. A secundária é a de Praha-Holesovice e corresponde à paragem final. A Praha hlavní nádraží, normalmente abreviada para Praha hl.n, é a principal estação ferroviária da cidade e também a mais central. Inaugurada em 1871, o seu interior é todo em estilo Art Nouveau, com principal destaque para a enorme cúpula e para os vitrais da estação.

Comboios Viena Budapeste

Trem Viena Budapeste

Banhos Széchenyi em Budapeste – Instagram de @dialaskitchen

Existem vários comboios operados pela OBB, a companhia de comboios austríaca, com destino a Budapeste. Uma das principais atrações de Budapeste são as dezenas de banhos termais da cidade. Um hábito dos tempos em Budapeste fazia parte do Império Otomano e para o qual muito contribui as várias nascentes de água existentes, que diariamente “produzem” mais de 70 milhões de litros de água, com temperaturas chegam aos 58 °C. As termas de Széchenyi e a Gellert são duas das casas termais mais populares de Budapeste.

  • Duração da viagem: 2h37
  • Comboio Viena Budapeste preço mais barato (ida): 14 euros
  • Roteiro Praga – Viena – Budapeste São cada vez mais os viajantes que optam por conhecer estas três cidades numa única viagem. A boa rede de transporte rodoviários e ferroviários facilita em muito a vida dos viajantes, estimulando, o turismo na Europa central. Alguns viajantes ainda acrescentam à rota Praga, Viena e Budapeste, Bratislava, a capital da Eslováquia; Liubliana, capital da Eslovénia e Zagreb, capital da Croácia.

 


NOTA: Os preços apresentados correspondem aos valores mínimos e podem sofrer alterações. O mesmo acontece com os horarios dos comboios. Use a Omio para fazer pesquisas em tempo real, comparando os preços e horários dos comboios, autocarros e voos na Europa.