Quando em 1969, a polícia de Nova York (EUA) invadiu um bar conhecido por ser frequentado pela população gay da cidade, agredindo violentamente os que aí se encontravam, deu o mote para o dia do Orgulho Gay! Milhares de pessoas juntaram-se nas ruas, manifestando-se contra a violência policial – e é por isso que a dia 28 de junho, se celebra o Dia do Orgulho em todo o mundo.
A semana do Orgulho Gay visa chamar a atenção para o preconceito e discriminação sofridas pela minoria LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) de todo o mundo! Além dos vários debates, workshops e outros eventos, a semana do Orgulho Gay é também grande festa, cheia de cor e alegria, cujo ponto alto é a Parada Gay – onde todos são bem-vindos independentemente da cor, sexo, religião ou orientação sexual! Vamos?

Gay Pride Paris | Gay Pride Madrid | Gay Pride Lisboa | Gay Pride Londres | Gay Pride Amesterdão | Gay Pride Copenhaga

1. Eventos LGBT Paris

A parada do orgulho LGBT em Paris é desde alguns anos a maior festa de rua da cidade! Só o ano passado, mais de 650 mil pessoas vieram à rua, numa celebração que reuniu mais de 50 carros na parada que desfilou do Louvre à Bastille! Apesar do dia do cortejo ser a 24 de junho, desde março deste ano, que em Paris se começaram a desenvolver uma série de iniciativas e eventos dedicados ao tema.

  • Data do desfile da Parada Gay Pride:: 30 de junho
  • Informação do evento no Facebook: Consultar Inter-LGBT
  • Gay Pride em França: Não é só em Paris que há festa! Em França, a a festa as festas do Orgulho de Lyon, Montepellier e de Lille estão entre as mais populares do país. Apanhe um comboio e divirta-se! Quanto aos casamentos homossexuais, França é um dos países da Europa onde os casamentos são legais.

2. Eventos LGBT Madrid

As festas do Orgullo Gay em Madrid são, sem dúvida, as maiores e mais importantes celebrações da capital de Espanha! Nesta altura, os hotéis em Madrid esgotam, os preços sobem e a capital vive os seus dias mais animados! O epicentro da festa é o bairro da Chueca, conhecido como o bairro gay de Madrid. Todos estão convidados a juntar-se a esta festa que se espalha por todos os bairros e ruas de Madrid, com vários concertos, desfiles e muito mais!

  • Data do desfile da Parada Gay Pride:: 7 de julho
  • Informação do evento no Facebook: Consultar goMadridPride
  • Gay Pride em Espanha: Apesar de ser um país profundamente católica, Espanha é um dos países mais liberais da Europa no que toca aos direitos LGBT! Os eventos LGBT de Barcelona e a Gay Pride de Sevilha podem ser outros destinos a considerar!

3. Eventos LGBT Lisboa

Em Lisboa, o Orgulho vive-se em forma de arraial! Adeus Santo António! Olá festas do Orgulho em Lisboa! O Arraial Lisboa Pride realiza-se no Terreiro do Paço e de ano para ano, aumenta o número de participantes! Organizado pela ILGA Portugal, em parceria com a Câmara de Lisboa e a EGEAC, este é o maior evento LGBT em Portugal, cujo objectivo é ar visibilidade à população lésbica, gay, bissexual e transgénero e encher a cidade e o país de amor!

  • Data do desfile da Parada Gay Pride:: 32 de junho
  • Informação do evento no Facebook: Consultar Arraial Lisboa Pride
  • Gay Pride em Portugal: Actualmente, Portugal ocupa o 4º lugar no ranking europeu de Direitos LGBTI. Recentemente o país estendeu a adopção aos casais homossexuais dando um passo mais no caminho da igualdade!

4. Eventos LGBT Londres


Londres é uma das mais diversas e multiculturais capitais da Europa e nesta festa da igualdade não poderia ficar de fora! O ano passado, na Gay Pride 2016, a festa atingiu records absolutos, com mais de um milhão de pessoas na rua e cerca de 40 mil pessoas com viagem para Londres marcada! O tema da edição deste ano é Love Happens Here – “o amor acontece aqui” numa tradução livre do inglês. Para trabalhar como voluntário na London Pride escreva para [email protected]

  • Data das festas Gay Pride: 9 de junho a 7 de julho
  • Informação do evento no Facebook: Consultar LondonLGBTPride
  • Gay Pride na Inglaterra: Nas décadas de 80 e 90, Londres era o destino de eleição de daquelas que fugiam à perseguição e discriminação nos seus países de origem. Hoje a capital continua a ser um exemplo de tolerância e respeito pelo outro.

5. Eventos LGBT Amesterdão

Este ano, a Gay Pride de Amesterdão celebra-se de 29 de julho a 6 de agosto. Durante esta semana, a capital holandesa é decorada com as sete cores do arco-íris e celebra a diversidade, recordando os direitos já alcançados da comunidade LGBT na Holanda. Um dos pontos altos da Gay Parada de Amesterdão é o desfile de barcos decorados pelos canais da capital holandesa – e tudo com muita música e cor à mistura!

  • Data das festas Gay Pride: 28 de julho a 5 de agosto
  • Informação do evento no Facebook: Consultar Amsterdam Gay Pride
  • Gay Pride na Holanda: Nos Países Baixos, o nome oficial da Holanda, todos os direitos são absolutos para os casais homossexuais, desde o reconhecimento do casamento à adopção de crianças. A Holanda é muitas vezes apontada como um dos mais gay friendly e tolerantes países do mundo!

6. Eventos LGBT Copenhaga

gay friendly na Europa
Tal como os outros países escandinavos (a Noruega e a Suécia) e a vizinha Suécia, a Dinamarca sempre se mostrou pioneira na aceitação e consagração dos direitos LGBT e só por isso, já merece estar na nossa lista! A razão pela qual escolhemos a parada de Copenhaga e não a de Oslo, Estocolmo ou Helsínquia é porque na hora da festa, os dinamarqueses são os que mais surpreendem! Se não conseguir juntar-se às festas LGBT neste verão, tente no inverno! Sim, na Dinamarca celebra-se também o Winter Pride Party!

  • Data do desfile da Parada Gay Pride: 18 de agosto
  • Informação do evento no Facebook: Consultar Copenhagen Pride
  • Gay Pride na Dinamarca: O país foi o primeiro do mundo a permitir a união entre casais homossexuais – isto em 1989! Mais, na Dinamarca os casamentos religiosos são permitidos, se realizados na Igreja Evangélica Luterana.