Reserve já as suas férias na neve!

Mesmo em cidade onde não é habitual nevar, umas ferias na neve fazem sempre parte do idílico de inverno. Vamos transformar sonhos em realidade e preparar uma escapadinha na neve, para esquiar na neve, patinar no gelo, usar roupa quentinhas e fazer bonecos de neve. Confira alguns dos melhores destinos de férias na neve na Europa.

1. Férias na neve ANDORRA

ferias-neve

Andorra é dos mais populares locais para esquiar na Europa! Os meses mais animados vão de dezembro a abril, mas Andorra é também rica em belas paisagens e muito popular entre os amantes da pesca. Afinal, estamos nos Pirineus! Outra actividade popular em Andorra são as compras! Sendo um estado independente, Andorra tem as suas próprias leis e taxas – aliás,  se  hoje Andorra é um estado tão próspero muito se deve ao turismo de inverno e ao status de paraíso fiscal deste estado. Também por isso, fazer compras em Andorra é uma actividade tão popular, já que as taxas são bem inferiores!

  • Onde fica Andorra: Situada a poucas horas de Barcelona, Andorra está situada na cordilheira pirenaica entre Espanha e França.
  • Como chegar a Andorra: Se procura viagens baratas para Andorra, considere viajar para Barcelona e daqui apanhar um voo low cost para Andorra – a Vueling opera esta rota. Outra opção, será viajar de autocarro. A Eurolines tem viagens de Barcelona para Andorra, cuja duração é de cerca de quatro horas.
  • Tempo em Andorra: Entre 7 e -2
  • O que fazer em Andorra: Para esquiar na Europa, Andorra é um dos mais populares destinos na Europa. Existem 3 estâncias de ski Andorra: Grandvalira, a maior dos Pirineus; Vallnord, que oferece várias actividades para não esquiadores e Naturlandia, que está aberta todo o ano.

2. Férias na neve COPENHAGA

voos-copenhaga

Sem dúvida que os países escandinavos têm uma beleza especial no inverno: a neve, as decorações e mercados de natal, assim como as várias tradições. Talvez por ser mais animada do que Oslo ou mais colorida do que Estocolmo, as capitais da Noruega e Suécia (respetivamente), Copenhaga é a mais carismáticas das três capitais escandinavas no inverno. Conseguindo criar o verdadeiro hygge, uma palavra dinamarquesa usada para definir ambiente acolhedor. Aproveite para passear pelos canais de Copenhaga, enquanto bebe o seu Gløgg (vinho quente) e come a Aebleskiver, uma tarde de maçã bem popular na gastronomia da Dinamarca.

  • Onde fica Copenhaga: Situada nas ilhas da Zelândia e Amager, a capital da Dinamarca está bastante próxima da Suécia e é banhada pelo mar Báltico.
  • Como chegar a Copenhaga: As companhias Norwegian e a Tap Portugal possuem voos Lisboa Copenhaga. O voo para Copenhaga dura cerca de 3h40.
  • Tempo em Copenhaga: De 5 a -2
  • O que fazer em Copenhaga: O Natal na Dinamarca remonta ao Yule, uma comemoração pagã, iniciada com os Vikings, que vai desde o fim de dezembro até janeiro, terminando com Solstício de Inverno. Daí a importância que na Dinamarca se dá a detalhes como o azevinho ou os troncos de arvores nas decorações natalícias.

3. Férias na neve SERRA NEVADA

ferias-neve-serra-nevada

Além de estar aqui ao lado, a Serra Nevada tem ainda uma vantagem clara: sol!Aliás, a Serra Nevada detém o título de estação de esqui mais meridional da Europa! E, claro, tem neve também! Sim, há neve na Espanha! Com cerca de 3 482 metros de altitude, toda a região é um imenso parque natural protegido, o que contribuiu para a sua protecção e preservação. Os amantes dos desportos na neve não têm como ficar desiludidos! Existem várias estâncias de esqui, assim como populares resorts, entre outras opções de alojamento na Serra Nevada. . Não muito longe dali, estão as cidades de Granada, de Sevilha ou de Málaga, cidades espanholas ricas em cultura, arquitectura e boa comida, que estão entre as cidades de Espanha que tem também de conhecer. Quer melhor plano para as suas férias na neve?

  • Onde fica a Serra Nevada: Situada no sul de Espanha, na região de Andaluzia. A cidade mais próxima é Granada, que fica a cerca de uma hora e meia de carro.
  • Como chegar à Serra Nevada: O melhor é viajar até Granada e depois ir de carro. De qualquer cidade espanhola, encontrará autocarros e comboios para Granada frequentes. o AVE, o comboio de alta velocidade da Renfe, viaja frequentemente entre Córdoba e Málaga, com paragem em Granda. Note que se procura voos para a Serra Nevada, o aeroporto mais próximo e conveniente é o Aeroporto de Málaga e não o Aeroporto de Granada.
  • Tempo na Serra Nevada: Entre 2 e -7
  • O que fazer na Serra Nevada: Sabia que na Serra Nevada pode esquiar à noite? É verdade, em algumas noites a pista abre, para alegria de muitos desportistas. Acredite, é bem especial!

4. Férias na neve ROVANIEMIviagens-laponia

Rovaniemi é a capital da Lapónia, uma das regiões mais a norte da Finlândia. Já sabe onde estamos? Fica mais claro se dissermos que a Lapónia é a terra do Pai Natal?! E que melhor sítio para ir nas ferias de Natal do que há terra do Pai Natal? Situada no Círculo Polar Ártico, na Lapónia finlandesa, aqui poderá visitar Aldeia de Natal, assim como dar de comer às renas no Parque de Natal, falar com os elfos e trocar umas palavrinhas com o Pai Natal – e quem sabe se não lhe ensinar algumas palavrinhas de português?

  • Onde fica Rovaniemi: Situada no norte da Finlândia, Rovaniemi é em termos geográficos, a maior cidade da Europa, com 8 017 km2 de superfície, ocupados entre terra e água.
  • Como chegar a Rovaniemi: Para não estragar a magia, de Helsínquia poderá viajar no Santa Claus Express. Este comboio noturno, sai todas as noites da capital da Finlândia, a cidade de Helsínquia e termina em Kemijärvi, em pleno Círculo Polar Ártico. Os bilhetes variam entre os 21 euros, para um lugar comum e os 124 euros, para os quartos com casa de banho privada.
  • Tempo em Rovaniemi: Pode chegar aos -30
  • O que fazer em Rovaniemi: Sim, o Natal é a época mais mágica da Lapónia, que nesta altura se enche de crianças que vêm para visitar a Aldeia do Pai Natal. No entanto, a Aurora Boreal é outros espectáculo que não pode perder, sobretudo nos meses dm fevereiro e março.

5. Férias na neve VENOSE, FRANÇAalpes_franc%cc%a7a

No inverno, ferias nos Alpes significam muita neve, sol e desportos de inverno. Se é isso que procura, recomendamos-lhe agarrar nas botas de inverno e viajar para os Alpes. A pequena cidade de Vénosc fica próxima de Mont-de-Lan, outra charmosa cidade de inverno em França. A uma altitude de 1 650 metros, as pistas de esqui possuem mais de 225 km, estando entre as maiores da Europa! A pista mais alta tem (prepare-se!) 3 600 metros de altura e foi construída num glaciar! Sim, esta é a a pista de ski mais alta do mundo! Apostamos que depois desta informação já está convencido!

  • Onde fica Vénosc: Está situada junto à fronteira da França com a Itália.
  • Como chegar a Vénosc: De Paris pode viajar de TGV para cidades próximas, como Grenoble ou Jarrie – Vizille. A estação de comboios mais próxima de Vénosc é a estação de Les Deux Alpes.
  • Tempo em Vénosc: Sempre abaixo de zero.
  • O que fazer em Vénosc: Os mercados de Natal em dezembro ou os fogos na Passagem de ano são dois momentos altos nas festas da região. No entanto, os amantes de ski ou de outros desportos de inverno, encontrarão bastantes distrações em Vénosc. Além de ski ou snowboard, os passeios puxados por cães, patinagem do gelo e passeios nos Alpes são atividades comuns para quem procura umas férias na neve em França.

6. Férias na neve BERGA, NORUEGAvoos-noruega

Berga ou Bergen é a segunda cidade mais populosa na Noruega, com 250 mil habitantes depois de Oslo, a capital. A cidade possui o título da “localidade mais chuvosa” da Europa! Já podemos imaginar o seu sobrolho a franzir e a perguntar-se o porquê de Berga estar nesta lista, certo? Para começar, no inverno, o mais comum é nevar. Além disso, a cidade está rodeada por sete imponentes montanhas, com mais de 600 metros de altura. Em Berga, visitar Bryggen, o complexo junto ao parque e que desde 1979 que faz parte do Património da Unesco. Este conjunto de casas remonta ao século XI e hoje em dia alberga parte do comércio, restauração e várias lojas da cidade. Acredite, um charme!

Onde fica Berga: Está situada na costa oeste da Noruega.
Como chegar a Berga: A Ryanair possui voos para Berga. De Portugal, a melhor opção é viajar até Oslo e daqui apanhar o comboio até Bergen (Bergensbanen). Esta é uma viagem de comboio incrível, com paisagens cheias de beleza natural, onde colamos o nariz à janela e já não largamos mais.
Tempo em Berga:Entre 5 e -1
O que fazer Praga Berga: Berga é uma paragem obrigatória para quem faz uma viagem de cruzeiro nos mares do norte, sabia disto?

7. Férias na neve SERRA DA ESTRELA, PORTUGALferias-serra-da-estrela

Falar de ferias na neve em Portugal, obriga a falar da Serra da Estrela! Dizer que é o ponto mais alto de Portugal (continental) e com uma popular estância para esquiar já seria uma boa razão para colocar a Serra da Estrela nesta lista. Todavia, a região tem outros atractivos, sendo ideal para uns dias de descanso ou para umas férias em família – ou até para quem procura destinos românticos! Viajar com amigos é também bastante comum e a Passagem de Ano na Serra da Estrela é bastante popular, sendo comum os hotéis da Serra da Estrela lotarem nesta época. Na Serra da Estrela não deixe de visitar a Covilhã, Manteigas ou as aldeias de montanha como a Lapa dos Dinheiros, Sazes da Beira ou Valezim. Aldeias bem castiças e que mantém um forte cariz tradicional.

  • Onde fica a Serra de Estrela: Inserida no Parque Natural da Serra da Estrela, esta é a maior área protegida de Portugal. A serra fica próxima do distrito da Guarda, na região da Beira Alta.
  • Como chegar à Serra de Estrela: O carro é mesmo o meio mais cómodo. Também pode viajar até de autocarro para Covilhã ou Manteigas, numa das camionetas da Rede Expressos.
  • Tempo na Serra de Estrela: Entre 4 e -2
  • O que fazer na Serra de Estrela: Já que está aqui, aproveite para visitar a foz do rio Mondego, o maior rio que nasce em solo português. A fonte encontra-se Corgo das Mós, também conhecida como Mondeguinho, na freguesia de Mangualde da Serra, em Gouveia.

8. Férias na neve PRAGA, REPÚBLICA CHECApraga_republica-checa

É certo que vale a pena visitar Praga em qualquer altura do ano! A capital da República Checa é absolutamente deslumbrante e uma das mais belas capitais europeias. No entanto, no inverno há algo de especial! Talvez sejam os telhados cobertos de neve, os mercados de Natal ou o rio Vltava congelado, mas algo confere um extra de romantismo a Praga. Ferias na neve não têm de significar apenas esquiar, patinar ou outros desportos na neve. Por vezes, uma boa comida, um bom vinho quente e uma lareira é tudo o que precisamos para passar umas boas férias, não concorda?

  • Onde fica Praga: Situada na Europa central, a capital da República Checa está rodeada por outros países, como a Polónia e a Alemanha (a oeste e a norte); a Eslováquia, a leste; no sul, pela Áustria.
  • Como chegar a Praga: A TAP possui voos Lisboa Praga diretos. Se se encontra num país fronteiriço, considere também viajar de autocarro ou de apanhar um comboio para Praga. Sobretudo entre as principais cidades são comuns as viagens rodoviárias ou ferroviárias, sendo esta uma hipótese barata.
  • Tempo em Praga: 10 e -4
  • O que fazer em Praga: Se gosta de teatro, bailado ou ópera, Praga é uma excelente cidade para assistir a vários espectáculos clássicos, a preços bem mais em conta do que em Portugal, por exemplo. Embora o costume se esteja a perder, na Ópera de Praga, ainda é possível ver alguns espectadores vestidos de gala para a ocasião.

9. Férias na neve LUCERNA, SUIÇAsuic%cc%a7a-pontos-turisticos

Quando falamos de neve, a neve na Suiça vem-nos logo à imaginação. São tantos os pontos turisticos da Suiça, que escolher apenas um destino de inverno não é fácil! Escolhemos Lucerna, a pensar nas montanhas e também no Lago Lucerna. Acredite no inverno e com todo o cenário coberto de branco, esta é uma paisagem de uma beleza bem especial. Apesar de ser uma cidade cheia de tradição, esta é também uma cidade que respira modernidade, sendo por isso um bom exemplo daquilo que é a Suíça. Aproveite para um passeio de comboio no Wilhelm Tell Express, o comboio que atravessa o lago de Lucerna, certamente uma das mais belas viagens de comboio na Europa!

  • Onde fica Lucerna: Situa-se na Suíça, no cantão alemão com o mesmo nome.
  • Como chegar a Lucerna: Poderá viajar de avião até Zurique ou apanhar um voo para Genebra. Daqui pode apanhar um autocarro ou comboio para Lucerna.
  • Tempo em Lucerna: Entre -3 e 4
  • O que fazer em Lucerna: Aproveite para visitar a Ponte da Capela (em alemão, “Kapellbrücke”). Toda de madeira, esta é uma das mais antigas pontes cobertas da Europa.

10. Férias na neve INNSBRUCK, AUSTRIAinnsbruck_austria

Neve na Austria durante o inverno, nunca é um problema. Vamos começar a viagem pelos Alpes, perto do rio Inn, na capital do Tirol, uma das regiões mais castiças da Áustria. Innsbruck é na verdade um vale e asseguramos-lhe que aqui, neve não vai faltar e a cidade tem uma longa tradição de desportos de inverno, tendo sido por duas vezes a cidade anfitriã dos Jogos de Inverno (em 1964 e em 1976). Coberta de neve, a cidade tem também algum romantismo, estando na nossa lista de cidades favoritas de inverno.

  • Onde fica Innsbruck: Do lado ocidental de Áustria, Innsbruck está a menos de 500 km da capital da Austria, a cidade de Viena.
  • Como chegar a Innsbruck: De Viena, encontrará comboios, autocarros e voos para Innsbruck. O avião é o modo mais rápido, demorando cerca de uma hora. Entre o autocarro e o comboio, aconselhamos-lhe a viajar de comboio, já que se reservar com antecedência encontrará viagens mais baratas e rápidas. Além disso, a viagem de comboio é direta, enquanto se for de camioneta terá de fazer transbordo. Use a Omio para pesquisar viagens e horários em tempo real.
  • Tempo em Innsbruck: Entre -1 e -5
  • O que fazer em Innsbruck: Não perca um passeio em Patscherkofel. Esta cordilheira tem 2 246 metros de altitude e as vistas são deslumbrantes, pode inclusive passear no teleférico que as atravessa.