Mercados de Natal na Europa a não pode perder

Os mercados de natal são uma velha tradição europeia. Nas principais praças das cidades, juntam-se várias barraquinhas de doces, comidas natalinas, artesanato de Natal, como joalharia, roupa, artigos para casa. Feiras de Natal significam também música ao vivo, rings de patinagem do gelo e ainda a oportunidade de falar com os elfos ou até com o Pai Natal! E, claro, não podíamos deixar de referir o detalhe e cuidado das decorações de Natal! Fique a conhecer algumas das Feiras de Natal mais populares da Europa!

1. Estrasburgo | 2. Frankfurt | 3. Antuérpia4. Viena | 5. Riga
6. Nápoles | 7. Londres | 8. Estocolmo | 9. Belfast | 10. Óbidos

1. Mercado de Christkindelsmärik em Estrasburgo, França

mercados-de-natal-franc%cc%a7a
Este é um dos maiores mercados de Natal da Europa e possivelmente um dos mais populares, com mais de 2 milhões de visitantes todos os anos! Sim, Estrabusgo é daquelas cidades europeias para visitar no Natal! No seu inicio, no século XVI, o mercado limitava-se à zona perto da catedral, mas hoje em dia já se estende a cerca de 11 bairros da cidade, com várias bancas de artesanato local, doces e mais de 500 espectáculos!

  •  Mercado Christkindelsmärik Datas: De 24 de novembro a 24 de dezembro.
  •  Mercado Christkindelsmärik Horários: Todos os dias, entre as 9h00 e as 19h00.
  • Como chegar ao Mercado Christkindelsmärik: De Paris, existem diariamente várias ligações de comboio para Estrasburgo, assim como de outras cidades francesas. Em França, além dos comboios, também pode optar por viajar de autocarro.
  • No Mercado Christkindelsmärik não perca: O Flammekueche! “O que é o Flammekueche?” quer você saber, não é? É como uma pizza alemã, com nata, cebola e toucinho. Com um vinho quente a acompanhar, é uma combinação perfeita!

2. Mercado Frankfurter Weihnachtsmarkt em Frankfurt, Alemanha

mercados-de-natal-alemanha

Dizer que este é um dos mais antigos Mercados de Natal da Alemanha é, por si só, bastante significativo, já que as feiras de Natal na Alemanha são um verdadeiro orgulho nacional! A tradição em Frankfurt remonta ao século XIV e o epicentro é a Praça Römerberg, onde está a gigantesca árvore de Natal. Não perca os concertos de Natal, muito famosos por aqui

  • Frankfurter Weihnachtsmarkt Datas: De 22 de novembro a 22 de dezembro.
  • Frankfurter Weihnachtsmarkt Horários: De segunda-feira a sábado das 10h00 às 21h00 e aos domingos das 11h00 às 21h00.
  • Como chegar ao Frankfurter Weihnachtsmarkt: Em Frankfurt está o maior aeroporto da Alemanha, sendo bastante fácil encontrar voos diretos até aqui. Outra opção é viajar nos comboios Deutsch Bahn, que ligam Frankfurt a outras cidades na Alemanha.
  • No Frankfurter Weihnachtsmarkt não perca: Os Bethmännchen, uns bolinhos de massa-pão DELICIOSOS, decorados com açúcar e muito populares nesta região.

3. Feira de Natal de Antuérpia, Bélgica

mercado-de-natal-belgica

Aqui encontrará mais de 30 stands de comida de todo o mundo: tapas espanholas, pizzas italianas, salsichas alemãs e, claro, muitos doces de Natal e chocolate de toda a Europa! No Mercado de Antuérpia aproveite para experimentar algumas iguarias típicas das gastronomia da Bélgica, como as batatas fritas, o chocolate belga ou a cerveja! A feira de Natal estende-se pelas nas praças de Het Steenplein, de Suikerrui, de Grote Markt e de Handschoenmarkt.

  • Mercado de Antuérpia Datas: De 9 de dezembro a 7 de janeiro.
  •  Mercado de Antuérpia Horários: Todos os dias entre as 12h00 e as 18h00.
  • Como chegar ao Mercado de Antuérpia: Se está de visita a Bruxelas, daqui a Antuérpia são cerca de 45 minutos de comboio e o bilhete custa menos de 8€ – ideal para um bate-volta! A opção mais rápida, é o comboio Thalys que demora 35 minutos, mas que custa quase cinco vezes mais. Confira as viagens de comboio com a Omio!
  • No Mercado de Antuérpia não perca: Experimente as Antwerpse Handjes, umas mãos bem doces… sim, falamos de um doce em forma de mão e que se apresenta (e se come!) em variadíssimas formas: chocolate, bolacha e até batatas fritas!

4. Mercado Wiener Christkindlmarkt, em Viena, Austria

mercados-de-natal-austria

Situado na Rathausplatz, a praça junto à Câmara Municipal (chamemos-lhe assim), o Christkindlmarkt ou o Mercado do Menino Jesus (numa tradução livre do alemão), é um dos mais populares da capital austríaca! Não perca as comidas natalinas, mas sobretudo os vários objetos de artesanato de Natal, muitos deles feitos à mão. Os concertos com cânticos de Natal são uma das principais atrações desta feira de Natal em Viena.

  • Mercado de Natal de Viena Datas: De 18 de novembro a 30 de dezembro.
  • Mercado de Natal de Viena Horários: De domingo a quinta-feira, das 10h00 às 21h30. 6f e sábado, das 10h00 às 22h00.
  • Como chegar ao Mercado de Natal de Viena: O mercado está mesmo no centro da capital. Se até em Viena, opte por viajar de metro até aqui.
  • No Mercado de Natal de Viena não perca:  As bebidas! Falamos sério, tem de provar o Punsch (ponche, uma bebida com fruta, que pode ou não ser alcoólica) e o Glühwein (vinho quente), um clássico de todos os mercados de Natal da Europa – estas são as bebidas mais servidas neste mercado. Já sabe, “se não pode vencê-los,….”

5. Mercado de Natal de Riga, Letónia

mercados-natal

A capital da Letónia, Riga, por si só, já parece saída de um conto de Natal, com os seus belos edifícios de Arte Deco e um centro que podemos adjectivar de… fofinho! O principal Mercado de Natal de Riga, situa-se no bem centro, na Cidade Velha, junto ao Rīgas Melngalvju nam ou Edifício das Cabeças Negras, um dos mais emblemáticos da capital letã!

  •  Mercado de Natal de Riga Datas: De 26 de novembro a 11 de janeiro.
  •  Mercado de Natal de Riga Horários: Todos os dias até às 22h00.
  • Como chegar ao Mercado de Natal de Riga: A melhor forma de viajar pelos países Bálticos (a Letónia, a Lituânia e a Estónia) é de autocarro, pois este meio de transporte possui uma rede mais ampla, do que o comboio, por exemplo.
  • No Mercado de Natal de Riga não perca: O centeio é um dos ingredientes estrela da gastronomia da Letónia. O pão de centeio com alho é uma iguaria letã que tem mesmo de experimentar. Não perca também os biscoitos de gengibre, os nossos favoritos!

6. Mercatino di Natale em Nápoles, Itália

mercados-de-natal-italia

Aqui não irá encontrar a neve ou o frio dos países nórdicos e talvez seja por isso, que os napolitanos se esforçam tanto para criar uma feira de Natal acolhedora e se esmerem tanto nas decorações de Natal. O Presépio de Nápoles é uma das principais atrações deste mercado e que divide o protagonismo com outras figuras do folclores de Nápoles, como o pescador, o “fazedor” de vinhos ou os dois amigos Vicienzo e Pascale.

  • Mercatino di Natale Datas: De 26 de novembro a 26 de dezembro.
  • Mercatino di Natale Horário: Todos os dias.
  • Como chegar ao Mercatino di Natale: Os comboios Roma Nápoles são frequentes e a viagem mais rápida dura cerca de uma hora. De toda a Itália, existem comboios para Nápoles, assim como autocarros.
  • No Mercado Mercatino di Natale não perca: Os doces da bruxa Befana, a velhinha que distribui doces pelas crianças italianas. Segundo a tradição italiana, a Befana só dá um ar da sua graças em janeiro, mas nas feiras de Natal, ela faz sempre uma excepção!

7. Winter Wonderland em Londres, Inglaterra

mercado-natal-londres

Visitar Londres é sempre uma boa ideia e esta é uma cidades europeias para visitar no Natal, quando apesar do frio, a magia e as decorações natalícias enchem a cidade de ambiente e espírito natalício. Na capital inglesa, encontrará vários mercadinhos e ferias de Natal. Uma das nossas favoritas é a Winter Wonderland, que se realiza todos os anos Hyde Park. Além das tradicionais lojas e barraquinhas de street food de toda a Europa e artesanato, ainda há muito entretenimento, com carroceis, jogos e muito mais! Não perca!

  • Winter Wonderland Datas: De 17 de novembro a 5 de janeiro.
  •  Winter Wonderland Horários: Aberto das 10h00 às 22h00
  • Como chegar ao Winter Wonderland: Basta rumar ao Hyde Park, um dos principais parques de Londres.
  • No Winter Wonderland não perca: O Winter Wonderland funciona como um verdadeiro parque de diversões, com imensas atracções. Apesar da entrada ser gratuita, em algumas das atracções poderá ser-lhe cobrado um bilhete!

8. Mercado de Natal de Estocolmo, Suécia

mercados-de-natal-paises-nordicos-suecia

Neste jogo das feiras de Natal, os países nórdicos ganham! Talvez seja pela neve, talvez seja o entusiasmo; mas no norte da Europa, os mercados de Natal têm um charme especial e vale a pena visitar estas cidades no Natal. A Feira de Natal de Estocolmo realizou-se durante mais de 500 anos na parte velha da cidade e há (apenas) cem anos mudou-se para a praça do Museu do Nobel em Estocolmo. E, acredite, os preços são bem mais baratos do que aquilo que normalmente se pode esperar num país nórdico!

  •  Mercado de Natal de Estocolmo Datas: De 18 de novembro a 23 de dezembro.
  •  Mercado de Natal de Estocolmo  Horário: Todos os dias, entre as 11h00 e as 18h00.
  • Como chegar ao Mercado de Natal de Estocolmo: O mercado encontra-se mesmo no centro da cidade. A TAP Portugal tem voos Lisboa Estocolmo diretos.
  • No Mercado de Natal de Estocolmo não perca: Os saffransbullar são uns bolos de açafrão e manteiga que tem mesmo de experimentar! E no dia da inauguração da feira natal, já é tradição o mercado receber a visita da Família Real da Suécia.

9. Mercado Continental Christmas Market em Belfast, Irlanda do Norte

natal-europa

Situado na capital da Irlanda del Norte, este é um dos mais populares mercados de Natal do Reino Unido! É aqui que está a Gruta da Pai Natal! Além disso, se enviar uma carta até 17 de dezembro, O Pai Natal responde-lhe de volta! Aqui, todo o dinheiro angariado é depois doado ao Hospital Pediátrico de Belfast. Além das gruta, esta é uma feira de Natal à séria, onde não faltam bancas com comidas natalinas, artesanato de Natal e muito entretenimento.

  • Mercado Continental Data: De 18 de novembro a 23 de dezembro.
  • Mercado Continental Horário: De segunda-feira a quarta-feira, das 10h00 às 20h00. De quinta-feira a sábado das 10h00 às 22h00 e domingo das 13h00 às 18h00.
  • Como chegar ao Mercado Continental: Situado na Donegall Square, está bem no centro de Belfast.
  • No Mercado Continental não perca: O Fruitcake, também conhecido como Bolo Inglês é uma das especialidades de Natal na Irlanda do Norte. Este bolo leva manteiga e açúcar (muito!), passas, frutas cristalizadas e frutos secos (como nozes, amêndoas, avelãs) e normalmente é bem regado com licor ou vinho do Porto – no ano seguinte começamos a dieta!

10. Vila Natal, Óbidos em Portugal

marcado-natal-portugal

Nestas coisas das ferias de Natal, os países nórdicos saem (quase) sempre a ganhar: afinal o frio e a neve contribuem sempre para a magia da atmosfera do Natal. Embora possa encontrar mercados de Natal em Portugal, em quase todas as cidades, a magia da Vila de Natal de Óbidos continua a ser a nossa festa de natal favorita em Portugal e aquela que melhor recria o ambiente de Natal, com renas, árvores de Natal e, claro, o Pai Natal!

  • Vila Natal Óbidos Data: De 30 de novembro a 31 de dezembro.
  • Vila Natal Óbidos Horário: A Vila Natal abre às 11h00 e fecha às 16h00 ou às 19h00 –
    consulte o calendário para confirmar os dias. No dia de Natal, dia 25 d dezembro, o horário da Vila Natal é das 16hh00 às 20h00
  • No Vila Natal Óbidos não perca: O Pai Natal, assim como os rings de patinagem no gelo são as principais atracções da Vila Natal – além da linda vila de Óbidos! Note que para entrar tem de pagar entrada e tal como os horários, também os bilhetes para a Vila Natal variam consoante os dias – consulte AQUI toda a informação.