O que fazer em Berlim

Berlim é uma das mais interessantes capitais europeias e também um dos destinos mais visitados. Além de história, muita história, é uma capital jovem, dinâmica e multicultural. Confira 20 dicas de viagem para ficar a conhecer Berlim, como um Berliner mais!

1. Absorver a história de Berlim

pontos-de-interesse-berlim
Ainda em construção, as gruas são já uma imagem de marca de Berlim – Foto de @lauriquitaun

Comecemos pelo óbvio! Assim de repente, a cidade foi devastada por duas guerras e ainda foi dividida durante o regime soviético. Em 1989, com a Queda do Muro de Berlim e a consequente reunificação da Alemanha, Berlim ganhou um novo fulgor e é hoje uma testemunha da História do século XX na Europa. Berlim, não esquece!

  • Recorde essa história visitando o Museu Judio ou o Museu da RDA em Berlim!

2. Vistar a Ilha dos Museus em Berlim

monumentos-berlim
Aproveite para um passeio de barco em Berlim e atravesse os canais da cidade – Foto de Sofia Macedo

A Ilha dos Museus é uma das zonas mais antigas da cidade e, seguramente, a mais visitada! A Museumsinsel é está junto ao rio Spree, onde estão alguns dos museus de Berlim mais importantes, como a Antiga Galeria Nacional, o Museu Antigo ou o Museu de Pérgamo. Aqui está também a  Catedral de Berlim.

  • Onde: Mitte, Berlim.
  • Transportes públicos: O metro da U-2 passa por Märkisches Museum. Pode sair na estação com o mesmo nome.

3. Subir à cúpula do Reichstag em Berlim

pontos-turisticos-berlim
Interior do Reichtag, um dos pontos turísticos de Berlim – Foto de @lydia.wanderlust

O Palácio do Reichstag é o actual parlamento alemão, que foi totalmente devastado na guerra. As obras de reconstrução implicaram a construção de uma gigantesca cúpula transparente, que representa a transparência da política alemã. Para visitar o Reichstag, deverá reservar antecipadamente.

  • Onde: Mitte, Berlim.
  • Transportes públicos: Da estação Berlin Friedrichstraße ao Reichtag são 8 minutos caminhando. O S5, o S75 ou o R7 são alguns dos metros/comboios que por aqui passam.

4. Apreciar a street art em Berlim

berlin-streetart
Berlim é o destino ideal para os amantes da arte urbana – Foto de @lazygaltravels

É impossível não esbarrar em algum graffiti ou obra de street art em Berlim. Amantes e criadores, não podem perder o Muro de Berlim, a maior galeria a céu aberto ou a zona do Urban Spree. A popularidade é tanta, que existem tours em Berlim dedicadas à street art. Interessa-lhe?

5. Admirar cascatas em Berlim

parques-berlim

Sabia que Berlim é a capital mais verde da Europa? – Foto de Sofia Macedo

Sejamos honestos, quando pensa em visitar Berlim, calor, praia ou cascatas, não fazem parte do seu imaginário certo? Aliás, mesmo se visitar Berlim no verão, recomendamos-lhe um agasalho!

Em todo o caso, Berlim consegue surpreender e no bairro de Kreuzberg, há uma cascata no Parque Viktoria.

  • Onde: Kreuzbergstraße 15, 10965, Berlim.
  • Transportes públicos: Apanhe o metro da U-6 e saia em Platz de Luftbrük. Daqui, caminhe 10 minutos.

6. Ver a Berlim dos pequeninos

museus-de-berlim
Aproveite para ver Berlim em miniatura no museu FHXB – Foto de @kompasberlin

Berlim, a par de Londres ou de Paris, é uma das maiores capitais da Europa! Para ter noção da dimensão, visite o museu FHXB (Friedrichshain-Kreuzberg). Interactivo e bem detalhado, este museu é um must see do turismo em Berlim, revelando os vários blocos e bairros de Berlim.

  • Onde: Adalbertstraße 95 a, 10999, Berlim. Bairro Kreuzberg.
  • Transportes públicos: apanhe o metro U-8 ou U-1 e saia em Kottbusser Tor. Caminhe 2 minutos.

7. Explorar os locais abandonados de Berlim

sitios-abandonados-berlim
Aproveite para explorar os lugares abandonados de Berlim – Foto de @thefashionturtle

Hospitais, parques de diversão ou antigas piscinas são apenas alguns exemplos de locais abandonados de Berlim, que pode explorar. Muitos desses espaços acabaram abandonados, com o fim do regime soviético e assim continuam, em 2018. Confira aqui alguns destes locais abandonados… e boas explorações!

8. Explorar a Montanha do Diabo em Berlim

a-nao-perder-berlim
Sabia que o Teufelsburg é também o ponto mais alto de Berlim? – Foto de @uncannynormal

A colina de Teufelsburg foi uma escola nazi; mais tarde, durante a Guerra Fria, foi uma sede de espiões da NSA (Agência Nacional de Segurança) e em 2007, foi comprada pelo realizador  David Lynch. Hoje em dia, anarquistas e artistas vivem por aqui (em paz) e seja pelas vistas, pela caminhada ou pela história deste local, o Teufelsburg é já uma das mais populares atracções de Berlim!

  • Onde: Teufelsburg, Berlim.
  • Entrada: Hoje em dia, o Teufelsburg está bem organizado e é comum que lhe peçam 5€ para aqui entrar. Leve consigo umas bebidas e comida e aproveite para uma tarde bem passada no Teufelsburg!
  • Transportes públicos: de metro, saia em Grunewald. Até ao topo da colina, deverá caminhar cerca de uma hora – a caminhada é agradável e valem a penas as vistas.

9. Conhecer a velhinha Berlim

berlin-lugares-ocultos
Explore alguns dos lugares ocultos de Berlim, como bunkers e bares subterrâneos – Foto de @bellennie

São muitos os sítios de Berlim que mantém a aura soviética – já lhe dissemos que esta é a cidade que não esquece, não já? O Primitiv Bar em Friedrichshain é um bom exemplo disso! Aproveite para explorar o glamour soviético e voltar atrás no tempo na sua viagem a Berlim!

  • Onde: 28 Simon-Dach-Straße, 10245, Berlim. Bairro Friedrichshain.
  • Transportes públicos: apanhe o autocarro 240 ou o N40 e saia em Grünberger Straße ou apanhe o metro U-5 e saia em Samariterstrasse. Daqui deverá caminhar 15 minutos.

11. Não perder o brunch em Berlim

berlim-brunch
Uma dica: lembre-se de reservar o brunch em Berlim – Foto de @roamers_berlin

Esta é uma cidade que sabe apreciar as coisas boas da vida: churrascos, picnics, passeios de bicicleta e, claro, o brunch!

O brunch em Berlim tem a vantagem de ter horários alargados, até ao meio da tarde. Apesar de haver muitas opções de brunch em Berlim, aconselhamos-lhe a reservar antecipadamente, sobretudo se está a viajar em grupo.

  • As nossas sugestões: Nós gostamos do Roamers em Neukölln, do Silo Coffee em Friedrichshain e do Café Anna Blume em Prenzlauer Berg!

11. Comer em Berlim

berlim-restaurantes
Comer em Berlim significa comer um kebab ou um hamburguer! – Foto de @kaffee9

Berlim é uma cidade que nada tem a provar! Sobretudo quanto à sua multiculturalidade e à generosidade com que recebe estrangeiros – esta é uma cidade, onde se fala tanto ou mais inglês do que alemão! E basta olhar para a diversidade de restaurantes em Berlim. Além dos turcos e dos populares kebabs, existe um sem fim de restaurantes italianos, coreanos, russos, coreanos, japoneses ou brasileiros! A opção é vasta, deliciosa e facilmente encontrará restaurantes baratos em Berlim, com pratos por 5 euros!  

  • A nossa dica: Não vá de Berlim sem comer um hambúrguer do Burgermeister, o kebab no Mustafa’s Gemüse Kebap ou um currywurst, no popular Curry 36 em Berlim!

12. Ir ao Mercado dos Agricultores em Berlim

onde-fazer-compras-baratas-em-berlim
Aqui encontra produtos locais, a bons preços – Foto de @zoelisamichelegreen

Se está durante o fim de semana em Berlim, não perca ao sábado o Mercado dos Agricultores, com ofertas de fruta, vegetais e outros artigos de produtores locais. Uma boa opção para onde fazer compras baratas em Berlim. O mercado realiza-se todos os sábados em Boxhagener Platz.

  • Onde: Boxhagener Platz, 10245, Berlim. Bairro: Friedrichshain.
  • Transportes públicos: da estação Samariterstrasse (linha U-5), só precisa de caminhar 10 minutos.

13. Fazer compras nos mercados das pulgas de Berlim – e cantar no karaoke do Mauerpark

Mauerpark-mercado-das-pulgas
O mercado das pulgas Mauerpark é conhecido pelo karaoke de domingo – Foto de Sofia Macedo

Berlim tem centros comerciais bastante populares, como o Alexa (em Alexanderplatz) ou o Mall of Berlim (em Potsdamer Platz).

No entanto, as melhores compras são feitas nos mercados de rua! Os famosos flea markets de Berlim, onde se vende de tudo! E tudo é TUDO! O Mauerpark é um dos mais populares. Todos os domingos, viajantes e Berliners juntam-se em busca de roupa vintage, bicicletas ou livros em segunda mão! Mas também pela street food, concertos e pelo gigantesco karaoke, que se organiza da parte da tarde – mais Berliner, seria impossível

  • Onde: Wolliner Str. 31, 13355 Berlin. Bairro: Prenzlauer Berg.
  • Transportes públicos: o metro U-2 para em Eberswalder Straße e daqui são 12 minutos andando. Também pode apanhar o M10 e sair em Friedrich-Ludwig-Jahn-Sportpark.

14. Sair à noite em Berlim

festas-berlim
Há mais vida na noite de Berlim para além do Berghain – Foto de @diana.berlin

Os mais festivos vão diretos para o Berghain, considerada por muitos, a melhor discoteca da Europa! Dica: quanto mais desleixado o look, maior a possibilidade de entrar!

Caso não tenha paciência para filas, Berlim não desilude. Há discotecas, clubs e bares em Berlim para todos os gostos. Do techno, ao rock, passando pela música indie ou pelo Baby One More Time da Britney Spears, Berlim tem de tudo – não é à toa que incluímos Berlim na nossa tour pela Europa de festa!

15. Sentir a vibe do Raw Temple

arte-urbana-berlim
Detalhe de arte urbana em Berlim – Foto de @maria_comtodos

O Raw Temple é uma combinação de tudo o que Berlim tem para oferecer concentrando num único espaço da cidade: arte urbana, comida de rua, exposições, mercados, espaço para praticar escalada ou skate, bares e discotecas, concertos e muito mais!

  • Onde: Revaler Str. 99, 10245 Berlim. Bairro: Friedrichshain.
  • Transportes públicos: Apanhe a linha U1 do metro de Berlim. Também pode viajar no S-Bahn 5, 7 ou 75. Em qualquer um dos casos, deverá sair em Warschauer Straße e andar cerca de 15 minutos.

16. Fotografar o Muro de Berlim

muro-de-berlim-localização
Aproveite para visitar o Muro de Berlim, localizado na margem do Spree – Foto de @johnlra

Não muito longe do Row Temple, está a East Side Gallery, uma das principais atrações de Berlim. Este é o maior troço do muro que ainda se encontra de pé. Simbolismos e lições de história à parte, lembre-se também que está a visitar a maior galeria a céu aberto do mundo! 

  • Onde: Mühlenstraße, 10243 Berlim. Bairro: Friedrichshain.
  • Transportes públicos: o metro U1, assim como o S-Bahn 5, 7 ou 75 param em Warschauer Straße. O muro está a cerca de 5 minutos da estação.

17. Passear junto ao Spree (rio)

visitar-berlim
Uma das instalações mais populares de Berlim- Foto de @phildonachie

Berlim tem mais canais do que Veneza e é um fato que o rio, assim como os diversos canais e pontes, fazem parte da vida dos Berlinenses, que por aqui gostam de se reunir com amigos, relaxar ou beber uma cerveja. Alugue um kayak e opte por explorar Berlim de barco.

Se visitar Berlim no verão e não sabe o que fazer em Berlim, aproveite para mergulhar num dos lagos nas imediações da cidade! Um dos mais populares e mais próximos do centro, é o Schlachtensee.

  • Onde: Am Schlachtensee, 14129 Berlim.
  • Transportes públicos: o S-Bahn 1 para em Schlachtensee. Daqui, é caminhar e explorar. Leve a sua bicicleta, pois a zona convida a uns agradáveis passeios.

18. Mergulhar em Berlim

pisicinas-berlim
Integrada no rio, esta é uma das piscinas de Belrim mais populares – Foto de @serenaystyle

Caso queria um mergulho na cidade, aconselhamos-lhe uma ida a Badeschiff. Esta piscina de 240 m2 está dentro do rio e é um dos locais mais concorridos durante o verão em Berlim! Mesmo no inverno, vale a pena uma visita para uma cerveja – ou duas!

  • Onde: Eichenstraße 4, 12435 Berlim
  • Transportes públicos: na U1 deverá sair em Schlesisches Tor e caminhar junto ao rio, durante 13 minutos.

19. Andar de bicicleta nos parques de Berlim

berlim-melhores-parques
Ideia: alugar uma bicicleta e explorar os parques de Berlim – Foto de @maria_comtodos

Berlim é das capitais mais verdes da Europa! Escolher apenas um parque em Berlim é uma tarefa impossível e injusta, até mesmo para quem está a viver em Berlim.

  • Tiergarten é o maior parque de Berlim e está próximo das principais atrações turísticas de Berlim, como o Portão de Brandeburgo, o Reichstag, o Memorial do Holocausto ou o Zoo de Berlim.
  • O antigo Aeroporto de Tempelhof depois de fechar, foi convertido num enorme parque e é um dos favoritos dos Berliners.
  • Não deixe de visitar o Treptower, onde está o impressionante Memorial de Guerra Soviético, com cerca de 100 000 m2!

20. Usar os meios de transportes em Berlim

berlim-metro
O metro e a bicicleta são os melhores meios para explorar a cidade – Foto de @lazygaltravels

Oficialmente, a bicicleta é o principal meio de transporte da cidade e também a melhor forma para fazer turismo em Berlim. Existem várias empresas de aluguer de bicicletas em Berlim e muitos hotéis e hostels colocam-nas á disposição.

Caso opte por viajar de metro ou de autocarro, saiba que o mesmo bilhete é válido para ambos os transportes. A rede é extensa e pode chegar a qualquer lado de transportes públicos.

  • Dicas sobre os transportes públicos em Berlim: Quando lê “U1”, o “u” significa linha do metro subterrâneo (underground). O “S” é para a linha de superfície.  Valide SEMPRE o seu bilhete e não se atreva a viajar sem bilhete – os revisores em Berlim vestem-se de forma comum e os controlos são apertados – e as multas duras (60 euros)!

 


BERLIM – dicas de viagem

  • Onde está Berlim?
    Berlim é a capital da Alemanha e está situada no nordeste do país, sendo a maior cidade alemã.
  • Como é o tempo em Berlim?
    O clima em Berlim é suave na primavera e verão, com temperaturas não muito altas e a primavera é uma das mais bonitas estações para ver Berlim. No outono é comum chover e no inverno neva e as temperaturas podem chegar aos 15 graus negativos. Nos dias frios, são comuns os dias cinzentos.
  • Berlim é cara?
    Longe vão os tempos em que Berlim era uma capital “pobre, mas sexy”. No entanto, o turismo em Berlim continua a ser económico, sendo o alojamento ou os transportes o que sai mais caro. Aproveite os descontos do Berlin Card, com descontos em museus, tours e muito mais.
  • Como viajar para Berlim?
    A cidade possui dois aeroportos, o Tegel e o Schönefeld. Ambos estão bem comunicados com os serviços de transportes públicos da cidade, geridos pela BVG. Se está na Alemanha, viajar de comboio ou de autocarro é outra opção a considerar, já que sendo a capital, existem vários serviços e horários de transportes para Berlim. Dos países vizinhos, como República Checa, Polónia ou Hungria irá também encontrar ónibus, assim trens para Berlim. Confira com a www.omio.pt serviços, preços de bilhetes e horários em tempo real.