Oktoberfest Munique: Tudo o que tem de saber

Este ano, o Oktoberfest abre portas a 16 de setembro! O Oktoberfest é o maio festival de cerveja da Alemanha e talvez do mundo, atraindo milhões de turistas a Munique todos os anos! A edição do Oktoberfest de 2017 não vai ser diferente! Vista-se a rigor e comece a brindar proust! Mas antes prepare-se! Eis tudo o que precisa de saber sobre o Oktoberfest 2017!

O que é o Oktoberfest? Quais as datas do Oktoberfest?

Oktoberfest-munique

Vista do Oktoberfest em Munique – Instagram de @eventshuttle_de

O Oktoberfest é apenas o maior festival da Alemanha. Aquilo que começou por ser a celebração de um casamento real em 1810, é hoje uma enorme celebração, que recebe mais de 6 milhões de pessoas! Desde 1872 que o Oktoberfest é inaugurado pontualmente às 12h00, no primeiro sábado depois do dia 15 de setembro – este ano, calha no dia 16 de setembro.

E termina duas semanas depois, quando se celebra o Dia da Reunificação da Alemanha (3 de outubro) e é daí vem o seu nome, já que Oktoberfest significa “Festa de outubro”.

O que é que tem o Oktoberfest de tão especial?

A festa decorre em Munique, na Baviera, no sul da Alemanha, um dos mais tradicionais estados do país. Os habitantes de Munique e gente de toda a Alemanha, vestem as suas roupas típicas e enchem as ruas, de cerveja na mão. Há ainda muita música, atrações, atividades, comida e muita, muita (mesmo muita) cerveja! É como uma mistura de festival com festa popular, com a vantagem de ser gratuita e durar duas semanas!

Espera lá, mas tenho de ir vestido no Oktoberfest?

tickets-oktoberfest

Vista-se a rigor para o Oktoberfest – Instagram de @j.heribertpohl

Não é que tenha, mas (convenhamos) é bem mais divertido assim! Nesta altura, há várias lojas com roupas tradicionais da Baviera à venda, a preços bem baratos! Tudo para entrar no espirito do Oktoberfest!  E no caso das senhoras, os penteados com tranças são sempre uma ideia a considerar.

A cerveja no Oktoberfest é cara?

cerveja-Oktoberfest

Nesta altura, o preço das cerveja sobe, podendo chegar aos 10 euros por litro! Todos os anos, este é um tema de discussão recorrente no Oktoberfest e um excelente tópico para iniciar uma conversa com um alemão. Sobretudo com os habitantes de Munique, que adoram dissertar sobre cerveja e os preços do Oktoberfest!

Importante: comer no Oktoberfest

Sem comida, a alegria e o entusiasmo das celebrações do Oktoberfest resultam… em várias indisposições, chamemos-lhes assim! Não se esqueça de comer no Oktoberfest e aproveite para experimentar alguns dos pratos típicos do sul da Alemanha – e, sim, tem salsicha no menu!

Impressione os locais

Sim, aqui fala-se alemão, ao contrário de Berlim, onde se usa muita o inglês, aqui isso não acontece. E mais, a Baviera possui o seu próprio dialecto local. Aprenda algumas palavras com a ajuda da Omio e impressione os habitantes.

Grias di – Olá
Pfiat di – Adeus
a Mass – um litro de cerveja

Ok! Convenceram-me! Quer ir ao Oktoberfest!
O que é que faço para chegar ao Oktoberfest?

festival-cerveja

Aproveite o Oktoberfest para visitar Munique – Instagram de @alexsaysfuckyou

Munique é uma das principais cidades da Alemanha (e vale bem uma visita). De Portugal, existem voos diretos e se já está na Alemanha, poderá viajar para Munique de autocarro ou de comboio.
O festival está em Theresienwiese, no coração da cidade de Munique e poderá chegar até aqui apanhando o metro de Munique, pois as linhas U4 e U5 circulam por aqui.