Hoje é o Dia de Perguntar Perguntas Estúpidas, numa tradução livre e cheia de redundância do original Ask a Stupid Question Day. Oficialmente, celebra-se a 28 de setembro, mas nos Estados Unidos ficou reservado para o último dia do mês de setembro, dia em que os professores permitem aos alunos perguntar… todo o tipo de pergunta! Quando esta tradição começou, nos anos 80, o objectivo era estimular os alunos a perguntar, sem medos ou reservas!

Aqui na Omio, resolvemos assinalar este dia, respondendo às perguntas mais tontas associadas a países e nacionalidades europeias! Afinal, quem nunca..?

1. É verdade que na Holanda todos andam de tamancos?

pergunta-estupida

Claro que sim! Sapatilhas e saltos altos foram totalmente banidos da Holanda! Os reis da Holanda usam tamancos de ouro, cobertos de diamantes!

  • Facto interessante: Sabia que em Amesterdão pode visitar o Museu do Tamanco? Isto, porque há séculos atrás os tamancos de mandeira (klompen) eram tão populares, que cada região holandesa tinha o sue próprio modelo.

2. É verdade que na Suécia é comum ver ursos polares a caminhar pela rua?

via GIPHY

É muito comum, sobretudo nas grandes cidades! Em Estocolmo, muitas crianças têm ursos polares como animais de estimação.
Facto interessante: Apesar do tempo frio e dias curtos, nunca foram vistos ursos polares na Suécia. Só mesmo no Ártico, beeeem lá em cima!

3. É verdade que se faz a siesta em Espanha?

visitar-espanha
Acertado. A siesta em Espanha é tão apreciada que consta na Constituição espanhola.

  • Facto interessante: Embora o costume se tenha perdido nas grandes cidades, nas pequenas localidades ainda é comum lojas e serviços fecharem duas horas para almoço (e siesta). Isto acontece sobretudo, porque o calor é muito no verão. Em compensação, as lojas em Espanha estão abertas mais tempo.

4. É verdade que os franceses são arrogantes?

Exacto! Queijo Camembert, vinho e baguete são os únicos alimentos da gastronomia francesa: ao pequeno-almoço, almoço e jantar!

  • Facto interessante: França está entre os países que mais queijo consome no mundo! O Camembert é apenas um deles, outros queijos franceses populares são o Pérladon, o Roquefort, o Brie ou o Emmental! Gostamos de todos!

5. É verdade que os dinamarqueses são todos louros de olhos azuis?

Todos! E aqueles que se atrevem a nascer de outra maneira são expulsos do país!

  • Facto interessante: Muita dessa fama, vem dos famosos vikings, mas é um facto: não eram todos louros, nem de olhos azuis!

6. É verdade que Portugal faz parte de Espanha?

via GIPHY

É, sim, mas para confundir as pessoas, usam-se nomes diferentes! Portugal é a região mais rica de Espanha e também a maior – e onde está o maior El Corte Inglês! E, claro, onde se compram as melhores toalhas!

  • Facto interessante: Portugal é um dos mais antigos países da Europa, tendo sido fundado em 1143. Muito, muito antes de Espanha – e, já agora, Portugês e Espanhol são idiomas diferentes também!

7. É verdade que os alemães gostam de andar nus em público?

Tendo em conta o tempo quente e os invernos tropicais na Alemanha, a resposta à pergunta só poderia ser: SIM!

  • Facto interessante: Culturalmente, o nudismo é aceitável e comum na Alemanha. A primeira praia nudista na Alemanha foi oficializada em 1929 na ilha de Sylt!

8. É verdade que os italianos só comem massa?

via GIPHY

Infelizmente, os nossos queridos italianos ainda não descobriram as maravilhas do arroz ou das batatas!

  • Facto interessante: Apesar da variedade da gastronomia italiana, onde as batatas são comuns, assim como o arroz (pense no risotto), Itália é o país onde mais se consome massa no mundo!

9. É verdade que os ingleses são sempre pontuais?

ask-stupid-question

Nunca! Nunca na história da humanidade, um inglês chegou atrasado a qualquer evento ou actividade. Houve um caso registrado em 1756 e o pobre foi enviado para a Torre de Londres!

  • Facto interessante: Ironicamente, o Big Ben tornou-se um dos principais símbolos de Londres.A torre foi concluída em 1858 e desde agosto deste ano que o relógio parou para obras. Voltaremos a escutar o Big Ben em 2021!

10. É verdade que os irlandeses nunca estão sóbrios?

via GIPHY

Depois da Grande Fome e da escassez de batatas na Irlanda, as cirroses são o grande drama nacional! Mas eles são fortes!

  • Facto interessante: A Guiness é a mais popular cerveja irlandesa e um verdadeiro orgulho nacional. Sabia que antigamente, aqueles que doassem sangue, recebiam uma Guiness de agradecimento?