A melhor street food na Europa

Se for viajar pela Europa e se optar pela comida de rua (street food), recorde-se que mais do que uma forma de comer barato, a street food é também uma forma de expressão e da cultura de cada país. Fique a saber quais as melhores opções de comidas europeias, prometemos que são 10 receitas de comida de rua de deixar água na boca!

1. Alemanha: Currywurst

street-food-alemanha

Em Berlim, comidas rápidas são rainhas: hambúrguer, kebab ou currywurst?  – Instagram de @julia.eagar

Sem dúvida que o kebab e os hambúrgueres são as opções mais populares de comida na Alemanha, mas se vai visitar Berlim, não pode deixar de provar o currywurst. É uma salsicha branca, cortada em pedaços, servida com batatas fritas e acompanhada por um molho especial – uma mistura de curry e ketchup. Gostamos!

2. Bélgica: Waffles

street-food-belgica

Está na Bélgica Está na Bélgica e procura comida rapida e barata? O que lhe parece um waffle? O que lhe parece um waffle?

Crocante, mas macio. Doce, mas não demasiado. Com chocolate, afinal estamos no país do chocolate e açúcar em pó. Por vezes, com gelado.O que é?  O que é? Em Bruxelas e pelo resto da Bélgica, são muitos os locais onde poderá comer waffles – seja na tranquilidade do parque, num café acolhedor ou enquanto caminha no metro.

3. Itália: Gelado

street-food-italia

Das muitas comidas deliciosas de Itália, hoje escolhemos o gelado! Foto de Puk Khantho – Unsplash

Possivelmente, ao pensar na gastronomia de Itália, a primeira comida que lhe vem é pizza. E sim, a pizza em Roma ou Nápoles, aliás, a pizza em Itália supera qualquer outra na Europa! No entanto, como ignorar os gelados italianos? Sem dúvida que estão no top 10 de comida italiana. Qual prefere: gelado de chocolate, morango, pistachio, café ou de stracciatella?

4. Espanha: Churros

street-food-espanha

Chocolate e fritos: uma combinação bomba de uma das mais populares receitas de comida de rua de Espanha – Instagram de @thegadaboutgourmet

Dizem os espanhóis, que a melhor hora para os churros, é pela manhã, ao pequeno-almoço. Caso seja demasiado cedo para si (e demasiado açúcar!), opte por comer uns churros ao lanche. Não importa se vai viajar para Madrid, Barcelona ou Granada, em qualquer cidade espanhola encontrará os churros – felizmente!

5. França: crepes

street-food-franca

Quem consegue resistir a visitar Paris na companhia de um crepe? Quem?

Crepes com Nutella? Oui!! Crepes com doce? Oui!! Somos sinceros, quanto aos crepes, não temos grandes exigências! Adoramos as várias combinações possíveis: morangos, banana, doce e, se a sua estadia em Paris é longa, nada como experimentar todos, não é verdade?

6. Holanda: Stroopwafels

street-food-holanda

Na hora de comer na Holanda, não perca as batatas fritas e os stroopwafles!

Stroopwafles significa waffle com calda! Os stroopwafles são como como duas bolachas finas (lembra-se das “belgas”?), unidas por uma espessa (e deliciosa) calda e que desde o século XVIII são apreciados por toda a Holanda! Em Amesterdão, seja nos mercados ou em várias barraquinhas de rua, irá encontrá-los acabadinhos de fazer!

7. Inglaterra: fish and chips

street-food-londres

Fish and chips são um clássico da cozinha inglesa! Quem resiste?

Fish and chips é bacalhau panado e batatas fritas! Durante a sua viagem a Londres, procure um local bem típico, daqueles onde vendem as fish and chips embrulhadas numa página de jornal velho, pois estas são as mais autênticas e aborosas! Questões higiénicas à parte, verá como é bom!

8. Polónia: Pierogi

street-food-polonia

Pode comer na rua ou nos mais sofisticados restaurantes! O Pierogi é um clássico polaco – Instagram de @mastalerzagata

Está a ver um ravioli? Agora imagine que dentro desse bocadinho de massa há: carne picada, batatas, legumes, queijo ou, então, estes e outros ingredientes combinados! Agora imagine, passear-se por Varsóvia ou Cracóvia, a comer um, aliás vários destes – um pierogi nunca vem só! Além de fritos, os pierogi vêm muitas vezes na sopa.

9. República Checa: Trdelník

street-food-praga

Numa viagem a Praga, não perca tredelník! Há-os com Nutella!

Permita-nos descrever o tredelník. Um doce, muito doce, em forma de cilindro, douradinho e polvilhado de açúcar! Alguns são ainda recheados com creme, calda ou Nutella!! Poderá  encontrá-los à venda em qualquer barraquinha, quando visitar Praga ou de qualquer outra localidade da República Checa.

10.Turquia: Pão simit

street-food-istambul

Um chá turco, um smit e Istambul ao fundo! – Instagram de @yerimyerim_

É um pão, mas é também um doce. Na Turquia, vêm com sementes de césar e vendem-se por toda a parte. Em Istambul, mesmo nos locais mais turísticos, poderá encontrar carrinhos ambulantes com simits à venda. E lembre-se de pedir um chá para acompanhar.

E em Portugal?

E em Portugal, qual seria a nossa melhor ou mais emblemática comida de rua?
Aqui ficam as nossas sugestões:

  • Pasteis de nata
  • Bolinhos de bacalhau
  • Rissois
  • Bifana
  • Francesinha
    Qual a sua opinião?

*Foto de capa de @@iamgalla