Top 10 Roma: Confira as principais atracções de Roma

Sabia que na antiguidade, a densidade populacional de Roma superava a Nova York dos nossos dias? Ao visitar Roma é impossível ignorar o glorioso passado da cidade, pois o espólio da Roma Antiga encontra-se espalhado por todo lado, misturando-se com a incrível arquitetura renascentista (e não só), o trânsito caótico e o cheiro da pizza! Por hoje, o nosso passeio não é pelo paladar, mas sim pelos principais momentos de Roma. Vamos?

1. Visitar o Vaticano

top-10-roma

Além de ser o centro da Cristandade e a sede da Igreja Católica, o Vaticano é o Estado mais rico do mundo, com direito ao seu próprio banco! Para chegar aqui apanhe o metro de Roma e saia em Ottaviano. A Basílica de S. Pedro foi concebida por Bernini entre 1657 e 1667 e é uma das principais atrações do Vaticano. A visita vale a pena, mas prepare as pernas, porque a fila é longa! Aos domingos, se o Papa está, é comum que venha à janela da praça para saudar os fiéis. Mesmo ao lado está o complexo dos Museus Vaticanos, com uma grande variedade de colecções e cujas principais atracções são a Capela Sistina e o velho apartamento dos Borgia, um dos Papas de Roma.

2. Atravessar a Ponte de Sant’Angelo

Guide to Rome

Depois do Vaticano, volte ao centro caminhando e passe pelo Castelo Sant’Angelo, que na verdade é um mausoléu. Aqui está sepultado o imperador Hadrian, assim como a sua família e outras importantes personalidades da época. No seu interior, existe um museu com belas esculturas, cerâmicas e armas em exposição embora a visita ao castelo seja grátis, caso queira subir e apreciar as vistas, deverá pagar. À saída está a ponte de Sant’Angleo, uma das mais belas de Roma na nossa opinião e cujas esculturas são da autoria de Bernini.

3. Olhar o tecto do Panteão de Roma

visitar-roma

Reconstruído pelo imperador Adriano, por volta de 126, o panteão é outro Top 10 de Roma! É aqui que estão sepultadas importantes figuras italianas, de imperadores romanos, a reis e também vários artistas – compositores, pintores,…. Por exemplo, é no Panteão que estão os restos mortais de Rafael, um dos mais importantes mestres do Renascimento. No interior do Panteão, aprecie com detalhe a cúpula superior, que simboliza a abóbada celeste.

4. Passear na Piazza del Popolo

Guide to Rome Esta é possivelmente uma das praças mais movimentadas de Roma. Aqui está a igreja Santa Maria del Popolo e também a Embaixada do Brasil. No extremo da praça, há uma loja de brinquedos que lhe aconselhamos a visitar.

5. Sentra-se nas escadas da Piazza di Spagna

Guide to RomeEste top de Roma é um excelente lugar para sentar e descansar, enquanto come um gelatto! A praça foi construída no século XVIII e tem 135 degraus (pode contá-los!). Não deixe de atravessar a Via Condotti, uma das ruas mais caras de Roma, onde estão marcas como a Channel, Louis Vuitton, Gucci, Burberry, Prada ou Furla.

6. Atirar uma moeda na Fontana di Trevi

Guide to Rome
A mais icónica fonte da capital e uma das principais atrações de Roma. A Fonte de Trevi foi imortalizada por Frederico Felini, no filme La dolce vita – e hoje é um dos locais mais fotografados em Roma e tinha de estar na nossa lista de Top 10 de Roma!

A primeira reacção dos visitantes é “tão pequena?”, mas depois é impossível não se apaixonarem pela sua beleza e detalhes. Este é possivelmente um dos mais populares locais de Roma (e quem sabe do mundo) para pedidos de casamento! Outra tradição é atirar, de costas, uma moeda e pedir um desejo. Os romanos dizem que se atira uma, com certeza voltará a Roma. Com duas, encontrará o amor e com três moedas, o casamento é garantido! Ah, atire a moeda com a mãe direita e por cima do ombro esquerdo – ou os desejos não se concretizam!

7. Admirar a Piazza Venezia

Guide to Rome

A Piazza Venezia é um monumento à unificação de Itália. Até ao século XIX, a Itália que conhecemos hoje não existia. Existiam, sim, vários estados independentes. Vittorio Emanuele II é considerado o primeiro rei de Itália, responsável por unificar a Península Itálica num único estado. O senhor que está em cima do cavalo é ele!

8. Visitar o Coliseu e tirar muitos fotografias

melhor-de-romaO Coliseu de Roma continua a ser o principal símbolo da capital e é considerado uma das sete maravilhas do mundo. Absolutamente magnífico, é uma construção épica, de um tempo de lutas de gladiadores e em que homens lutavam tigres! O mais incrível é pensar que o Coliseu de agora é uma pequena amostra do original. Com o tempo, além do óbvio desgaste, bancadas foram destruídas (sim, era muito mais alto!), assim como muitos dos seus adornos de mármore foram saqueados. Uma dica, compre os bilhetes com antecedência, pois as filas podem ser longas.

9. Admirar as vistas do Fórum Romano

Guide to Rome

Mesmo ao lado, está o antigo fórum romano e dizem que foi aqui que nasceu Roma. Sinta-se um verdadeiro explorador, enquanto descobre templos e casas e tenta imaginar a vida de há muitos séculos atrás.

10. Apreciar o legado romano no Circus Maximus

monumentos-roma

O Circus Maximus e o Fórum podem ser visitados com um bilhete comum, pois estão no mesmo complexo, ao lado do Coliseu. O espaço é grande e tem muito para explorar. Use calçado cómodo, água e uns snacks, para fazer um picnic.

 

Dicas para uma viagem a Roma:

  • Transportes em Roma: todos estas atracções estão relativamente perto e poderá facilmente caminhar. O metro de Roma, apesar das constantes obras, também pode ser bastante eficaz, sobretudo para chegar ao Vaticano.
  • Alojamento em Roma: Os hotéis em Roma podem ser caros. Mesmo opções mais baratas como pensões ou um hostel em Roma nem sempre são muito económicas. Poderá considerar opções alternativas como o Coach Surfing ou o AirBnb.
  • Como viajar para Roma: de Portugal, existem voos para Roma, com a vantagem de existir voos low cost, operados pela Ryanair.Também a TAP e a Alitália voam para Roma.
  • E depois de Roma? Depois de Roma, não hesite em apanhar um comboio e explorar outras cidades italianas, como Veneza, Florença , Milão ou Nápoles, mas também regiões, como Cinque Terre ou as praias da Sicilia. A linha ferroviária italiana é extensa e irá permitir-lhe visitar outras cidades, em segurança e comodamente!