Visitar Dublin, a capital da Irlanda

Vamos fazer uma aposta: apostamos em como vai ADORAR Dublim? A capital irlandesa é uma das mais vibrantes e divertidas capitais europeias, com música nas ruas e nos pubs – e onde possivelmente vai cantar Wonderwall, dos Oasis umas 56 vezes, enquanto brinda com Guinness! Dublim é uma cidade com muita História, com uma cultura muito própria e cheia de gente simpática!

Visitar Dublin DIA 1: O SUL DE DUBLIM

Principais pontos de interesse de Dublimdublim pontos turisticos

Trinity College, Dublin – Instagram de @thetemplebarinnA República da Irlanda foi fundada oficialmente em 1922, depois de anos de lutas pela independência. A história e determinação dos irlandeses é no mínimo apaixonaste e vale a pena uma visita guiada em Dublin, para descobrir um pouco mais e melhor entender a história da Irlanda!

Não deixe de visitar o Trinity College, nem a Prisão de Kilmainham.

Qual o melhor pub de Dublim?

pub dublin

Atreve-se a começar o dia com uma Guiness? – Instagram @as.the.crow.flies

Escolher um entre os vários pubs de Dublin não é uma tarefa fácil! A cerveja Guinness é boa em todos, os músicos excelentes e o ambiente é sempre animado. Dubliners recomendaram-nos o Grogans pub, em  South William’s Street. E see eles dizem…

Comprar, comprar, comprar! Compras em Dublim

o que fazer em dublin

Livraria em Dublim – Instagram de @joannaabraham91

Na hora das compras, deixe a Primark para segundo plano! É que o verdadeiro mercado de roupa barata está em St.George’s Street Arcade –prepare-se para regatear! Roupas em segunda mão, móveis vintage, livros antigos, galerias independentes e muito mais  – e sim, há também espaços com comida e bebida!

40 Sombras de Verde

A cor da Irlanda é o verde por algum razão. E em Dublin, o  parque  St.Stephen’s Green é o local ideal para explorar as “40 sombras de verde” do país!

Museus de Dublim

museus dublim

The Little Museum of Dublin – Instagram de @elendil_80

Ainda continuando na história, mas desta vez da cidade, o The Little Museum of Dublin é um museu bem especial, que oferece uma viagem alternativa e original ao passado. Aproveite também para visitar o Museu Nacional da Irlanda, a Galeria Hugh Lane ou o Irish Museum of Modern Art.

Visita obrigatória em Dublim: Temple Bar

dublim mapa

Temple Bar, Dublin – Instagram de @bellaveera

Há vários bares e pubs em Dublin e depois há o pub. E esse é o Temple Bar, bem no centro da capital, é também uma excelente oportunidade para experimentar uma boa e típica refeição irlandesa. Aqui os irlandeses continuam a ser os clientes número um.

Visitar Dublin DIA 2: O NORTE DE DUBLIM

Começar bem o dia: Brunch em Dublim

capital irlanda

Brunch em Dublim- Instagram de cidades da [email protected]

Comece o dia com deliciosa pequeno-almoço irlandês – e por favor, não deixe um irlandês mal humorado: não confunda o Irish Breakfast com a versão inglesa (aqui entre nós, são bastante similares!). O Brother Hubbard Cafe é um dos favoritos da cidade, com um delicioso brunch no menu!

O sapateiro das fadas

dublim pontos de interesse

Entra da do National Leprechaun Museum- Instagram de @hellogcoo

Os irlandeses são pessoas que levam a sério os seus duendes e o mundo mágico. Entre no espírito e fique a conhecer mais sobre a mitologia irlandesa, visitando o The National Leprachaun Musuem. O Leprachaun é o sapateiro das fadas e o conhecedor de todos os segredos e tesouros do mundo mágico! Segundo mito, se vir um, não o perca de vista… ou o tesouro esfuma-se no ar!

Arte em Dublim

turismo dublim

Interior da Hugh Lane Gallery -Instagram de @condenasttraveller

Visite a Hugh Lane Gallery e aprecie as cores de Turner, as impressões de Renoir e ainda uma maravilhosa colecção de Francis Bacon. Tal como acontece noutros museus nacionais da Irlanda, a entrada é gratuita e o museu está aberto seis dias por semana. Nas ruas, aproveite também para apreciar a street art em Dublin, já que a cidade é conhecida pelos vários  obras e detalhes de arte urbana.

O Italian Quarter em Dublim

restaurantes dublim

Não deixe de ir ao Italian Quarter jantar – Instagram de @sandro.gulla

Tal como os irlandeses, também os italianos têm uma larga história de emigração. Em Dublin, existe o bairro, normalmente designado de Italian Quarter e onde poderá encontrar deliciosas (e baratos) restaurantes italianos, vai ser quase como ir a Roma!

Caminhar e passear em Dublim

castelo de dublim

Passeio pelas ruas de Dublim – Insgram de @sofiamaced0

Comparada com outras capitais europeias, esta é uma capital pequena e muitas das principais atrações de Dublin estão bastante concentradas, podendo facilmente caminhar de um lado para o outro.  Explore (sem medo!) os vários bairros da cidade e verá quantas surpresas e detalhes vai encontrar.

Junte-se à banda!

passagens dublin

Música num pub de Dublin – Instagram de @giorgiotrasarti

Os irlandeses têm música nas veias – ainda se lembra do Euro 2016, dos adeptos irlandeses a cantarem à polícia ou a adormecer bebés no metro? Junte-se também a grupos locais para cantar e/ou tocar algum instrumento. Todos são bem-vindos. Na praça Smithfield Square, pubs como o Cobblestones Pub são os anfitriões de noites animadas e divertidas, com música tradicional irlandesa e muito mais!

 

Visitar Dublin DIA 3: O QUE VISITAR NOS ARREDORES DE DUBLIM?

A paisagem mais bonita da Irlanda

irlanda pontos DE INTERESSE

Costa irlandesa – Instagram de @dropdead_famous

Vá até a estação Connolly Station e apanhe um dos vários comboios para Greystones/Bray. Depois, saia na cidade de Killiney, uma amorosa cidade costeira. E sabe aquela história do “mais do que destino, importa a jornada”? Aplica-se! Este é sem dúvida um dos mais belos passeios que poderá fazer na Irlanda. Tal como escreveu James Joyce em Ulysses, “na baía de Dublim não se sente o tempo passar”. Saia na estação Killiney e antes de subir a Killiney Hill, pare para um café no acolhedor Druid’s Chair.

Diga “olá” ao Bono dos U2

irlanda fotos

Mural junto à casa do vocalista dos U2 – Instagram de @ann.crow

E já agora, uma curiosidade: no topo, quando vir uma parede toda grafitada, saberá que está junto à casa de Bono dos U2. Sim, ele vive aí e é comum vê-lo a passear pela zona – pode ser que tenha sorte!

 


Informação útil para viajar para Dublim

  • Onde fica a Irlanda? A República da Irlanda está situada na Europa e tem como fronteira a Irlanda do norte. A Irlanda é uma república independente, não fazendo parte do Reino Unido.
  • Onde fica Dublin? A capital da Irlanda está situada a poucas horas da costa, do lado este do país.
  • Hora em Dublin: A Irlanda guia-se pelo horário GMT, o mesmo da Inglaterra ou Portugal.
  • Moeda da Irlanda: A Irlanda aderiu ao Euro, sendo essa a moeda usada no país.
  • Tempo Dublim: O clima na Irlanda caracteriza-se pelos invernos frios e verões suaves. Apesar da ideia comum de que chove muito em Dublim, isso não é verdade. No entanto, são comuns os ventos fortes.
  • Passagem Irlanda: A principal companhia low cost europeia, a Ryanair, é irlandesa e possui voos frequentes para Dublim. A Eurowings, a Iberia Express, a Norwegian Air Shuttle ou a Vueling são outras companhias com voos para Dublim frequentes.
    Se está no Reino Unido, procure viagens de comboio ou de autocarro para Dublim com a Omio, uma vez que os vários países possuem boas conexões à República da Irlanda.
  • Curiosidades sobre Dublin: Em Dublim há uma grande comunidade brasileira. Muitos vêm para trabalhar em Dublin, outros escolherem Dublim para fazer um intercambio na Irlanda e para aprender inglês, por exemplo. A cidade é muito internacional e multicultural. Aqui encontrará gente de todas as nacionalidades – confira outras cidades para fazer intercambio na Europa.