Cancelamento de voos ou voos atraso são daquelas coisas com as quais apenas nos preocupamos quando nos toca a nós, certo? Que fazer perante tal situação? Inspire e expire! Prepare-se para qualquer eventualidade (uma greve da companhia aérea, um desastre natural, etc.) e veja como agir numa situação semelhante.

Voos cancelados: O que fazer antes da partida do voo?

mala de viagem

VEJA AS NOTICIAS
Acompanhe as notícias da atualidade e esteja atento(a) para eventuais acontecimentos de última hora. Mau tempo, como chuvas fortes ou nevões, assim como as greves das companhias aéreas são acontecimentos que podem contribuir para o cancelamento de voos e que possuem cobertura noticiosa. Não se deixe apanhar desprevenido(a)!

SEGUROS DE VIAGEM
Sabia, por exemplo, que apenas um em cada quatro seguros cobrem cancelamentos provocados por vulcões? Informe-se bem sobre o tipo de seguro de viagem que contratou! Muitos seguros estão preparados para situações de greves, por exemplo, confira as condições do seu.

ACOMPANHAR O ESTADO DO VOO EM TEMPO REAL
Hoje em dia, apps como FlightAware ou os próprios sites das companhias aéreas possuem informação de voos em tempo real, onde os passageiros podem conferir o status do voo durante o dia e em tempo real. Deste modo, poderá preparar-se para eventuais ocorrências, assim como procurar uma solução com antecedência.

BAGAGEM
Na hora de fazer a mala, organize a bagagem de forma inteligente. Isto é, coloque os itens que mais necessita (produtos de higiene, carregador de telemóvel, muda de roupa, documentos,…) à parte e garanta que estão acessíveis. Lembre-se: tudo o que lhe possa ajudar e provocar menos stress e ansiedade é um aliado. Recomendamos-lhe também a levar consigo umas bolachas ou fruta e algo com que se possa entreter: um livro, uma revista ou o seu portátil. Sobretudo se está a viajar com crianças, estas são dicas importantes, que lhe ajudarão a lidar com a impaciência dos mais pequenos!

Voos cancelados: O que fazer no aeroporto?seguir-voos_voos-cancelados

COMECE POR TELEFONAR À COMPANHIA AÉREA
Assim que confirmar o cancelamento do voo, inspire e expire! Logo depois, colecte toda a informação sobre o voo cancelado: horários, possíveis razões, número de voo, etc.

A fase seguinte é telefonar à companhia aérea e tentar reservar um novo voo. Sugerimos-lhe o telefone, porque as operadoras aéreas fazem a reserva à medida que lhes vão chegando os pedidos. Ao telefonar, estará a evitar as filas e possíveis atrasos provocados pelas queixas dos outros passageiros.
E lembre-se, caso já tenha feito o check in e enviado a bagagem, informe-se sobre a política de bagagens da companhia com que viaja.

ACOMPANHE TUDO NAS REDES SOCIAIS
Lembre-se, você pode não estar feliz com a situação, mas a companhia da aérea também não. Cada vez mais, as operadoras tentam facilitar a vida aos passageiros, comunicando nas redes sociais o máximo de informação possível. Siga o Twitter e/ou o Facebook da companhia com que viaja para obter mais informação em tempo real.

Direitos dos passageiros: voos cancelados vs voos com atrasovoos-cancelados-hoje

Os voos na União Europeia estão protegidos pelo “Sistema de compensação da União Europeia por recusa de embarque e atraso dos voos”. Este tratado é válido para situações em que existe cancelamento de voos ou atraso de voos.

VOOS CANCELADOS
– Reembolso do bilhete num prazo de 7 dias;
– Assistência, ou seja, refeições e bebidas, alojamento num hotel, transporte entre o aeroporto e o local de alojamento, duas chamadas telefónicas, dois emails, entre outras facilidades:

Quanto a indemnizações, estes são os valores:
– 250 euros para todos voos até 1 500 km;
– 400 euros para os voos intra-UE com mais de 1 500 km e para todos os outros, entre 1 500 e 3 500 km;
– 600 euros para os restantes.

 

VOOS ATRASADOS
– Atrasos longos (2 horas ou mais e em função da distância do voo): os passageiros têm direito a refeições e bebidas, assim como a duas chamadas, entre outras.
– Hora de partida prevista para o dia seguinte: direitos dos passageiros dão-lhe acesso a um quarto de hotel, assim como a transporte do aeroporto ao hotel e vice-versa.
NOTA: Isto não se aplica em casos de greves, catástrofes naturais, atrasos provocados por passageiros desordenados ou voos aterrados devido guerras, por exemplo. Leia mais sobre os seus direitos AQUI.

QUE MAIS POSSO FAZER SE O MEU VOO FOR CANCELADO?seguir-voos_voos-cancelados

Neste ponto, já telefonou à companhia, já tem um novo voo marcado. Mesmo assim, não deixe de reclamar por escrito. Existem vários sites que se dedicam exclusivamente a apoiar passageiros com voos cancelados. Na app da União Europeia, Direitos dos Passageiros, também encontrará dicas úteis para lidar com possíveis cancelamentos de voos.
Outra opção é sempre recorrer a associações do consumidor ou a um advogado.

Tente manter a serenidade, pois gritar com os empregados da companhia aérea não lhe vai ajudar.
Lembre-se também de guardar todos os recibos e talões de gastos extras e junte-os à sua reclamação escrita.
Recorra a sites como a Omio para procurar viagens alternativas, seja de avião, comboio ou de autocarro na Europa. Não desespere, há sempre uma alternativa e, no final, irá tudo correr bem!