Vai viajar para a Grã-Bretanha na primavera? Está com sorte! Reserve a sua viagem de comboio para as principais cidades britânicas por uma fração do preço nornal. A Omio e a Virgin Trains juntaram forças numa exclusiva oferta que poderá levá-lo a poupar até 75% no preço do bilhete! É mesmo uma pechincha!
Maravilhe-se com a paisagem de Oxenholme em Lake District, assista a “Harry Potter e a criança almadiçoada” no West End de Londres, descubra a magia da Escócia em Glasgow e Edimburgo ou passeie pelas mecas da música de Manchester e Liverpool!
Comboios London-Manchester Ida e Volta |
|
Comboios London-Liverpool Ida e Volta |
|
Comboios London-Oxenholme Ida e Volta |
|
Comboios London-Glasgow Ida e Volta |
|
Comboios London-Edinburgh Ida e Volta |
Sediada na Estação de Euston em Londres, a Virgin Trains é uma das principais companhias ferroviárias da Grã-Bretanha. Faz ligações entre Inglaterra, Gales e Escócia. Os seus comboios de alta velocidade, modernos e de cores distintas (branco, amarelo e vermelho), oferecem viagens confortáveis a um preço acessível.
Sabemos que existe muito para conhecer e fazer na Europa, mas quem não gosta de viajar pela beleza e grandiosidade da Grã-Bretanha? Comece hoje mesmo a planear a sua próxima viagem para Inglaterra e Escócia com a Omio e a Virgin Trains!
Comboios para Londres | Comboios para Edimburgo | Comboios para Cardiff | Comboios para Belfast
A rede ferroviária no Reino Unido consiste na junção nos caminhos de ferro da Escócia, da Inglaterra, da Irlanda do Norte e do País de Gales. E é considerada uma das mais antigas do mundo, com algumas linhas regionais em uso desde 1840. É também uma das mais movimentadas do mundo, tendo em 2013 superado a marca dos 1.5 bilhões de passageiros.
Desde os tempos da Revolução Industrial, que o comboio é uma parte importante na cultura e na sociedade inglesa. Atualmente, há uma grande variedade de empresas ferroviárias privadas, que operam por todo o Reino Unido - o que explica também a importância deste sector para a economia britânica. São mais de 20 mil viagens de comboio, 2 500 estaçoẽs e cerca de 58 biliões de passageiros por ano! O mapa ferroviária ultrapassa os 32 mil quilómetros.
Além do lazer, é comum no Reino Unido, viver e trabalhar em locais diferentes, o que leva a que muitas pessoas usem o comboio como meio de transporte diário. Viajar de comboio é fácil e cómodo. E além de poder viajar de norte a sul, pelos quatro países do Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales), ainda pode viajar de comboio para Paris, Amesterdão ou Bruxelas, por exemplo. Algumas das viagens de comboio mais populares são: o viaduto Dent Head, que pode ser admirado na rota de Settle para Carlisle ou (a nossa favorita!) a viagem pela costa de Cumbrian, durante a viagem de comboio de Carlisle para Carnforth.
A extensa rede ferroviária do Reino Unido, permite-lhe chegar facilmente a qualquer cidade, vila ou aldeia. As estações tendem a estar bem comunicadas com os transportes públicos e bem servidas de comércios, salas de espera, cacifos assim como pontos de informação.
A pensar viajar pelo Reino Unido? Use o nosso mapa abaixo, para encontrar diversas dicas e sugestões para viagens de um dia (bate-volta) no Reino Unido - seja de comboio ou autocarro. Clique nas viagens para obter mais informação sobre os preços.
Os preços da viagem foram retirados da Omio a 7 de novembro de 2017 para um bilhete de ida, comprando com um mês de antecedência da data da viagem. Os preços podem estar sujeitos a alterações.
Foram muitas as alterações no panorama ferroviário do Reino Unido nos últimos anos, a começar pela privatização dos serviços na década de 90. Hoje, grande parte das infra-estruturas pertencem à Network Rail, todavia são muitas as empresas privadas a operarem no Reino Unido. Ora veja: Arriva Trains Wales, c2c Rail Limited, Chiltern Railways, CrossCountry Trains, East Coast trains, East Midlands Trains, Eurostar, First Capital Connect, First Great Western Trains, First Hull Trains, First TransPennine Express, Grand Central, Greater Anglia, Heathrow Connect, Heathrow Express, London Midland, London Overground, Merseyrail, North Yorkshire Moors Railway, Northern Rail, ScotRail, South West Trains, Southeastern, Southern e Virgin Trains.
A privatização das redes ferroviárias no Reino Unido criou um ambiente feroz, no que toca à concorrência entre as várias empresas. São mais de 25, as empresas de comboios que operam actualmente viagens no Reino Unido, disponibilizando vários serviços e horários de comboios aos passageiros.
Abellio Greater Anglia: A Abellio Greater Anglia é a principal empresa de comboios a operar no leste da Inglaterra. Os comboios Abellio viajam para cidades Essex, Suffolk, Norfolk, Hertfordshire ou Cambridgeshire .
LNER: Antes conhecida como Virgin Trains East Coast, a LNER é uma das empresas de comboio mais importantes do Reino Unido. Com ela, pode viajar de Hull para Inverness, no norte da Escócia ou de Londres até às Highlands escocesas.
Arriva Trains Wales: A Arriva Trains opera cinco importantes viagens no País de Gales. Entre o norte de Gales e as Midlands; entre o norte do País de Gales/Manchester e o sul; mais a linha da costa para Swansea e Cardiff e ainda a linha para Manchester e Crewe.
C2C: A c2c sobretudo uma empresa de comboio de passageiros, com viagens para fora de Londres. Os comboios c2c circulam pelas linhas London, Tilbury e Southend Rail, da Fenchurch Street até Essex, em East London, com cerca de oito viagens de comboio a cada hora durante os horários de pico.
East Midlands Trains: Os comboios East Midlands Trains operam viagens interurbanos e regionais, circulando pelas estações de London St Pancras e Leeds, Sheffield, Corby, Nottingham, Derby e York. .
Great Western Railway: A Great Western Railway é a principal empresa de caminhos de ferro do sudoeste de Inglaterra e do sul do País de Gales. A Great Western tem ofertas de viagens em Devon, Cornwall, Somerset, Bristol, Berkshire, Wiltshire e Gloucestershire.
First Hull Trains: Os comboios First Hull têm apenas uma viagem que vai da estação King's Cross de Londres até Hull. Os comboios First Hull funcionam seis vezes por dia durante a semana e cinco ao finam de semana.
First TransPennine Express: Os comboios First TransPennine Express opera três viagens principais pelo norte da Inglaterra. O North TransPennine vai de Liverpool e Manchester até Hull, York, Scarborough, Middlesbrough e Newcastle. O Transpennine Sul de Cleethorpes para Manchester e o TransPennine North West de Manchester a Edimburgo.
Merseyrail: A Merseyrail opera as viagens de comboio que passam por Merseyside e Liverpool ao longo de duas linhas: a do norte entre Southport e Liverpool e a linha Wirral, que liga Liverpool à Península de Wirral, através do túnel ferroviário de Mersey.
Northern Rail: A Northern Rail é empresa de comboios do Reino Unido, que opera a maioria dos comboios entre as principais cidades do norte da Inglaterra (incluindo Leeds, Liverpool, Manchester, Newcastle e Sheffield). A Northern Rail é a principal empresa de comboios da Cumbria, Cheshire, Lancashire, Northumberland e Yorkshire.
ScotRail: A ScotRail é a principal empresa de comboios na Escócia e norte da Inglaterra, conectando Newcastle e Carlisle a Londres. A maioria dos comboios ScotRail viaja pelas principais cidades escocesas, como Edimburgo, Oban, Sterling, Glasgow, Inverness, Aberdeen, Dundee e Wick.
Southern: Os comboios Southern operam principalmente entre Londres, East e West Sussex, Surrey, Kent e Hampshire. Esta empresa viaja pelas principais cidades, incluindo Hastings, Southampton e Lewes. O Southern também opera o Gatwick Express, o comboio transfer que circula entre London Victoria e o Aeroporto Internacional de Gatwick.
South Western Railways: A South Western Railways opera os comboios da estação de Waterloo em Londres, para destinos no sudoeste da Inglaterra, incluindo Surrey, Hampshire, Dorset, Devon, Somerset, Berkshire e Wiltshire. A South Western Railways também possui comboios para a Isle of Wight, sob o nome Island Line Trains.
Virgin Trains: A Virgin Trains opera comboios de longa distância na linha principal da costa oeste, entre Londres, West Midlands e o norte do País de Gales, assim como as principais cidades da Escócia. A Virgin Trains conecta as principais cidades do Reino Unido, incluindo Londres, Birmingham, Manchester, Liverpool, Edimburgo e Glasgow.
Eurostar: Os comboios Eurostar asseguram as viagens ferroviárias entre os comboios internacionais da Europa continental com o Reino Unido e viajam através do Canal da Mancha. Os comboios Eurostar partem de Paris, Lille, Lyon e Bruxelas e chegam à estação London St Pancras.
Para as viagens internas, existem vários tipos de comboio no Reino Unido. As principais cidades estão ligadas por comboios mais rápidos. Porém, as viagens regionais e no interior, tendem a ser mais demoradas. A pensar nisso, os operadores facilitam comboios com ar condicionado, casas-de-banho, etc. Alguns comboios já disponibilizam de acesso gratuito ao WiFi, porém em outros, a Internet está apenas acessível aos viajantes do vagão de Primeira Classe e mediante o pagamento de uma pequena taxa. Para as viagens para fora do Reino Unido, o Eurostar é sem dúvida um dos serviços mais populares, já que além de rápido, faz rapidamente a ligação entre o Reino Unido com grandes cidades europeias, como Paris, Bruxelas ou Amesterdão.
Como viu, há várias empresas de comboio a operar no Reino Unido e na hora de comprar bilhetes de comboio, nada melhor do que usar a Omio para simplificar todo o processo.
A Omio é um site de pesquisa de viagens, que reúne numa única plataforma todas as viagens de comboio, mas também voos e viagens de autocarro, para qualquer destino dentro da Europa. Com a Omio, só precisa de indicar o local de partida e de chegada, assim como a data e logo verá todas as opções disponíveis - e no seu idioma e moeda.