Viagens de comboio: Razões e vantagens para viajar de comboio pela Europa

Por mais prático que seja o avião, ainda há locais na Europa onde só é possível chegar de comboio. As companhias ferroviárias de vários países trabalham cada vez mais em conjunto, proporcionando viagens além fronteiras cómodas e seguras.

As viagens de comboio tendem a ser mais baratas e aposta-se cada vez mais em efectivos programas, ofertas e descontos - para grupos, menores de idade, famílias numerosas, etc. Além disso, se planeia viajar com animais ou com muita bagagem, o comboio continua a ser um meio de transporte mais flexível.

O comboio continua a ser um dos meios de transporte mais seguros do mundo! As empresas ferroviárias apostam cada vez mais em serviços de comboios de alta velocidade, assim como em comodidades como WiFi, tomadas ou refeições a bordo. E se pode viajar, evitando o stress do trânsito ou do aeroporto, por que não aproveitar?

Talvez estejamos mesmo "a ver demasiados filmes" e "ler muitos livros", mas a verdade é que há um certo romantismo nas viagens e comboio. O comboio permite viajar ao mesmo tempo que aproveita e apreciar a paisagem. Talvez seja por isso que tantos viajantes o preferem.




Viagens mais populares na Europa

Na Europa, a Itália e a Espanha são dois dos países onde mais se viaja de comboio - seja por turismo, seja por razões profissionais. Também na Europa central, o comboio é muito usado para viajar por países como a Alemanha, a Austria, a França, a Suíça, a República Checa ou a Hungria, já que a proximidade geográfica facilita a viagem entre os países. Quanto à popularidade, além dos comboios rápidos TGV em França ou o AVE da Renfe (em Espanha), estão também os comboios Trenhotel Lusitânia, que todos as notes viajam entre as duas capitais da Peninsula Ibérica e o comboio Eurostar, que viaja entre Paris e Londres, atravessando o Canal da Mancha.