A maioria das empresas ferroviárias da Europa são operadas pelo Estado, é o caso da Deutsche Bahn na Alemanha, da SCNF em França, da CP em Portugal ou da Trenitalia em Itália. Segundo as orientações em 2019, novas companhias privadas poderão começar a explorar os mercados ferroviários da Europa. Com isso em mente, as principais operadoras começam já a modernizar-se, investindo em melhores e mais modernos serviços e trabalhando em conjunto com outras companhias, de modo a oferecer novos percursos de viagem na Europa. Isto, porque o grande desafio dos caminhos-de-ferro é conseguir ultrapassar as ofertas das companhias aéreas low cost e dos voos baratos. Atualmente, quem está a viajar na Europa, pode contar com cada vez mais viagens de comboio internacionais, como é o caso dos comboios de Barcelona para Paris, feitas através do AVE, o comboio rápido da Renfe; circular com o Eurostar entre Paris Londres ou através da Obb e da Deutsch Bahn viajar entre Praga, Budapeste e Viena, pela Europa central.
Há mais de vinte anos a percorrer o Canal da Mancha, o comboio Eurostar circula entre o Reino Unido, França, Bélgica e Holanda. As vantagens do Eurostar são muitas: viagens baratas, superando muitas vezes os voos; mais espaço para a bagagem (e para as pernas) e ainda vários horários - há mais comboios Eurostar do que voos Paris Londres. Este serviço possui ainda estações com ligações aos comboios SNCF, Deutsche Bahn e SNCB, permitindo a passageiros de vários países usar deste serviço.
A Renfe é a mais importante transportadora de comboios em Espanha. A companhia foi fundada em 1941, após o fim da Guerra Civil Espanhola, com o principal objetivo de reconstruir as infraestruturas dos caminhos-de-ferro. Atualmente, a Renfe possui um leque de serviços variados, desde comboios regionais ao AVE (comboio de alta velocidade), que viajam por todo o país. Além das viagens de comboio em Espanha, a Renfe também possui viagens de comboio em Portugal, com comboios regulares para as cidades de Lisboa ou Coimbra.
A Deutsche Bahn é a empresa estatal alemã, que gere os comboios na Alemanha e é a segunda maior empresa de transportes do mundo. Fundada em 1994, após a reunificação da Alemanha, nasce da fusão entre a ferroviária que servia o lado ocidental a Deutsche Bundesbahn com a Deutsche Reichsbahn, que operava no este. Atualmente, os trajectos mais populares incluem viagens para as principais cidades alemãs, como Berlim, Hamburgo, Colónia ou Frankfurt. A Deutsche Bahn possui também conexões internacionais, com viagens para a Suíça, França, Itália, República Checa, entre outros da Europa. Se vai viajar de comboio na Alemanha, informe-se também dos vários cartões de desconto existentes, antes da sua viagem.
Desde 2000, que a Trenitalia é gerida pelo governo italiano, sendo a principal companhia de comboios no país e também a mais antiga. Além de comboios regionais, possui também viagens de longa distância por toda a Itália, viajando pelas principais cidades, Roma, Florença, Milão, Nápoles, Torino, etc.; assim como viagens internacionais, com comboios para Paris, Zurique, entre outras cidades. E num país tão belo como este, vale mesmo a pena viajar de comboio por Itália para apreciar as maravilhosas paisagens do país.
Os comboios SNCF, abreviatura de Société Nationale des Chemins de fer Français, são a principal empresa ferroviária a operar os comboios em França e não só! Além das viagens de comboio domésticas, em França a SNCF opera também várias viagens de comboios internacionais, com destino aos países vizinhos, como Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça e até Reino Unido.