Os bilhetes de comboio podem ser comprados diretamente com a Omio

A Omio é a melhor escolha para comprares bilhetes de comboio em Portugal e na Europa. Só precisas de colocar a cidade de origem e destino na plataforma, escolher as respetivas datas, e estarás a um clique de distância de encontrar a tua viagem. Podes comprar os bilhetes de comboio diretamente com a Omio, e se descarregares a nossa APP nem precisas de imprimir o bilhete. Mostra o bilhete da viagem no ecrã do teu telemóvel ao revisor ou fiscal do comboio quando entrares ou ocupares o teu lugar, e já está.

Informações das empresas de comboios

A principal empresa de caminhos de ferro a operar em Portugal é a Comboios de Portugal, também conhecida como CP, e é uma companhia estatal. Os comboios CP fazem a ligação entre diferentes cidades portuguesas, do Norte ao Sul do país, assim como à fronteira com Espanha. Por outro lado, os comboios Fertagus circulam entre a estação de Roma-Areeiro e Setúbal, e pertencem à Fertagus, uma empresa privada de caminhos de ferro.

Estações de comboios e destinos

As estações de comboios principais são Porto Campanhã, Coimbra B e Lisboa Santa Apolónia ou Lisboa Oriente. Assim, a partir do Porto podes viajar para vários destinos, como Aveiro, Braga, Guimarães, Valença, Coimbra e Pocinho, na região vinhateira do Douro, entre outros. Por outro lado, desde Coimbra podes apanhar comboios para o Porto e ter como destino a Figueira da Foz e o Entroncamento, ou então seguir até Lisboa. Já a partir de Lisboa, os destinos mais usuais são Coimbra, Porto, Covilhã, Guarda, Évora e Tomar.

Comboios Train. Source: Shutterstock

Rotas populares de comboios

As rotas mais populares de comboio têm como ponto de partida ou destino as cidades do Porto e Lisboa. Os comboios Lisboa-Porto e em sentido contrário são os mais comuns, com viagens diárias entre estas duas cidades. Se escolheres viajar no Alfa Pendular podes contar com um itinerário aproximado de 2 horas e 35 minutos. A viagem de comboio Intercidades demora um pouco mais, mas o preço também é mais económico. Além disso, podes viajar nos comboios de Lisboa para o Alentejo e nos comboios do Porto para o Minho e Douro. Já nos transportes internacionais, a linha Porto-Vigo é uma das mais procuradas, com uma duração de cerca de 2 horas e 30 minutos.

Ofertas e tarifas de comboios

Podes beneficiar de ofertas e tarifas de desconto em viagens de comboio no site da Omio. Os bilhetes de comboio entre Lisboa e Porto podem ter desconto se comprados com 10 ou mais dias de antecedência, por isso aproveita os momentos certos. Em todo o caso, deves confirmar as condições necessárias para usufruíres desta e de outras promoções. Os preços especiais têm lugares limitados, mas os valores a pagar podem rondar mais ou menos os 5 € por viagem, o que é uma excelente oportunidade.

Comboios : Tipos de comboios

Podes viajar em diferentes tipos de comboios em Portugal. Assim, os comboios Urbanos circulam nas zonas metropolitanas de Porto, Lisboa e Coimbra, e são carruagens espaçosas com alguns lugares sentados e muitos lugares para viajares em pé. Não existem lugares marcados nem casas de banho. Os comboios Alfa Pendulares são modernos, rápidos e funcionam com lugares marcados.

Podes beneficiar de serviços cómodos, como Wi-Fi gratuito, bar e cafetaria ao longo do percurso. Por outro lado, as carruagens dos comboios Intercidades são um pouco mais antigas e estes demoram mais tempo a chegar ao destino, em comparação com o Alfa Pendular, sendo também necessário reservar um lugar. Os comboios Regionais e InterRegionais fazem a ligação das zonas mais rurais do país aos grandes centros.

Por norma são transportes um pouco mais lentos, o que faz com que a duração da viagem de comboio seja mais extensa. Por essa razão, os comboios Regionais e InterRegionais costumam ter casa de banho, o que é uma vantagem, apesar de as carruagens serem bastante básicas.

Comboios Happy Couple. Source: Shutterstock

Comboios: Perguntas Frequentes

1. Eu tenho um voucher, como posso imprimir o meu bilhete?

  • Quando tiveres o teu voucher, podes dirigir-te a qualquer bilheteira da CP em Portugal para efetuares a troca pelo bilhete. Este serviço é gratuito. Em alternativa, descarrega a nossa APP, e assim já não precisas de ir a uma estação de comboios tratar da troca.

2. Quais são os serviços oferecidos pela CP Comboios de Portugal às pessoas com mobilidade reduzida?

  • As pessoas com mobilidade reduzida enquadram-se na categoria Clientes com Necessidades Especiais, e a CP assegura o acesso ao transporte ferroviário, tanto nas estações como nos comboios que assim o permitam. Isto inclui o acesso a máquinas automáticas de venda de bilhetes e assistência no embarque e desembarque dos comboios. O SIM é o Serviço Integrado de Mobilidade, que agiliza o processo dos clientes de mobilidade reduzida. Para beneficiares deste serviço deves preencher uma requisição online ou ligar para o (+351) 218 050 653.

3. Quanti bagagli posso portare a bordo su ITA Bus? Posso portare la mia bicicletta?

  • No Sud Expresso, Lusitânia Comboio Hotel e Celta, podes levar até três volumes com o tamanho máximo de 85x55x35 cm, desde que caibam no espaço dedicado às bagagens. Nos restantes comboios podes transportar um volume por passageiro, mas não contam para este número os computadores portáteis, malas de mão e equivalentes. Podes trazer a tua bicicleta nos comboios suburbanos e Intercidades, no entanto, no Alfa Pendular as bicicletas têm de estar desmontadas e empacotadas como bagagem.

4. Quais são os serviços a bordo dos comboios?

  • Os Alfa Pendular e Intercidades oferecem o serviço de Wi-Fi, cafetaria e bar a bordo dos comboios. Nos comboios Urbanos, Regionais e InterRegionais não estão disponíveis estes serviços.

5. Posso levar animais de estimação nos comboios?

  • Podes levar animais de estimação nos comboios suburbanos, desde que estejam colocados num recipiente adequado a transporte e possam ser transportados como bagagem de mão.

6. Quais são as razões para os comboios se atrasarem?

  • As razões mais comuns para os comboios se atrasarem são o congestionamento da linha ou a supressão de serviços.

7. O meu último comboio foi cancelado, o que devo fazer?

  • Se o teu último comboio foi cancelado, podes pedir para revalidar, sem taxas, o bilhete para o comboio no dia seguinte ou solicitar o respetivo reembolso. Em qualquer dos casos, deves dirigir-te à bilheteira da CP.

8. O que devo fazer se o meu comboio se atrasar?

  • Os atrasos na circulação de comboios são comunicados nos altifalantes e/ou painéis informativos na respetiva estação de comboios, com a indicação do tempo de demora. Deves consultar os horários dos comboios e proceder de acordo com as instruções recebidas. Em alternativa, dirige-te ao balcão de informações da estação de comboios ou bilheteira para teres informações adicionais.

9. As crianças menores de 12 anos podem viajar gratuitamente?

  • As crianças até aos três anos de idade podem viajar gratuitamente nos comboios, desde que acompanhadas por um adulto e não ocupem lugar. Entre os quatro e os 12 anos, os menores têm um desconto de 50%.

10. Quando posso fazer uma reserva de grupo?

  • As reservas de grupo aplicam-se a um conjunto de no mínimo 10 pessoas, sendo que nos comboios Urbanos de Lisboa o número mínimo para as reservas de grupo é de 15 pessoas.

 

Viagens de comboio mais populares com a Comboios De Portugal