Viagem a Itália: Cinque Terre

qui, 18 de jul
Viajar na Europa é fácil!
Viagens baratas e rápidas com mais de 800 empresas oficiais
Viagens à sua medida!
Comboios, autocarros e voos para viajar por toda a Europa
Onde quer que esteja!
Porque as viagens não terminam com a compra do bilhete, estamos aqui para o que der e vier!

Essas empresas confiam em nós e
nós vendemos as suas viagens!

Trenitalia
Easyjet
Deutsche Bahn
SNCF

Cinque Terre: As 5 terras de Itália

Sobre Cinque Terre, Itália

Cinque Terre significa cinco terras e esta é uma das regiões mais visitadas em Itália e uma das mais belas viagens de comboio da Europa! Situada na costa da Riviera Ligure, estas pequenas localidades são terras de pescadores e de agricultores, de casas coloridas (para que os pescadores as localizassem facilmente ao longe, assim como às respectivas famílias), portos secretos e vinhas cultivadas nas encostas das montanhas!
Cinque Terre vai de Punta Mesco, que está perto de Levanto e o cabo de Montenero, junto a Portovenere. As comunas de Monterosso, Vernazza e Riomaggiore compõem o conjuto das Cinco Terras..


viagem italia


Cinque Terre turismo e tours pelas cinco terras Itália

Visitar Riomaggiore

Segundo a lenda, Riomaggiore foi fundada por uma comunidade de refugiados gregos no século VII. A aldeia encontra-se dividida em duas zonas: a parte dos camponeses, também conhecida como Città Vecchia (Cidade Velha), a norte e a sul, pela parte dos pescadores. Uma das principais atracções de Riomaggiore é a Igreja de San Giovanni Battista, que remonta a 1340, o Oratorio di Santa Maria Assunt do século XV e o Santuario di Montenero, que muitos dizem ser o edifico mais antigo desta cidade italina e por isso, é um dos locais a visitar em Riomaggiore.

Visitar Manarola

Manarola é uma pequena aldeia de Riomaggiore, mas muitos defendem que a aldeia é mais antiga ainda! Ao visitar este destino em Itália, não ficará indiferente ao centro histórico de Manarola, onde poderá visitar a Torre do Sino e a igreja gótica de San Lorenzo (que foi construído em 1338). É aqui que está a famosa Via dell'Amore , um caminho de cerca de 20 minutos, com vistas lindas e onde os apaixonados gostam de deixar os seus cadeados e juras de amor!
Já agora, uma curiosidade sobre Manarola: aqui as celebrações de Natal são vividas com muita intensidade. Manarola é conhecida por organizar a maior ceia de Natal do mundo! Uma boa razão para visitar Cinque Terre no inverno!

Visitar Corniglia

Situada na comuna de Vernazza, Corniglia é a única localidade de Cinque Terre que não possui vista para o mar, uma vez que está situada no topo da falésia, rodeada de vinhas - um espectáculo que vale a pena vir! Além disso, e talvez por ser a menor terra destes cinco destinos de Itália, muitas visitantes acabam por não visitar Corniglia. Tenha também em conta, que a única forma de chegar a Corniglia é caminhando. Existe uma (looonga) escadaria desde Lardarina que permite a ligação à cidade: um total de 382 degraus - sim, nós contamos!

Visitar Vernazza

Vernazza é uma das mais populares regiões vinícolas de Itália. O vinho Vernazza é bastante popular e ao chegar aqui, um brinde nas vinhas, com vista para o mar é obrigatório!
Uma das principais atracções é o porto Vernazza! Este porto natural, encontra-se como que escondido entre as rochas como se de um segredo se tratasse!
Também aqui encontrará vários edifícios históricos, como a Santa Margherita di Antiochia, do século XIII, a Rorre di Belforte ou o Castello dei Doria! Mais voltado para o turismo religioso, há muitos peregirnos que vêm a Vernazza para visitar o Santuario di Nostra Signora delle Grazie e o Santuario di Nostra Signora di Reggio, que se encontram a cerca de 2 km do centro de Vernazza.

Visitar Monterosso al Mare

Monterosso al Mare é a maior das Cinque Terre e também a mais populosa, fazendo obrigatoriamente parte do roteiros de viagem daqueles que passam por Cinque Terre. Quem chega de comboio a Monterosso, chega ao distrito de Fegina, onde encontrará a conhecida estatua de Nepturno, com 14 metros de altura e cimento puro! Impressionante!
Entre os principais monumentos de Monterosso al Mare, inclua no seu tour uma visita à Igreja de San Giovanni Battista, cuja obra foi concluída em 1307. Outro local obrigatório é o Convento dei Cappuccini , onde poderá encontrar várias obras e pinturas famosas, como a célebre "Crocifissione" de Antoon van Dyck.

Voltar ao topo

Cinque Terre Turismo

Tudo o que necessita de saber antes de viajar para Cinque Terre, em Itália:

Idioma:

Italiano

Moeda:

Euro

Clima

Agradável, durante todo o ano

Horário:

UTC/GMT +1 hora
(uma hora a mais do que em Portugal

Cinque Terre dicas de viagem

De clima agradável, com pouca chuvas ou ventos, Cinque Terre é uma boa ideia durante todo o ano. Como as montanhas protegem a localidade, mesmo em dias mais ventosos o clima de cinque terre inverno é suave. A melhor época para visitar Cinque Terre é entre março a outubro, mas não se esqueça que julho e, sobretudo, agosto são os meses de temporada alta na Europa, o que significa mais gente e preços mais altos também.
Para aproveitar bem o dia, pode optar por dormir na região, numa das localidade ou em La Spezia ou até em Génova, onde possivelmente encontrará alojamento barato com maior facilidade!

Voltar ao topo

Cinque Terre Tours: Viagens baratas e transportes em Itália

Viajar para Cinque Terre de avião
O aeroporto mais próximo de Cinque Terre é o Aeroporto Internacional Cristóvão Colombo, que é o maior da região de Ligúria e está situado perto de Gênova, a 111 km. Outra opção é Aeroporto de Pisa-San Gius, localizado em Pisa e a 84 km da região.

autocarros cinque terreViajar para Cinque Terre de autocarro
A Megabus, a Baltour e a Flixbus têm viagens em Itália frequentes, circulando entre as cidades da Italia, como Roma, Milão, Torino ou Bolonha e a região de Levante. No Parque de Cinque Terre existem também alguns autocarros disponíveis, que ligam o centro de cada localidade aos santuários, por exemplo.

Viajar para Cinque Terre de comboio
A estação de caminhos de ferro mais conveniente é a estação La Spezia, aqui chegam vários comboios rápidos de toda a Itália e ainda poderá apanhar os comboios regionais que viajam pelas 5 terras. Quanto aos horários dos comboios, existem comboios entre as 6h00 e as 24h00, com uma frequência média de um comboio a cada 30 minutos.

 


Pesquisar, comparar e reservar viagens em Itália com a app Omio

Pesquise viagens em tempo real, onde quer que esteja! A app Omio encontra-se disponível em Português Brasileiro e em Português Europeu e oferece-lhe toda a informação sobre comboios, autocarros e voos em Itália.

 

Como se deslocar em Cinque Terre

Viajar de autocarro em Cinque Terre

Embora existem autocarros, estes são autocarros elétricos e operam pequenas rotas dentro de cada localidade.

  • Riomaggiore: Circula entre o centro da vila e o cemitério. Alguns viagens incluem passagem para Biassa Colle del Telegrafo.
  • Manarola: Vai do centro de Manarola ao estacionamento e depois continua até Volastra.
  • Corniglia: Viagens entre a estação de caminhos de ferro e o centro.
  • Vernazza: Além das aldeias vizinhas, o autocarro de Vernazza viaja até ao santuário.
  • Monterosso: Também aqui o autocarro viaja até ao santuário.

Melhores formas de visitar Cinque Terre

Para viajar entre as várias localidades, existem três possibilidades: viajar de comboio, ir de barco ou caminhar.
Quanto à direcção, a maioria dos viajantes opta por fazer a rota La Spezia Levanto e ir saindo a meio, para explorar os várias povoações. Fazer o oposto (Levanto - La Spezia) também é uma possibilidade. No fundo, tudo depende de como preferir organizar a sua viagem e quanto tempo passar em Cinque Terre - muitos viajantes visitam Cinque Terre em apenas um dia e há aqueles que dedicam um dia a cada terra.


Esta é possivelmente a forma mais popular de visitar Cinque Terre. O comboio La Spezia Levanto em cerca de 30 minutos percorre todas as terras.
Para poder e entrar sair nas várias terras sempre que quiser, terá de adquirir o Cinque Terre Card - os preços variam e existem descontos para crianças e famílias.


A Omio não possui informações sobre viagens de barco na Europa, ao contrário do que acontece os as viagens de comboio por Cinque Terre, que poderá pesquisar no site.
Na região, encontrará várias ofertas e serviços de turismo com viagens de barcos por Cinque Terre. Os preços das viagens variam, havendo viagens desde 11 euros.


Os amantes do trekking têm aqui uma oportunidade de pôr as perninhas a trabalhar. Existem 3 caminhos de trekking em Cinque Terre, com diferentes níveis de dificuldade: o Sentiero del Crinale (o caminho alto), Via dei Santuari (a estrada dos Santuários) e o Sentiero Azzzurro (o caminho azul). Leia mais abaixo.


Independentemente da forma que optar para explorar Cinque Terre, leve sempre calçado confortável e resistente. Quer no porto, quer nas praias de Cinque Terre não encontrará areia, mas sim pequenas pedras, já que toda a zona é bastante rochosa!

Algo que surpreende muitas vezes quem viaja por Itália é que muitas das praias italianas são privadas. Isto acontece também com as praias de Cinque Terre - existem opções gratuitas, mas a maioria e aquelas com menos gente são muitas vezes privadas!


Voltar ao topo

Actividades em Cinque Terre

Além de aproveitar as praias e a paisagem da região, considere explorar outras atividades. Aventure-se também em atividades ao ar livre, desfrutando o contacto com a Natureza. Cinque Terre tem muito para oferecer aos seus viajantes. Ora veja!

  • Desportos aquáticos
    O mar azul turquesa e cristalino do Parque Nacional de Cinque Terre é muito sedutor! Na região irá encontrar escolas de vela, assim como empresas que alugam kayaks e todo o equipamento que necessita para a prática de windsurf.Esta zona é ideal para a prática de mergulho, mas recorde-se de pedir permissão, pois há várias áreas protegidas e nas quais é proibido mergulhar.

  • Hiking e trekking em Cinque Terre

    Estas são algumas das atividades mais populares na região. Existem 120 km e a maioria dos trilhos de Cinque Terre requer equipamentos mínimos - se bem que calçado confortável, protector solar, chapéu e água são sempre obrigatórios!
    Se é experiente, saiba que existem trilhas mais difíceis, que podem demorar até 10 horas - em compensação a paisagem é de tirar o fôlego! Mas informe-se bem, alguns visitantes dizem que não compensa o esforço, já que muitas vezes os caminhos são interiores e a vista para o mar é limitada - é tudo uma questão de gosto!
    Uma das rotas de Cinque Terre mais populares é a Rota dos Santuários, que dá aos visitantes a oportunidade de visitar os cinco santuários das Cinco Terras. Alguns caminhantes fazem-no por devoção religiosa e até para pagar promessas, já outros fazem apenas a rota pelo desafio e prazer da caminhada.

  • Passeios de bicicleta
    Também aqui existem várias rotas, com diferentes níveis e graus de dificuldade. Além disso, recomendamos-lhe que leve ou alugar uma bicicleta de montanha percorrer a região.

Voltar ao topo

Viagem para Itália: Como planear

Itália é um dos países mais visitados na Europa! Cidades como Roma (e, claro, o Vaticano) Mião, Florença, Veneza ou Nápoles recebem milhões de turistas todos os anos! Além de um rico património histórico, a vibrante cultura italiana, a beleza do idioma e, claro, a maravilhosa gastronomia do país (pizza, gelados, massas, lasanha, risotto,...) convencem qualquer um a visitar Itália e,claro, a regressar sempre!



Na hora de viajar para a Itália, considere que facilmente encontrará voos baratos para as principais cidades, como Roma ou Milão.
Já no país, a melhor forma de viajar pela é de comboio ou de autocarro - use a Omio para comparar viagens em Itália e conseguir viagens baratas e/ou as rotas mais rápidas. Muitos viajantes, optam também por viajar pela Itália, através do Interrail ou do Eurial. Estes passes de comboio permitem aos viajantes combinares vários países e viajar pela Europa de comboio, com descontos nos preços dos bilhetes, entre outras ofertas e promoções de viagens. Note que existem também passes Interrail e Eurrail destinados àqueles que querem viajar por apenas um país, algo que poderá fazer em Itália, por exemplo.

Voltar ao topo

Tour Europa: Melhores destinos e viagens baratas

Embora seja muito apelativo ter uma circuito pela Euorpa organizado por uma agência de viagens ou em pacotes com tudo incluído, pense bem se é assim que quer viajar!
Além de ser uma opção mais cara, é também mais limitadora: terá horários para cumprir, seguir roteiros preparados por terceiros, menos espaço/tempo e liberdade para interagir com os locais ou simplesmente fazer o que quer! O que lhe parece organizar uma eurotrip à sua medida?
Como as novas tecnologias e a Internet, organizar um mochilão pela Europa é cada vez mais fácil! Além disso, a Europa é um continente seguro, onde há tanto para ver e fazer!



Para organizar viagens, use a Omio. Através do site ou da app. Omio poderá pesquisar em tempo real viagens de comboio, autocarro e voos na Europa, no seu próprio idioma! Deste modo, poderá escolher a viagem mais rápida ou simplesmente optar por viagens baratas, com os melhores horários. Vamos? Se anda não sabe onde, nós damos algumas ideias!

Voltar ao topo

É tão fácil planear as suas viagens com a app Omio

Levamo-lo ao seu destino. Desde atualizações de comboios em tempo real a bilhetes para telemóvel, a nossa app inovadora é a maneira ideal de planear e acompanhar a sua viagem.

ios-badge
android-badge
Hand With Phone