A estação de Madrid possui duas estações de comboios. A estação de Chamartin, situada no bairro empresarial da cidade, perto de Nuevos Ministerios e a Estação da Atocha, a mais movimentada estação de comboios de Espanha, no sul da cidade. É por aqui que circulam os comboios AVE, o comboio de alta velocidade da Renfe. Ambas as estações estão ligadas pelo metro de Madrid, pela linha Azul Clara.
Além destas estações, em Madrid existem outras por onde circulam os comboios Cercanias da Renfe, uma espécie de comboios regionais em Espanha, que ligam Madrid a outras cidades.
Outra opção é viajar de autocarro para Madrid. As principais rodoviárias são, no sul da cidade, a estação Madrid Sur, servida pela linha Cinzenta do Metro de Madrid (estação Méndez Álvaro) e, mais central, o Intercambiador da Avenida da America.
Em algumas viagens de autocarro de/para Madrid é comum o autocarro passar pelas duas estações. Saindo primeiro da Estação de MAdrid Sur e depois passando pela Avenida da America.
O Aeroporto Adolfo Suarez, mais conhecido como Aeroporto de Barajas é o único aeroporto de Madrid. Composto por quatro terminais, este é um dos mais movimentados aeroportos da Europa. Além de voos para Madrid domésticos e de outras cidades da Europa, possui voos internacionais para outros continentes. O Aeroporto de Madrid é a hub da Iberia, a principal companhia aérea de Espanha.
Para viajar do aeroporto de Madrid ao centro ou vice-versa, além do metro de Madrid, tem também o shuttle, que por 5 euros o transporta ao centro de Madrid.
Barcelona pode ter praia e Gaudi, mas Madrid tem a vida e a alegria! Como se diz por aqui, de "Madrid al cielo", porque a Madrid devemos sempre voltar, pois aqui só se pode ser feliz! Confira os nossos doze imperdíveis de Madrid, inspire-se e comece a planear a sua viagem para Madrid agora mesmo.
1 - As vistas de Madrid do Círculo de Bellas Artes
Bem no centro de Madrid, está o Circulo das Belas Artes, onde pode subir ao topo e apreciar Madrid de cima. Daqui pode identificar todo o traçado da capital, desde o Paseo de la Castellana, o Palácio Cibeles ou a Gran Via. Para subir, existe um elevador e o preço é de quatro euros.
2 - Todos os domingos vão dar ao Rastro e à La Latina
Aos domingos e feriados, no castiço bairro de La Latina, monta-se o El Rastro. O Rastro uma enorme feira, onde se vende de tudo. E tudo é tudo! Livros, roupa, mobiliário, caixas de biscoito, leques, instrumentos musicais, etc. É um excelente local para comprar os seus recuerdos. Aproveite ainda para comer umas "empanadas" e beber umas cañitas (cervejas), aproveitando o sol e o belo céu de Madrid!
3 - Os mercados de Madrid
A invasão das grandes cadeias de supermercado, obrigou os velhos e tradicionais mercados de Madrid a se renovarem! Hoje em dia, mercados como o Mercado de San Miguel (junto à Plaza Mayor) ou o de San Anton (no bairro da Chueca) são populares espaços gourmet, com uma grande variedade de produtos regionais e internacionais, como tapas, ostras, queijos, vinhos, bolos e muito mais.
4 - O Parque do El Retiro
É verdade que não é a maior zona verde de Madrid, esse título pertence à Casa de Campo (onde está o teleférico de Madrid), mas é a nossa favorita e também de muitos habitantes de Madrid! Aqui pode encontrar vários artistas de rua, desde pintores a mágicos ou a atores e ainda aproveitar para um passeio de barco, no grande lago no centro do Retiro. E uma curiosidade: no Retiro está a única estátua do Diabo do mundo! O Anjo Caído, como se chama, representa a queda de Lúcifer, depois de ter sido expulso do Paraíso.
5 - Visitar o Matadero
Como o nome indica, este espaço era um antigo matadouro de animais. A velha estrutura mantem-se de pé, só que agora o local foi convertido num dos mais dinâmicos e estimulantes espaços culturais da capital de Espanha. Todos os dias há atividades, desde cinema, a colóquios ou exposições. São também comuns os mercados e feiras, com artigos de design e onde jovens criadores expõem e vendem as suas criações. Pode chegar aqui, através da linha Amarela do metro de Madrid, saindo na estação de Legazpi.
6 - Os museus de Madrid
Os três principais museus são conhecidos como o Triângulo de Ouro. Este triângulo cultural é composto pelo Museu Thyssen-Bornemisza, o Museu do Prado e o Museu Reina Sofia. O primeiro possui coleções desde o Renascimento ao século XX, com obras de El Greco, Bernini, Caravaggio, Goya, Pollack ou Dali. O Prado era o antigo palácio hoje convertido em museu onde além do famoso quadro das Meninas de Velazquez, não pode perder as obras de El Greco ou a sala dedicada aos quadros de Goya sobre a Guerra Civil. Também é sobre a guerra, o quadro mais famoso do Reina Sofia, falamos do Guernica de Picasso, a principal atração deste museu, cuja maioria das obras é de arte contemporânea.
Importante: quer o Prado, quer o Reina Sofia possuem horários com entrada gratuita, confirme no site. E se possui um, leve o seu cartão de estudante, já que por norma é aceite e pode beneficiar de um desconto significativo.
7 - Terminar o dia no Templo de Debod
Próximo da Plaza de España, está o Templo de Debod, uma prenda do Egipto aos cidadãos de Espanha, pela ajuda dada na protecção aos templos de Nubia. Este é também um dos locais mais especiais de Madrid e onde melhor se pode apreciar o pôr do sol madrileno. Com vista para a Casa de Campo, não há casas, edifícios ou nada que se interponha entre si e este maravilhoso espectáculo. Leve consigo umas bebidas, pois vai querer ficar por aqui um bom bocado!
8 - ... e começar a noite em Malasaña
O bairro mais hypster e "moderno" (com dizem os espanhóis) de Madrid, é como um magnético da noite madrilena! Na década de 80, foi o coração da "movida" espanhola e ainda hoje, espaços nocturnos como a Vía Latina ou o Taboo são icónicos. E não é à toa que os espanhóis são conhecidos como os reis da fiesta, tal como em Portugal ir para a casa quando o sol nasce também faz parte da tradição.
E falando em tradição, visite a Casa Camacho, um dos mais antigos bares de Malasaña e beba um yayo - primeiro estranham-se e depois entranham-se!
9 - O Orgullo em Madrid
As festas do Orgulho LGBT são o maior acontecimento de Madrid! Os hotéis enchem, a cidade não dorme, há concertos por toda a cidade e encontrar voos baratos para Madrid é uma missão impossível. O coração da festa é o bairro da Chueca, mas a verdade é que esta é uma festa de todos os que vivem em Madrid, com as bandeiras arco-íris a ser hasteadas em vários edifícios governamentais.
10 - E qual é o bairro mais multicultural de Madrid?
Arriscamo-nos a responder que é Lavapiés. A prová-lo estão os vários restaurantes do bairro, onde de comida indiana, japonesa, marroquina, inglesa ou senegalesa, encontrará de tudo. E, claro, não faltam os típicos bares espanhóis com tapas e cerveja! Aqui estão também as melhores esplanadas de Madrid, perfeitas para tomar um tinto de verano nos dias mais quentes!
Mais abaixo está a Tabacalera, uma antiga fábrica de tabaco que depois de muitos anos foi ocupada pelos habitantes do bairro, tendo-se convertido num centro de concertos, exposições, com aulas gratuitas e muito mais. Sobretudo os amantes de arte urbana não podem deixar de visitar este espaço.
11 - Em Sol, o centro de Madrid
Impossível visitar Madrid, sem passar por Sol. É aqui que está o ponto zero de Madrid e esta é a praça mais agitada da cidade, o coração de Madrid! É também aqui que está a famosa estátua do urso com o medronheiro, o símbolo de Madrid - antes em Madrid havia muitos ursos e nos tempos dos reais, era comum os nobres entreterem-se a caçar ursos. Aqui, os turistas fazem filas para tirar uma fotografia! Aproveite para tirar a sua!
12. O museu de Madrid mais visitado é...
O estádio onde joga o Real de Madrid, ou seja, o Estádio Santiago Bernabéu. Os visitantes podem entrar no estádio e ficar a conhecer os balneários da equipa, assim como a sala reservada ás conferências de imprensa ou o salão onde estão todos os troféus do Real de Madrid. O estádio possui também um restaurante e pode chegar aqui no metro de Madrid, na linha Azul escura, saindo na estação Bernabéu - temos a certeza que o Cristiano Ronaldo e o Pepe também chegam ao estádio de metro!
13 - O Palácio Real
Deixemos a realeza futebolística e passemos à outra, a família real espanhola. Considerado o maior palácio real da Europa, com 135 000 m² de área e 4318 quartos, está situado a poucos minutos de Sol, o centro de Madrid. O Palácio Real ou Palácio do Oriente não é na verdade onde vive a Família Real de Espanha, sendo apenas utilizado para actos oficiais. Na realidade, o rei Felipe e a rainha Letizia vivem na sua propriedade privada, na Zarzuela. Na zona do palácio, está situada também a Opera de Madrid e a Catedral da Almudena, a padroeira de Madrid e onde se casaram os reis Felipe e Letizia.
14. De passeio pela Plaza Mayor
Todas as cidades de Espanha têm a sua Plaza Mayor, onde antes estavam as principais instituições e orgãos de gestão de cada cidade. Hoje em dia são pontos turísticos, cheios de animação, restaurantes e bares. Sim, vale a pena visitar a Plaza Mayor, mas tenha em conta que os preços aqui são bem mais altos. Para comer ou beber em Madrid, opte pelas ruas paralelas, onde encontrará bons restaurantes a preços mais baixos.
15. Tapas, tapas e tapas
Madrid é aquela cidade maravilhosa, onde um vinho e uma cerveja vêm sempre acompanhados por uma tapa (sim, é grátis!) e isso, isso é maravilhoso! Aproveite os vários restaurantes de Madrid para explorar as tapas. Nós recomendamos umas batatas bravas e os huevos rotos con jamón. Nos dias quentes, acompanhe com um tinto de verano, com limão ou casera (gasosa)! E se nos permite outra recomendação, vá ao Buscon, um restaurante perto de Sol e onde pode comer umas gambas a la plancha DELICIOSAS!
E já que falamos de comida, aqui fica uma lista dos melhores restaurantes de Madrid. Bom apetite!