Mochilão Europa

sex, 23 de ago
Viajar na Europa é fácil!
Viagens baratas e rápidas com mais de 800 empresas oficiais
Viagens à sua medida!
Comboios, autocarros e voos para viajar por toda a Europa
Onde quer que esteja!
Porque as viagens não terminam com a compra do bilhete, estamos aqui para o que der e vier!
Mochilão pela Europa
Trem, ônibus e voos baratos
Conselhos e dicas de viagem

Você está planejando um mochilão ou uma viagem para a Europa? Então, deve estar cheio de dúvidas e com mil perguntas! Para ajudar, a Omio falou com 10 bloggers de viagens brasileiros que nos responderam a 10 perguntas!
Com a ajuda dos autores dos blogs "Omiopa", "Mochilão Barato", "Ke Viagem", "Destino Seguinte", "360 Meridianos", "Fui, Gostei, Contei, "O Mundo é Pequeno Para Mim", "Vida Cigana", "Amabilices" e "Blogueiros de Língua Portuguesa em Madrid" criámos um guia super completo sobre viajar e fazer mochilão pela Europa!

No primeiro blocos, explicamos como planejar uma eurotrip e as vantagens de fazer mochilão, em vez de viajar com pacotes de viagem ou agência! Damos também dicas para quem está a fim de viajar sozinho - homem ou mulher e conselhos para ajudar você a criar o seu roteiro pela Europa. No segundo bloco, contamos a você tudo o que precisa saber para viajar de trem, ónibus e/ou de avião na Europa! E no último bloco, fique sabendo tudo sobre temas como o seguro de viagem, o câmbio, o roaming e a Internet na Europa - e, pelo meio, tem muitos conselhos e dicas sobre como viajar com pouco dinheiro, lugares economicos para viajar e várias dicas sobre os melhores destinos na Europa, segundo os nossos convidados. Vamos a isto?

Mochilão pela Europa

1. Planejar uma Eurotrip
2. De mochilão pela Europa
3. Viajar sozinho
4. Criar um circuito pela Europa



1. Como planejar uma Eurotrip?

Com vontade de viajar pela Europa? Esqueça os pacotes de viagens com tudo incluído ou as agencia de viagens! Se jogue, seja você a organizar a sua Eurotrip! Sim, dá trabalho, mas são muitas as vantagens! Ora veja:

  • VIAGENS BARATAS: Se optar por viajar por sua conta, irá gastar bem menos do que viajando em sistema de pacote, com tudo pago.
  • LIBERDADE E FLEXIBILIDADE: Você viajará para onde quer! Quando e como quiser! Ao fazer o seu roteiro pela Europa, você poderá escolher os melhores destinos e quanto tempo quer ficar em cada local, assim como as atividades mais interessantes!
  • ESPÍRITO AVENTURA: Conheça novas pessoas! Experimente comidas diferentes! Escute outros idiomas! Abrace a diversidade cultural europeia! Se deixe levar!

"Viajar gastando muito menos e ter experiência fantásticas, sem nunca abrir mão de segurança e conforto. Esse é o sonho de muita gente! E muitos ainda estranham quando eu digo que a única coisa que falta para elas conseguirem isso é informação, conhecimento. Viajar de forma independente é, como tudo na vida, uma habilidade que você precisa desenvolver. Muita gente ainda encara a viagem como artigo de luxo, como algo supérfluo, mas a verdade é que ser ser independente e ter a capacidade de ir para qualquer país, aprender, conhecer, explorar o mundo com seus próprios olhos é uma habilidade que todos deveriam ter desde de criança. Tenha as informações certas e você terá uma viagem incrível, experiências mais reais e vai poder viajar muito mais."

Daniel Ribeiro Omiopa

  • DICAS DE VIAGEM: "Se eu tiver que dar apenas uma dica para você viajar melhor e mais barato seria: viaje leve! Tem uma frase que diz que dá pra medir a experiência do viajante, pela quantidade de bagagem que ele leva. Viajar leve te dá mobilidade, independência e ajuda a economizar dinheiro. Muita gente insiste, mas logo descobre que muita coisa que levou pra viagem podia ter ficado em casa. É importante entender que você não vai conseguir viajar pesado, feliz e barato. Escolha apenas dois desses."
  • MELHORES DESTINOS: "É claro que Roma, Londres e Paris são cidades incríveis e merecem sua visita!
    Mas quero deixar aqui algumas cidades pequenas e menos conhecidas, mas não menos empolgantes para se conhecer na Europa: a cidade de contos de fadas de Český Krumlov na República Tcheca; uma das melhores combinações de lago, montanha e cidade em Hallstatt na Áustria; a tranquilidade da ilha de Hydra na Grécia; a surpreendente mistura da cultura francesa com a alemã na cidade de Colmar na França; curtir a versão menos turística de Dubrovnik em Korčula na Croácia; ter uma visão do infinito em Ravello na Itália. Chega! Se deixar, eu não paro mais..."

2 Mochilão: Como fazer um mochilão?

Na hora de sair viajando pela Europa, sem pacotes, nem agências, uma possibilidade é viajar de mochilão! São cada vez mais os viajantes que optar por ir de mochilão pela Europa! É uma forma de viajar barato, mais livre e mais independente! Escolha uma boa mochila para viagem - é importante que a sua mochila para mochilão seja leve e compacta. Na hora de fazer a mochila, nada de levar mais do que aquilo que você pode carregar! E deixe um espacinho livre, para todas as coisas que vai querer comprar na Europa!


"A melhor dica para quem quer fazer um mochilão pela Europa gastando pouco é planejar tudo com antecedência. Para conseguir bons preços, o melhor é esperar por promoções, realizando o acompanhamento da variação dos preços e estabelecendo um valor para comprar. Quando aparecer uma promoção com preços iguais ou inferiores ao que você estabeleceu é hora de comprar. Para um mochilão a partir de 20 dias é necessário utilizar uma mochila de ao menos 60 litros. As mochilas cargueiras ajudam a diminuir o desconforto, distribuem melhor o peso e facilitam o acesso as coisas guardadas em seu interior."

Geiser Jonusan Mochilão Barato

  • DICAS DE VIAGEM: "Para os deslocamentos internos de curta a média distância na Europa, viajar de ônibus pode ser uma boa opção. Existem empresas low cost com tarifas a partir de 1 euro. Quando for reservar a hospedagem não foque apenas no preço, pois não adianta pagar mais barato e ficar longe dos atrativos."
  • MELHORES DESTINOS: Os clássicos Londres, Paris e Roma são imperdíveis em uma primeira viagem à Europa. Quem tem mais tempo ou já conhece essas cidades pode pensar em visitar Amsterdam, Berlim, Praga, Budapeste, Barcelona e Lisboa."



3. Viajar sozinho pela Europa: SIM ou NÃO?

Sim! SIM!
Imagine: você, velhote e se dando conta que deixou de viajar, porque não tinha companhia!
A Europa é um continente super seguro, onde é fácil viajar de um país para o outro! Aqui, você fará amigos rapidamente, locais e não só! Tal como você, há imensos mochileiros e viajantes solo pelo velho continente!
O mesmo vale para mulheres viajando sozinhas! A Europa é um bom destino para onde viajar sozinha! Na hora de viajar sozinha pela Europa, não há qualquer tipo de restrição ou conduta com a qual você tenha de se preocupar. No continente europeu, os cuidados que uma mulher deve ter, aplicam-se também aos homens: proteja os seus bens e em algumas igrejas e edifícios religiosos, como acontece se visitar o Vaticano, cuidado com as restrições de vestuário.

Lugares para viajar sozinho


Quanto aos melhores destinos para viajar sozinho na Europa: obviamente que Portugal, pela proximidade linguística é uma boa opção, tal como a Espanha ou a Itália. Além da língua, a proximidade cultural é outro factor que fazem com que qualquer viajante se sinta em casa!

Mas não deixe que a língua seja uma barreira! Sabe falar Inglês? Então, aprenda o básico, para pelo menos pedir as indicações na rua. O inglês é o idioma comum na Europa e é estudado em todas as escolas, independentemente do país!

"Apesar do mundo não ter paraíso, a Europa é um continente seguro. Recomendo sim uma viagem sozinho. Às vezes as pessoas não viajam por falta de companhia e ficam com medo de enfrentar essa aventura sozinhas, o que é uma pena. O que mais se vê na Europa é mulher viajando desacompanhada, isso é fato. Claro que os cuidados precisam ser tomados, pois batedores de carteira e malandros existem em todas as partes. As mulheres precisam de uma atenção maior pelo fato de ser mais vulnerável à violências físicas, portanto, caminhar sozinha de madrugada por ruas sem movimento é pouco recomendável."

Damares Lombardo Keviagem

  • DICAS DE VIAGEM: "Organize sua viagem com antecedência. Escolha os países que deseja visitar e faça um roteiro bem prático. Se você tem poucos dias, evite visitar muitos países. Veja as distâncias de um lugar pro outro e se é melhor viajar de trem ou de avião. Compre os bilhetes de avião ou trem com um certo tem de antecedência, geralmente custam mais barato do que comprar na última hora. Procure se hospedar em zonas movimentadas, dessa maneira não vai se sentir muito sozinho."
  • MELHORES DESTINOS: "Não é nada fácil escolher os melhores destinos da Europa, porque o que mais tem no continente europeu são lugares incríveis. Na minha opinião vale a pena viajar para todos os países da Europa, tendo mais atenção aos países do Leste Europeu. Adoro os seguintes destinos: Inglaterra, Suíça, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Áustria. Eu já viajei sozinha pela Itália e Inglaterra e foi tudo super tranquilo."


4. Mochilão pela Europa: Como fazer um roteiro de viagem pela Europa?

Você já decidiu ir viajar pela Europa? Já tem a sua mochila para o mochilão? Você perdeu o medo e decidiu ir por essa Europa viajando sozinho/viajando sozinha? Beleza! Agora vem a parte difícil: decidir e definir o seu circuito pela Europa!
Neste momento 2763 ideias passem pela sua cabeça: selfie no Big Ban em Londres, subir na Torre Eiffel em Paris, passear de gôndola em Veneza, percorrer o Muro de Berlim, admirar a Capela Sistina no Vaticano, em Roma e comer Pastéis de Belém em Lisboa!

Na hora de decidir a sua tour pela Europa faça uma lista dos locais favoritos e os marque no mapa da Europa, para depois traçar uma rota e começar pesquisando transportes! Aceite que pelo meio terá de fazer alterações e pense também no seu orçamento e seja realista nas suas opções e escolhas! Se junte ao The Locals, uma comunidade de viajantes e habitantes na Europa! Peça conselhos e dicas de viagem!

"É preciso lembrar que não será possível visitar todos os países em uma mesma viagem. Priorize 2 ou 3 destinos próximos. Ou aqueles em que seja possível encurtar distâncias sem gastar muito tempo. A dica para baratear a viagem é começar a se planejar com pelo menos 6 meses de antecedência, para encontrar promoções e conseguir acompanhar as tendências de aumento de preços. Ler experiências de viajantes em blogs ajuda a descobrir se os destinos são baratos, assim como usar algumas ferramentas de cálculos e estimativas de custo de transporte, alimentação e hospedagem disponíveis na internet. "

Alice de Souza e Luiz Felipe Libório Destino Seguinte

  • DICAS DE VIAGEM: "Não se preocupe em conhecer todos os países em uma mesma viagem, agrupe os países por proximidade geográfica. Passe, pelo menos, 2 dias em cada cidade. Se o destino for grande, passe 4/5 dias, no mínimo. Faça comparativo de preços dos transportes entre países antes de comprar as passagens Evite dar bobeira com pertences pessoais na rua. É Europa, mas furtos acontecem.
    Acompanhe a cotação do Euro por alguns meses e fique atento às mudanças do mercado financeiro e compre ingressos de atrações concorridas pela internet, pois elas costumam esgotar. Dessa forma, você também evita filas!
    Preste atenção às regras de bagagens das companhias low cost, para evitar surpresas financeiras na hora de embarcar. Se for pegar ônibus ou trens (durante a madrugada, principalmente), ande com notas de baixo valor no bolso Verifique a localização dos aeroportos e como chegar até eles no horário que você irá viajar."
  • MELHORES DESTINOS: Lisboa e cidades próximas: é um destino barato, comparado a outros países e rico em experiências diferentes - visite a Pensão Amor, um bar dançante que antigamente era um local de prostituição. É incrível a vibe! Conheça o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental, um paredão de frente ao mar, deslumbrante! Amsterdã: para se confrontar com um modelo de cidade e convivência cidadã ideal. Roma: é uma experiência única de contato com a história. Tudo é grandioso e impressionante. Prove uma massa ao molho Matriciana em Roma, o sabor vai permanecer na sua mente por muito tempo! Visitar um pub em Londres, de preferência um que seja frequentado por locais, para se sentir no clima inglês. Passar uma tarde caminhando pela região de praia de Barcelona. É uma mistura de diferenças!"

A Omio criou várias tours pela Europa para inspirar os viajantes! Tours dedicadas àqueles que gostam de balada, outras para os que amam compras e moda e até para os que sonham em saborear e passear pelos destinos gastronómicas da Europa! Temos até um circuito pela Europa que permitirá a você explorar os destinos de Game of Thrones! E, claro, roteiros por países europeus!


Use o ranking de Melhores Destinos na Europa, para escolher as cidades que pretende visitar! Neste ranking, a Omio avaliou os principais destinos europeus em função de várias categorias, como Entretenimento, Gastronomia, Oferta cultural, mas também aspectos mais práticos como a Segurança, os preços dos Transportes e Alojamento! Muito prático e intuitivo de usar!


Com uma costa tão extensa, é natural que dar uns mergulhos esteja entre as prioridades daqueles que pensam em viajar para a Europa! Confira o ranking das melhores cidades com praia na Europa - nos preocupamos em escolher praias acessíveis por transporte público! Caso prefira a neve e queira viajar pela Europa no inverno, aqui fica uma lista de destinos de inverno.

Voltar ao topo

Meios de transporte na Europa

Na hora de viajar pela Europa, você poderá viajar de trem, mas também de ónibus ou avião - e isto é válido para viajar dentro do país e entre os vários países europeus!
E você sabia que viajar de ónibus na Europa é muitas vezes a opção mais barata? Ou que se reservar com antecedência, encontrará vários voos low cost, ou seja, voo baratos, mas tão baratos que conseguem superar os preços das viagens de trem ou de ónibus? Ou que por vezes, viajar de trem é mais rápido do que o avião? E mais ecológico? Confira estas e outras dicas de viagem no próximo bloco!

5. ONIBUS EUROPA
6. TREM EUROPA
7. VOOS LOW COST EUROPA



5.Vantagens de viajar de ônibus pela Europa

Reservar com antecedência é o segredo para conseguir uma Eurotrip barata! O ônibus é muitas vezes a opção mais económica, sobretudo para reservar viagens de ultima hora!
O ônibus na Europa continua a chegar onde outros meios de transporte não chegam! Isto, porque ainda há muitos locais onde só é possível chegar viajando de ônibus, pois não são acessíveis por trem ou avião.

Quase todas as empresas europeias possuem ofertas e descontos de viagem. Por exemplo, são comuns os descontos de viagens para menores e cidadãos seniores, descontos para grupos e famílias numerosas, entre outros!
A forte competição dos voos low cost e dos trens na Europa, obrigou as emoresas de ônibus a investirem e a modernizarem as suas frotas e, claro, a apostarem mais em ofertas de viagens baratas! A FlixBus, por exemplo, chega oferecer viagens de longa distância a 1€!

Se for viajar com voo low cost na Europa, você vai se deparar com várias limitações de bagagem. Com o ónibus e com o trem isso não acontece - a menos que sejam objectos de maior porte e sujeitos a regras específicas, como bicicletas, pranchas de surf, etc.

Enquanto com o avião, tem de se preocupar com a viagem até ao aeroporto, mais o check in e outras formalidades, com o ônibus isso não acontece. E mais, as rodoviárias costumam ser centrais, facilitando depois a deslocação!

Se quiser viajar além fronteiras, na Europa pode fazê-lo sem problemas! Viajar de ônibus de Portugal para Espanha ou França (e entre outros países) é comum! Quase todos os países da Europa possuem viagens de ônibus internacionais, para os países vizinhos e não só!
E como muitas viagens longas são feitas de noite - sabe o que isso significa?Você poupará em alojamento!

"Viajar de ônibus pela Europa é uma forma bastante barata de circular pelos países, principalmente aqueles que não têm um sistema de trem bem desenvolvido. Por exemplo, no momento estou fazendo um mochilão de 30 dias pelos Balcãs e o ônibus é a melhor forma de me locomover por aqui. Mesmo em Portugal, onde vivo, prefiro pegar ônibus em diversas ocasiões, porque sai bem mais barato do que o trem.
Dica: normalmente não é preciso reservar ônibus com antecedência, o que facilita para quem quer fazer uma viagem mais tranquila. Porém, para quem viaja na alta temporada (julho e agosto), convém comprar as passagens pelo menos um dia antes, porque os ônibus costumam ficar cheios."

Luiza Antunes 360 meridianos

  • DICAS DE VIAGEM: "Para o planejamento da viagem, é importante reservas algumas coisas com antecedência. Voos internos e passagens de trens devem ser pesquisados e comprados entre 90 e 30 dias antes da viagem, quando é possível conseguir descontos de quase 50% do valor cheio. Passagens de ônibus internacionais costumam poder ser reservadas entre 60 a 30 dias, também com desconto. Já passagens nacionais podem ser compradas na hora ou alguns dias antes sem problemas."
  • MELHORES DESTINOS: "Se você já conhecer as grandes cidades e destinos mais famosos, recomendo alguns outros lugares que são lindos, baratos e com menos turistas. Como o interior de Portugal: Serra da Estrela, Alentejo e Minho ou o sul da Itália, com os estados de Puglia e Basilicata e ainda a região dos Balcãs: Bulgária, Romênia, Bosnia, Albânia."



6.Vantagens de viajar de trem pela Europa

Trem Lisboa | Trem Madrid | Trem Barcelona | Trem Paris | Trem Londres | Trem Roma | Trem Berlim

Sabemos que na hora de viajar pela Europa, o trem é o meio favorito!! É mais cómodo, funcional e ideal para desfrutar da paisagem! Além disso, poderá se levantar, algo que não é possível no ônibus! Aqui ficam alguns conselhos para viajar de trem na Europa e para ter em conta na hora de reservar as suas passagens!

Comprar passagem de trem

Na hora de comprar as passagens de trem na Europa, você poderá comprar passagens de trem na estação ou online. Para comprar online, você pode optar por ir direto no site da empresas de trem ou parceiros, como a Omio. A vantagem de comprar online, é que pode fazê-lo com antecedência, sem ter de se deslocar à estação e conseguir gastar menos - o que é sempre bom!
Para assegurar passagens de trem baratas, o melhor é comprar online e com antecedência (entre um a 2 meses, para obter melhores preços!). À medida que o dia da viagem se aproxima, as viagens vão ficando mais caras! Outra alternativa é viajar pela Europa, com um passe de Eurail, que oferece aos viajantes viagens ilimitadas de trem.

- Vantagens de comprar passagens de trem com a Omio

A Omio possui parcerias em várias empresas de trem na Europa, como a Renfe em Espanha, a Deutsche Bahn na Alemanha, assim como empresas de outros países como a Itália, o Reino Unido, a França, a Suécia e outros.
A Omio permite-lhe pesquisar em tempo real todos os horários e preços e ainda comprar as viagens de trem, com as de ónibus e voos - e tudo isto no seu idioma!
Para viajar nos país onde a Omio (ainda) não está presente, use o Google, pesquisando o nome da companhia ferroviária. Todas as empresas possuem site hoje em dia.

Horários dos trens na Europa

As viagens não ficam apenas mais caras à medida que a viagem se aproxima, o preço da passagem também vária com o horário do trem, com o dia da semana e até com a época!
A gente explica: em épocas festivas, como o Natal ou o verão na Europa (a época alta), é comum os preços subirem. O mesmo acontece com viagens à sexta-feira ou aos domingos, por exemplo. Quanto aos horários de viagem, opte por evitar as horas de ponta, onde há menos gente viajando (como o meio da tarde ou da manhã) e quando as viagens são mais baratas!

Ah, o trem na Europa é muito pontual. A razão pela qual lhe recomendamos chegar com antecedência à estação é porque nas grandes cidades, as estações podem ser grandes (muito grandes) - quase fazem lembrar um aeroporto! Chegue a horas, para poder achar o seu trem e se instalar... sem pressas!

Serviços e tipos de trem na Europa

Na Europa é comum cada país ter a sua empresa de trem - algumas têm mais do que uma. Por exemplo, se for viajar de comboio em Itália, poderá viajar com a Trenitalia e com a Italo, uma empresa de trens privada.

Mais do que a companhia, fique de olho no tipo de trem: há trens regionais, urbanos, intercidades, de alta velocidade, etc.

Por norma, quanto mais rápido, mais cara é a passagem de trem. O trem regional é aquele trem que é mais lento e para em todas as estações. Por isso, é também a opção mais barata. Use a Omio para pesquisar horários de trens na Europa, mas também a duração das viagens - e compare viagens de trem, fazendo depois a comparação com a duração da viagem de ônibus e voos.

"Confesso que eu sempre sonhei em viajar pela Europa de trem! E pude realizar isso quando morei na Croácia de 2015 a 2016 e visitei muitos países europeus. Vários desses trajetos de trem foram realizados sozinha, outros com minha família e alguns com amigos. Viajar de trem na Europa é muito prático e seguro. Ficam algumas recomendações básicas: compre as passagens com antecedência (em especial se for alta temporada). Na Itália, eu teria economizado uma graninha boa se tivesse comprado minhas passagens antes pela internet, ao invés de deixar para comprar lá o trecho que ia de Veneza para Roma. Sempre chegue uns 20 minutos antes na estação de trem. Na Alemanha quase perdi meu trem em Berlim, pois cheguei em cima da hora e a estação era enorme - e eles são muito pontuais Preste atenção na estação em que tem que descer e a que horas você chega ao seu destino. Não é como em ônibus onde o motorista grita e avisa que você chegou. O trem simplesmente para, as pessoas descem, sobem e o trem segue. Fique ligado! Quando eu fazia viagens noturnas, costumava colocar despertador para uma meia hora antes da previsão de chegada ao meu destino. Assim já acordava, ajeitava minhas coisinhas e ficava pronta para quando chegasse."

Carla Boechat Fui, Gostei, Contei

  • DICAS DE VIAGEM: "Minha dica maior para quem viaja para a Europa é evitar a tentação de conhecer muitos países em poucos dias, pulando de capital em capital e focar em conhecer melhor o interior dos países que visitar. Você poderá gastar menos dinheiro assim e conhecerá melhor os lugares que visitar."
  • MELHORES DESTINOS:Puxa, viajei de trem por muitos países na Europa! Italia, Croácia, Hungria, Romênia, Sérvia, Eslováquia, Alemanha, Polônia, Áustria, Espanha. A experiência mais louca foi quando atravessei sozinha da Transilvânia, região incrível na Romênia, pra Sérvia fazendo baldeação em vários trens noturnos, ninguém falava Inglês, o primeiro trem atrasou, perdi o segundo, e assim foi por mais de 12 horas até que eu chegasse a Belgrado. Uma aventura que conto até hoje pra todo mundo.

7.Como funcionam os voos low cost na Europa

Além do ónibus e do trem, você pode viajar de avião, não só para viajar de um país para o outro, mas também para voos domésticos! Se vai viajar pela Espanha, Alemanha ou a França, ou seja, países grandes, viajar de avião é uma boa forma de poupar tempo em transportes!
Na Europa, além das empresas convencionais, existem companhias low cost que operam voos low cost! Este tipo de voo se carateriza por ser (bem) mais barato! Isso, só é possível porque cobram à parte serviços que normalmente vêm incluídos na passagem! Compensa muito viajar em low cost, mas fique esperto!

- Traga a sua comida. Nos voos low cost, comida e bebida são cobradas à parte.

- Prescinda de alguns serviços. Aceite o lugar que a companhia lhe destinar e abra mão do embarque prioritário para poupar!

- Siga à regra os limites de bagagem estipulados. Ou acabará pagando mais - e, sim, é comum os passageiros que não respeitam as limitações da bagagem acabarem pagando mais!

- Antes de comprar o voo, confira a localização do aeroporto e quanto terá de pagar para ir do aeroporto ao centro. Em algumas cidades europeias, como os voos low cost Ryanair para Paris ou para Estocolmo aterram em aeroportos tão distantes do centro, que (por vezes!) nem compensa!

 

Principais companhias aéreas low cost na Europa

Muitas das companhias aereas low cost na Europa, estão associadas às principais operadoras de aviação - é o caso da Vueling, que faz parte da Iberia ou da Air Berlim, inserida no grupo Lufthansa. Outras, como a TAP Portugal na hora de vender voos, disponibilizam um número limitado de viagens de avião, com condições semelhantes dos voo low cost.

É mpossível falar de voos low cot na Europa sem falar da Ryanair e da easyJet, as duas principais empresas de voos baratos na Europa! Outra popular empresa low cost é a Vueling, que opera muitos dos voos baratos em Espanha, o país europeu com maior número de viagens low cost!

"Utilizamos muito os voos das companhias low cost para viajar de forma econômica e prática pela Europa e podemos recomendar a todos os viajantes que estão planejando uma viagem pelo velho continente. Para extrair o melhor custo benefício destes voos, é importante estar disposta a viajar com apenas a bagagem de mão, já que levar sua mala grande pode custar quase ou até mais que o preço da passagem!
A companhia mais cômoda para viajar pela Europa é a Ryanair, pois permite que além da bagagem de mão, os passageiros levem uma mochila ou bolsa tamanho pequeno. As demais companhias como EasyJet, Volotea, etc. permitem uma bagagem de mão e a Wizz Air uma mochila pequena, por isso fique sempre atento às regras de bagagem de cada companhia aérea antes de decidir qual a melhor opção para sua viagem."

Aline O mundo é pequeno para mim

  • DICAS DE VIAGEM: "Para viajar com mais facilidade e comodidade pela Europa é imprescindível ser moderado na bagagem e viajar com mochilão ou uma mala de mão. Assim, além de economizar bastante com transportes internos, seja com companhias aéreas low cost ou ônibus, poderá também se deslocar pelas cidades utilizando transporte público."
  • MELHORES DESTINOS: "Para viajar pela Europa de forma econômica, sugerimos a Eslovênia e a Eslováquia para quem quer encontrar belezas naturais surpreendentes e a Polônia para quem está em busca de destino com muita história, cultura e cidades belíssimas.

Voltar ao topo


Dicas práticas para viajar pela Europa

8. Seguro de viagem EUROPA
9. Câmbio e dicas para viajar barato
10. Internet e roaming na Europa

No próximo bloco do nosso guia para viajar de mochilão pela Europa, vamos falar do seguro de viagem, o câmbio na Europa e algumas dicas de destinos econômicos para viajar e sobre como viajar com pouco dinheiro. Por último, falaremos do roaming internacional e internet na Europa.

8. Seguro de viagem EUROPA

Seguro para viajar pela Europa é ou não obrigatório?

Não, não é frescura! Brasileiros que vêm para a Europa têm obrigatoriamente de ter um seguro de viagem!
Escolha o seguro que melhor se adapta à sua viagem e necessidades! Olhe bem os diferentes planos e serviços, pois tem seguros que cobrem possíveis despesas de farmácia, apoio jurídico, problemas com a bagagem, acidentes, etc. Além dos planos, também o número de dias da viagem contribuiu para a variação do preço.

"​Contratar um seguro viagem é essencial para viajar para qualquer destino e se prevenir de imprevistos que podem acontecer quando menos se espera. Para Europa, a importância é ainda maior, já que, pelo Tratado de Schengen, ter um seguro com cobertura médica de 30 mil euros é um dos itens obrigatórios para entrar na Europa e não ser barrado na imigração.
Quando precisamos fazer cotação de seguro, escolhemos a melhor de acordo com o destino e a duração de cada viagem, mas fazemos a pesquisa de preços sempre com uma empresa comparadora de seguros, que consideramos ser a melhor forma de garantir os menores valores na contratação.​"

Larissa e Carlos Vida Cigana

  • DICAS DE VIAGEM: ​"Planeje muito e faça um esforço para colocar a menor quantidade de países e cidades possível em seu roteiro. É difícil deixar muitos lugares de fora, mas um roteiro compacto e uma rotina mais lenta faz com que a viagem seja muito melhor aproveitada do que tentar visitar muitos lugares de uma só vez."
  • MELHORES DESTINOS:​"Se só puder escolher um: as Highlands, na Escócia. Uma viagem de carro pelo interior do país, com paisagens e castelos maravilhosos. Com sorte, no extremo norte ainda é possível ver a Aurora Boreal."


9. Câmbio na Europa e dicas para viajar barato

O que precisa saber sobre o câmbio na Europa:

Desde 1999, o Euro é a moeda comum em muitos países da UE (União Europeia), o que facilita muito a vida dos viajantes! Se vai viajar pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda (Países Baixos) e Portugal não terá problemas! Mas nem todos os países europeus usam o Euro - é o caso dos países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte), assim como os países nórdicos (exceto a Finlândia) e de alguns países da Europa do Leste.

Usamos cookies com o intuito de assegurar um melhor serviço, analisar o comportamento do utilizador e direcionar anúncios Omio para outros sites. Ao prosseguir, estará a indicar que aceita o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade. Pode optar por sair a qualquer momento.