Praha hlavní nádraží é a mais moderna estação de comboios de Praga, que fica situada perto do Museu Nacional de Praga. Aqui, passa o metro de Praga (a linha C - a Vermelha e fora da estação, encontrará a estação do tram, já que por aqui circulam os números: 9, 5 e 26. Outra opção é caminhar até ao centro já que em 20 minutos está na parte velha de Praga.
A principal rodoviária de Praga é a estação de Busbahnhof ÚAN Florenc Praha ou zast. Wilsonova. Por aqui, passam vários autocarros internacionais e também camionetas que circulam por outras cidades do país.
A estação está ao lado da estação do metro Florenc, a duas paragens de Muzeum. Aqui também encontrará táxis e outra opção é caminhar, uma vez que a rodoviária encontra-se a 15 minutos a pé da Praça da Cidade Velha, no centro de Praga.
O nome oficial do Aeroporto de Praga é Aeroporto Internacional Praga Ruzyně e este é o maior aeroporto do país, assim como o mais movimentado. Para viajar entre o aeroporto de Praga e o centro da cidade (e vice-versa) tem duas opções:
AIRPORT EXPRESS PRAGUE: Este autocarro funciona como um shuttle fazendo a conexão desde o aeroporto para o centro de Praga. Esta opção demora cerca de 35 minutos e para na estação de comboios, de onde pode viajar na linha C do metro de Praga; parando também na Námestí Republiky, que conecta com a linha B e em Dejvická, com bom acesso à linha A. Quanto ao horário o Expresso circula entre as 5h30 e as 21h00. Do centro para o Aeroporto de Praga o horário muda, funcionando das 6h30 às 22h00.
Os autocarros para Praga do aeroporto são o meio mais económico. Aqui, deverá pagar um extra pela mala - se está a viajar de mochila, esse valor (16 cz) não é cobrado. Existem vários autocarros até ao centro. Os mais cómodos são o 100 e o 119, pois ambos circulam entre o terminal 1 e 2 e estão conectados com as linhas B e A, respetivamente do metro de Praga.
Praga, capital da República Checa, recebe 20 milhões de turistas todos os anos, confirmando, assim, o seu estatuto de uma das mais belas capitais europeias. A arquitectura romântica e os vários edifícios de art nouveau, assim como os museus de Praga e o belo complexo do castelo não deixam nenhum visitante indiferente.
A Cidade de Velha, assim como o complexo do Castelo de Praga são as principais atrações turísticas de Praga... e valem bem a pena! Na praça principal vai encontrar o Orloj, um antigo relógio medieval que possui um mostrador astronómico, que representa a localização do sol e da lua no céu, entre outros detalhes celestes. O Orloj de Praga tem ainda uns medalhões onde poste consultar os meses, assim como os signos do zodíaco. E uma viagem a Praga não ficaria completa sem a ”Caminhada dos Apóstolos” do Orloj, onde de hora a hora, desfilam várias figuras de madeira.
Uma caminhada até ao Monte Petrin de Praga é algo que todo o visitante deve fazer! Os mais corajosos podem subir os quase 300 degraus da Torre Petrin, uma versão checa da Torre Eiffel de Paris. Aqui, é caso para dizer, que melhor do que o destino é o caminho. A nossa dica, num dia em que o tempo em Praga esteja solarengo, vá no fim do dia, pois o pôr-do-sol é deslumbrante!
Os edifícios da cidade contam também a sua história, se por um lado estão as igrejas góticas, os prédios em Art Noveau ou a arquitectura modernista, bem patente na Casa Dançante do arquitecto Vlado Milunić (um must do turismo de Praga). Todavia, a cidade de Praga não esquece o seu passado soviético. Não deixe de visitar o Bairro Judeu, onde ainda se podem ver as marcas de bala em alguns edifícios, testemunhas da Primavera de Praga.
Žižkov é um dos bares mais animados da capital da República Checa. Durante muitos anos, foi um bairro popular e hoje em dia, há também vários estudantes e artistas, o que contribui para a atmosfera boémia e criativa do bairro. A torre de televisão do bairro foi decorada com bebés gigantes pelo artista David Černy, contribuindo para a popularização do bairro.
Quanto a vinhos, o vinho branco é dos mais populares na Republica Checa e nos arredores de Praga poderá facilmente encontrar várias vinhas. Mas estamos em Praga, a cidade que mais cerveja consome na Europa e, como diz o ditado, se não pode vencê-los, junte-se a eles! Nós recomendamos-lhe a Pilsner Urquell.
panhe o elétrico e explore o bairro Holešovice. A zona está cheia de galerias de arte, esculturas contemporâneas e muito mais. Não perca o DOX (na foto), a galeria Veletržní Palác, com sete andares e se ainda tiver energia, aproveite para dançar na discoteca Cross Club. A cidade de Praga é também a cidade ideal para ir à Ópera ou assistir a um bailado, não só devido ao vasto programa cultural, mas também pelos preços baratos.
Ainda na lista do "o que fazer em Praga" e perto do castelo, está o o Strahov. Trata de um dos mosteiros mais antigos e que pertencem à Ordem dos Premonstratenses, mais conhecida por Ordem de São Norberto. As suas origens remetem ao século XII e conseguiram sobreviver a várias guerras e até ao regime soviético! Mas o mais impressionante é a biblioteca, com principal destaque para a Sala Teológica e para a Sala Filosófica - um sonho para qualquer leitor.